Acurácia clínica da resposta disfuncional ao desmame ventilatório: um estudo longitudinal (Tese de Doutoramento)

A presente investigação tem como objecto de estudo a resposta disfuncional ao desmame ventilatório (RDDV) como fator preditor de acurácia nos desfechos de desmame ventilatório. A trajetória desta pesquisa decorreu da motivação da pesquisadora em sistematizar a assistência ao doente que necessita de suporte ventilatório mecânico invasivo. O enfermeiro atua neste processo a partir da inserção da prótese, manejo, adaptação do doente e especialmente, na retirada da ventilação invasiva. Entretanto, a sua inserção neste processo ainda ocorre de forma incipiente e não orientadas pelos diagnósticos de enfermagem. Assim, o que se destaca neste estudo é a atuação do enfermeiro diante da tomada de decisão diagnóstica e as suas relações com os desfechos do desmame.

Objetivos: verificar a associação entre a RDDV e o sucesso e insucesso do desmame ventilatório em pacientes de terapia intensiva; avaliar as características definidoras do diagnóstico RDDV como indicadores de acurácia do sucesso e insucesso de desmame ventilatório; verificar a associação das características definidoras com o diagnóstico de RDDV elaborado por enfermeiros.

Trata-se de um estudo de acurácia diagnóstica, longitudinal do tipo coorte prospectiva, com abordagem quantitativa.

A população são doentes acima de 18 anos, sob suporte ventilatório mecânico invasivo por mais de 24 horas e que foram eleitos a iniciar o processo de desmame ventilatório. A técnica da coleta de dados utilizada foi a observação participante durante todos os eventos de tentativas de desmame, registos de documentação clínica e dados multiparamétricos. O estudo foi composto por dois grupos: doentes com tubo oro traqueal submetidos ao desmame com extubação e doentes com tubo orotraqueal, que apesar de iniciarem o desmame do ventilador foram submetidos a traqueostomia.

Os dados são analisados por meio de software estatísticos Instat Graphpad® e o DAG Stat®, de modo a verificar os indicadores de acurácia: sensibilidade, especificidade, valores preditivos, eficiência e razão de chances diagnóstica.

Informação do projeto

  • Data de início

    01/01/2016

  • Data de conclusão

    Em desenvolvimento

  • Linha Temática

    Self-care and health-disease

  • Target population
    • Doentes acima de 18 anos, sob suporte ventilatório mecânico invasivo por mais de 24 horas
  • Project Team
    • Maria Isabel Domingues Fernandes RI
    • José Carlos Amado Martins