Apesar de desde 2004 os Cuidados Paliativos terem merecido uma atenção crescente no Programa Nacional de Saúde em Portugal (Mendes, Silva, & Santos, 2012), de acordo com a Organização Mundial de Saúde, Portugal é, a par da Noruega, o país da Europa Ocidental com menor provisão de Cuidados Paliativos Pediátricos (Jorge, Carrondo, & Lopes, 2016).
As crianças com condições que limitam a vida ou que são potencialmente fatais e as suas famílias, têm necessidades específicas múltiplas, diversas e mutáveis, que incluem a dimensão física, psicológica, social e espiritual (Jorge et al., 2016).
Com efeito, o objetivo deste estudo é identificar as necessidades dos pais e das crianças com necessidades paliativas. Tal objetivo pretende ser atingido através de um estudo qualitativo descritivo, com colheita de dados de entrevista a pais de crianças em cuidados paliativos da região Centro e Norte. Os participantes serão escolhidos por conveniência, através do método bola de neve. A análise de conteúdo será efetuada segundo o estilo de análise de gabarito.
A identificação e caracterização das necessidades sentidas pelos pais relativamente a eles próprios seus filhos e restante família permitir-nos-á implementar intervenções adequadas às reais necessidades de pais, crianças e restante famílias (abrangendo diferentes dimensões), a fim de melhorar a sua qualidade de vida.
01/01/2018
Em desenvolvimento
Self-care and health-disease