Modelo de Organização e Gestão de Investigação da UICISA: E

O modelo atualizado de organização e gestão da investigação da UICISA: E está organizado em Linhas Temáticas (LTs), Projetos Estruturantes (PEs) e Projetos de Estudo Associados (PEAs), e tem como princípios fundamentais a ética, a integridade científica, a internacionalização e a gestão da informação (por exemplo, dos dados de produtividade).

As 4 LTs (Educação e Desenvolvimento Disciplinar; Autocuidado e Saúde-Doença; Bem-estar e Promoção da Saúde; e Sistemas, Organização, Modelos e Tecnologias de Cuidados) orientam as atividades de investigação da UICISA: E. Cada LT inclui vários PEs, que se prolongam no tempo e permitem a organização da investigação à volta de um tópico específico. Os PEs fornecem estrutura e foco às atividades de investigação da UICISA: E sobre as seguintes áreas prioritárias de investigação em saúde: Envelhecimento ativo e saudável; Género, saúde e desenvolvimento; Migrações e mobilidade humana; Cuidados paliativos e em fim de vida; Pessoa dependente e autogestão da doença crónica; Promoção da saúde mental; Prevenção e controlo de infeções; Cultura de segurança e garantia da qualidade dos cuidados de saúde; Modelos de cuidados integrados e centrados na pessoa; Saúde digital; História, teoria e identidade de enfermagem; Ensino e aprendizagem em ciências da saúde; Estilos de vida e prevenção de comportamentos de risco.

Cada PE deve incluir vários PEAs, tais como projetos financiados, projetos de doutoramento, projetos de pós-doutoramento e projetos de mestrado. Os PEAs têm um horizonte temporal limitado e requerem o planeamento do processo de investigação de modo a criar impacto na produção e aplicação do conhecimento científico. As atividades de I&D de cada PEA podem incluir a geração, síntese, transferência e/ou implementação/aplicação do conhecimento científico ao longo do ciclo de vida e nos vários contextos de intervenção (instituições de saúde, domicílio, comunidades, escolas, locais de trabalho).

O desenvolvimento sustentável dos projetos é potenciado através da implementação de medidas específicas e de técnicas e recursos especializados, ou seja, os Eixos Estratégicos: Prática Baseada na Evidência; Investigação Experimental e Aplicada em Tecnologias de Cuidados de Saúde (TecCare); Edição e Disseminação de Conhecimento Científico; Formação de Investigadores e Inovação Pedagógica; e Extensão e Envolvimento do cidadão.