Justificação
A utilização de anestésico local, EMLA®, para a execução de procedimentos dolorosos em crianças é uma prática diária no serviço de Pediatria Ambulatória do Departamento Pediátrico do Centro Hospitalar de Coimbra, EPE. No entanto, os custos desta prática começam a ser equacionados pelo aparecimento e uso de outros (cloreto de etilo) e novos tipos de anestésicos tópicos. Importa esclarecer a utilidade clinica de cada um e a sua eficácia na PV da criança.
Tipo de estudo
Estudo randomizado, controlado e prospectivo.
Objectivos
Comparar a eficácia no alívio da dor da PV na criança e facilidade de utilização e custos em relação a:
• Procedimento padrão (EMLA® creme), cloreto de etilo e lidocaína creme a 4% (lambdalina®);
• Três tipos de lidocaína (spray, gel e creme).
População
Crianças com idades entre os 6 e os 18 anos que recorrem à Consulta Externa de Especialidades e Sub-especialidades Médicas, do serviço de Pediatria Ambulatória do departamento Pediátrico do CHC, EPE com necessidade de punção venosa.
Serão critérios de exclusão crianças incapazes de realizarem a avaliação da dor com uso da EVA e FPS-R e ou com pele atópica ou uma outra qualquer fragilidade da barreira cutânea.
Tarefas / Intervenção / Controlo
Avaliação da dor feita com recurso à Escala Visual Analógica EVA e Faces Pain Scale-Revised (FPS-R) antes da aplicação do anestésico tópico e depois da PV.
A intervenção consiste na aplicação de diferentes anestésicos tópicos: Spray lidocaína 2%, Gel de lidocaína 2%, EMLA (grupo de controlo), Cloreto de etilo e Lidocaína creme 4%.
Metodologia de aplicação:
• Spray lidocaína 2% - pulverização durante 1´ e tempo de espera 5´;
• Gel de lidocaína 2% - colocar pequena quantidade sobre o local a puncionar e aguardar 5´;
• EMLA (grupo de controlo) – aplicação com oclusão e tempo de espera 1 hora;
• Cloreto de etilo – pulverizar durante 2 a 3 ´´ (até pele ficar branca) e puncionar de imediato. Antes da aplicação a pele é desinfectada com álcool.
• Lidocaína creme 4% (lambdalina) - colocar pequena quantidade sobre o local a puncionar e aguardar 30´.
01/01/2011
Em desenvolvimento
Self-care and health-disease