Os cinco Eixos Estratégicos da UICISA: E fornecem uma combinação transversal de medidas, técnicas, recursos, metodologias e modelos específicos e especializados que apoiam as equipas de investigação durante a implementação dos projetos e atividades de I&D.
As equipas de investigação podem assim elevar a qualidade das suas atividades de I&D através da combinação e incorporação das possibilidades oferecidas pelos Eixos Estratégicos.
O eixo estratégico da UICISA: E para a extensão e o envolvimento dos cidadãos dedica-se à participação ativa dos cidadãos em atividades científicas e de desenvolvimento tecnológico. Tem como objetivo promover uma investigação mais relevante e mais bem adaptada às reais necessidades da sociedade, incentivando o envolvimento e a participação ativa dos cidadãos (sejam eles utentes ou não) nas discussões e processos relacionados com a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico.
Missão:
Criar um ambiente propício ao envolvimento dos cidadãos para que estes possam contribuir ativamente para os projetos de investigação desenvolvidos pela UICISA: E.
O eixo estratégico de desenvolvimento da UICISA: E para a Investigação Experimental e Aplicada em Tecnologias de Cuidados de Saúde (TecCare) tem como objetivo aumentar a investigação em tecnologias de saúde de forma a promover a intensidade laboratorial. A promoção contínua da inovação nos cuidados de saúde é assegurada pela aproximação e coordenação entre o meio académico, os contextos clínicos, os parceiros tecnológicos e industriais, os profissionais de saúde e a população. A colaboração e coordenação com o Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC são também cruciais para a concretização dos objetivos pretendidos.
O eixo estratégico UICISA: E para a edição e disseminação do conhecimento científico, em consonância com a política de Ciência Aberta, tem como objetivo disseminar o conhecimento científico em enfermagem, bem como desenvolver e disponibilizar conhecimentos e recursos que aumentem a qualidade dos processos de divulgação do conhecimento produzido pelos investigadores.
A publicação da Revista de Enfermagem Referência, indexada à Scopus, a publicação de livros e outros materiais de comunicação científica em Acesso Aberto, e a integração da UICISA: E/ESEnfC como Centro Coordenador Cooperante da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Enfermagem Portugal são fatores que promovem o desenvolvimento de redes, infraestruturas, conhecimentos e metodologias que facilitam a partilha do conhecimento científico entre investigadores.
O eixo estratégico da UICISA: E para a formação de investigadores e inovação pedagógica tem como objetivo promover a formação de investigadores, desde a iniciação à investigação avançada, através do desenvolvimento e implementação de estratégias pedagógicas inovadoras.
Os investigadores principais dos projetos de investigação acolhem estudantes, incluindo estudantes internacionais (da iniciação à investigação avançada) através de rotações de investigação. Os estudantes são supervisionados de acordo com um plano de trabalho de investigação individual e podem receber (mediante candidatura) bolsas de investigação para facilitar o desenvolvimento do seu plano de trabalho de investigação. A UICISA: E também se compromete em integrar investigadores em início de carreira em posições de carreira permanentes.
O eixo estratégico da UICISA: E para a prática baseada na evidência visa dotar as equipas de investigação de medidas, técnicas, recursos, metodologias e organização específicas e especializadas para a síntese, implementação e transferência de evidência durante a implementação dos seus projetos e atividades de I&D.
O Portugal Centre for Evidence Based Practice: a JBI Centre of Excellence funciona neste eixo. O seu objetivo é promover os cuidados de saúde informados pela evidência, trabalhando dentro da rede internacional JBI para síntese, transferência e implementação de evidência (para mais informações sobre o Portugal Centre for Evidence Based Practice consulte https://jbi.global/global-networks/collaboration/jbc_entity?collaborator_id=196).