Avaliar a eficácia de um videograma informativo na redução da ansiedade e medo das crianças submetidas a cirurgia de ambulatório.
Os dados serão colhidos por enfermeiros formados para o efeito na Consulta externa, do Serviço de Pediatria do Hospital Distrital da Figueira da Foz.
A criança submetida a cirurgia de ambulatório vem a uma consulta de enfermagem cerca de uma semana antes da intervenção cirúrgica. Neste momento são colhidas informações relativamente aos antecedentes pessoais da criança e feita uma avaliação antropométrica. São explicadas as rotinas do serviço, entregue guia de acolhimento do serviço, guia de cirurgia de ambulatório e feita visita guiada ao serviço, de acordo com procedimento técnico. Os pais ou representantes legais estão sempre presentes.
De forma aleatória as crianças são divididas em dois grupos, um grupo experimental e um grupo de controlo. O grupo experimental segue as rotinas habituais nesta situação (descritas anteriormente) ao que acresce a visualização de um videograma com 15 minutos explicitando todos os procedimentos a efetuar antes e após a intervenção cirúrgica, seguido de um período de esclarecimento às crianças e pais sobre eventuais dúvidas. O grupo de controlo segue os procedimentos habituais.
Os dados serão colhidos na consulta de enfermagem antes da preparação da criança e no dia do internamento antes da intervenção cirúrgica.
Os instrumentos de colheita de dados são: um pequeno questionário de caracterização demográfica e clínica da criança e demográfica dos pais; o Children's Anxiety Meter-State (CAM-S) (Medidor de Ansiedade Infantil-Estado) para avaliar a ansiedade (Ersig, kleiber, Mccarthy & Hanrahan, 2013); e o Children's Fear Scale (CFS) (Escala de Medo das Crianças) utilizado para avaliar o medo (Mckinley, Coote e Stein-Parbury cit por Mcmurtry, Noel, Chambers e Mcgrath, 2011).
Os resultados serão analisados através do programa estatístico SPSS versão 27.0
Avaliar a eficácia de um videograma informativo na redução da ansiedade e medo das crianças submetidas a cirurgia de ambulatório.
Ersig, Anne L., Charmaine Kleiber, Ann Marie McCarthy, e Kirsten Hanrahan. 2013. «Validation of a Clinically Useful Measure of Children’s State Anxiety before Medical Procedures». Journal for Specialists in Pediatric Nursing: JSPN 18(4):311–19. doi: 10.1111/jspn.12042.
McMurtry, C. Meghan, Melanie Noel, Christine T. Chambers, e Patrick J. McGrath. 2011. «Children’s Fear during Procedural Pain: Preliminary Investigation of the Children’s Fear Scale». Health Psychology: Official Journal of the Division of Health Psychology, American Psychological Association 30(6):780–88. doi: 10.1037/a0024817.
01/01/2020
01/01/2023
Self-care and health-disease