Bem-estar, Ansiedade e Stress: da compreensão das suas manifestações ao estudo das estratégias de intervenção terapêutica

O projeto Bem-estar Ansiedade e Stress tem como focos o estudo da eficácia da implementação de intervenções de abordagem cognitivo-comportamental (treino de competências sociais, relaxamento muscular progressivo, biofeedback, mindfulness e outras) de modo a promover a capacitação da pessoa para lidar com a ansiedade e situações stressoras e, contribuir para a formação de enfermeiros e de enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (de acordo com o nível de formação) com competências para a utilização destas intervenções terapêuticas e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados ao utente, família e comunidade.
O projeto desenvolver-se-á em diferentes etapas, através de diferentes estudos de investigação que visam obter conhecimento científico desde a compreensão do fenómeno em estudo até avaliação da eficácia das intervenções implementadas. Assim, englobará estudos de identificação de resposta de ansiedade e stress em diferentes amostras/populações (estudos descritivos, estudos correlacionais), estudos de eficácia das estratégias de intervenção (estudos quasi-esprerimentais), estudos de compreensão do significado atribuído pela pessoa (estudos qualitativos), estudos de influência da ansiedade na vida da pessoa, entre outros.
Considera-se que o seu desenvolvimento temporal é de longa duração.

Estudar respostas de ansiedade da pessoa aos níveis do significado, perceção e formas de lidar.

Avaliar o impacto da implementação de intervenções terapêuticas (treino de competências sociais; relaxamento muscular progressivo; biofeedback; mindfulness) na pessoa com dificuldade em lidar com a ansiedade e eventos stressores.

  • Casa de Saúde Raínha Santa Isabel - CSRSI
  • Universidade de Aveiro - UA
  • CHUC
  • Almeida, N. (2012). Grupos de gestão de stress e relaxamento no ist: Uma abordagem gestáltica. In D. Vieira, A. Ferreira, C. Fernandes, I. Magalhães, I. Ardions, S. Pinto, A. Pereira (Eds). II Congresso Nacional da RESAPES-AP. Apoio Psicológico no Ensino Superior: Um olhar sobre o futuro (pp. 61-70). Porto: Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto.

    Bhat, P. (2010). Efficacy of Alfa EEG wave biofeedback in the management of anxiety. Industrial Psychiatry Journal, 19(2), 111-114.

    Bradley, R.T., McCraty, R., Atkinson, M., Tomasino, D., Daugherty, A & Arguelles, L. (2010). Emotion self-regulation, psychophysiological coherence, and test anxiety: results from an experiment using electrophysiological measures. Applied Psychophysiology and Biofeedback, 35, 261-283.

    Direção Geral da Saúde. (2008). Plano Nacional para a Saúde Mental 2007-2016

    Direção Geral da Saúde. (2012). Plano Nacional para a Saúde Mental - Orientações estratégicas

    Éismont, E., Lutsyuk, N. & Pavlenko, V. (2011). Moderation of increased anxiety in children and teenagers with the use of neurotherapy: estimation of the efficacy. Neirofiziologiya/Neurophysiology, 43(1), 63-72.

    Elkins, G., Fisher, W. & Johnson, A. (2010). Mind-body therapies in integrative oncology. Current Treatment Options in Oncology, 11, 128-140.

    Gomes, J. (2008). Construir Boa Saúde Mental - Orientações baseadas no conhecimento existente (Projecto Monitoring Positive Mental Health Environments).

    Gruzelier, J. (2009). A theory of alpha/theta neurofeedback, creative performance enhancement, long distance functional connectivity and psychological integration. Cognitive Processing, 10, 101-109.

    Henriques, G., Keffer, S., Abrahamson, C. & Horst, S. (2011). Exploring the effectiveness of a computer-based heart rate variability biofeedback program in reducing anxiety in college students. Applied Psychophysiology and Biofeedback, 36,101-112.

    Jordanova, N. P. & Gucev, Z. (2010). Game-based peripheral biofeedback for stress assessment in children. Pediatrics International, 52, 428-431.

    Lazarov, A., Dar, R., Liberman, N. & Oded, Y. (2012). Obsessive-compulsive tendencies and undermined confidence are related to reliance on proxies for internal states in a false feedback paradigm. Journal of Behavioral Therapy & Experimental Psychiatry, 43, 556-564.

    Organização Mundial da Saúde. (2001). Relatório sobre a saúde no mundo 2001: Saúde mental: nova concepção, nova esperança.

    Rodrigues, H. & Pereira, A. (2010). O Stress e a Ansiedade aos Exames: Contributo do Biofeedback. In A. Pereira, H. Castanheira, A. Melo, I. Ferreira & P. Vagos (Eds). I Congresso Nacional da RESAPES-AP. Apoio Psicológico no Ensino Superior: modelos e práticas (pp. 89-95). Aveiro: Universidade de Aveiro.

    Sancho, L., Pereira, A., Silva, A., Morais, A., Calado, C., Castro, A., Abreu, O., Vagos, P., Direito, I. & Torres, A. (2012). Intervenção na ansiedade dos estudantes do ensino superior. Programa Psicoeducativo versus Biofeedback. In D. Vieira, A. Fereira, C. Fernandes, I. Magalhães, I. Ardions, S. Pinto, A. Pereira (Eds). II Congresso Nacional da RESAPES-AP. Apoio Psicológico no Ensino Superior: Um olhar sobre o futuro (pp. 228-236). Porto: Instituto Superior de Contabilidade e de Administração do Porto.

    Resultados esperados:

    Pretende-se através dos resultados dos diversos estudos a desenvolver, contribuir para a capacitação da pessoa na aquisição de estratégias para a redução da ansiedade de modo eficaz, perante as diferentes situações stressoras de vida, e deste modo, prevenir o eventual desenvolvimento de alterações associadas à ansiedade; melhorar as situações de doença associadas à ansiedade, sejam os seus equivalentes somáticos ou de doença mental.
    Paralelamente pretende-se contribuir para a formação de estudantes de enfermagem do CLE (futuros enfermeiros) e de enfermeiros estudantes do mestrado e pós-licenciatura (enfermeiros especialistas) de modo a valorizar e implementar/executar as diferentes estratégias de redução da ansiedade na prática clinica, de modo a melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem e aumentar os ganhos em saúde na pessoa com ansiedade.
    Considera-se igualmente significativo, não só a divulgação e confrontação dos resultados obtidos em eventos e publicações cientificas nacionais e internacionais, mas também a elaboração de recomendações/orientações na melhoria da formação de enfermeiros e fundamentalmente na prática clinica de enfermagem.

    Outros resultados e main achievements:

      Atividades de extensão: implementação de programas de treino das intervenções estudadas; formação dos profissionais de saúde para a implementação/utilização das referidas estratégias de intervenção; Atividades integrativas/intradisciplinares: CLE – EC Psiquiatria de Ligação-monografia; Mestrado – UC RHPAIC; EC ESMP; Internacionalização; Financiamento: ESEnfC; Aquisição de equipamento de biofeeback – Biofeeback 2000 x-pert.

    Informação do projeto

    • Data de Início

      01/01/2016

    • Data de conclusão

      Em desenvolvimento

    • Linha Temática

      Self-care and health-disease

    • Target population
      • Estudantes do ensino superior inicialmente do CLE
      • pessoas com equivalentes somáticos da ansiedade (patologia cardíaca, gastrointestinal, dermatológica, respiratória, entre outros)
      • Pessoas com perturbações de ansiedade
      • Pessoas com dependência de álcool
    • Equipa de coordenação
      • Rosa Cristina Correia Lopes Coord. IP
      • Luís Manuel Jesus Loureiro Coord.
      • Cândida Rosalinda Exposto da Costa Loureiro Coord.