A literatura sustenta que a intervenção com Imaginação Guiadaestá relacionada com um significativo aumento de conforto de doentes em diversos contextos clínicos.
No âmbito dos Cuidados Paliativo, porém, não existem estudos sobre os seus efeitos no conforto.
Objetivos: Realizar uma Scoping Review para mapear as intervenções não farmacológicas implementadas e avaliadas para proporcionar conforto em Cuidados Paliativos; Compreender as vivências de conforto/desconforto da pessoa hospitalizada em unidades de Cuidados Paliativos; Validar para português e espanhol o Hospice Comfort Questionnaire; Desenvolver uma intervenção de Imaginação Guiada e respetiva gravação em CD. Avaliar o efeito de um programa de Imaginação Guiada no conforto destes doentes.
Este estudo proporcionará uma intervenção complementar que contribuirá para a prestação de cuidados de conforto coerentes com o objetivo dos Cuidados Paliativos e da Enfermagem.
1) Realizar uma Scoping Review com vista a mapear todas as intervenções implementadas e avaliadas no contexto dos Cuidados Paliativos.
2) Compreender as vivências de “conforto/desconforto” da pessoa com doença avançada, hospitalizada numa Unidade de Cuidados Paliativos portuguesa e numa Unidade de Cuidados Paliativos espanhola;
3) Validar para espanhol o Hospice Comfort Questionnaire;
4) Desenvolver um guião de Imaginação Guiada como instrumento de intervenção de conforto em doentes hospitalizados em Unidade de Cuidados Paliativos e respetiva gravação em formato digital.
5) Avaliar o efeito de um programa de Imaginação Guiada no conforto da pessoa com doença avançada hospitalizada em Unidades de Cuidados Paliativos.
01/01/2017
01/01/2021
Self-care and health-disease