A função dos enfermeiros no CP não é transparente e varia entre os países europeus. Da mesma forma, na formação de enfermeiros, falta uma descrição clara dos resultados específicos de aprendizagem e na maioria dos países europeus os currículos no CF variam muito.
O objectivo é obter mais transparência e igualdade na função dos enfermeiros da UE no CF e construir fortes ligações entre investigação, educação, prática e política. O foco está no CF como parte crucial da terapia na maioria dos pacientes.
Pretende-se conseguir um consenso internacional sobre as competências na formação de enfermeiros em CP na Europa contribuindo para a segurança do paciente e fornecer uma base sólida para a futura colaboração da formação do enfermeiro.
O estudo é desenvolvido em duas etapas. Etapa 1 - um estudo qualitativo (mínimo de 6 entrevistas por grupo profissional a enfermeiros, médicos e farmacêuticos); Etapa II - um estudo transversal quantitativo em programas educacionais de enfermagem e estudantes de enfermagem (competências finais).
A finalidade é caracterizar as práticas atuais de enfermeiros em CF e realizar uma análise SWOT, questionando enfermeiros, farmacêuticos e médicos sobre as suas funções na prática clínica.
Em Portugal o estudo da etapa I consistirá em 3 entrevistas a cada grupo profissional (enfermeiros, farmacêuticos e médicos) envolvendo pelo menos quatro contextos (hospitais, comunidade, cuidados domiciliários, instituições de saúde mental e Associações Profissionais).
Requerem-se pelo menos 24 entrevistas (2 entrevistas x 3 grupos profissionais x 4 x contextos). As entrevistas são gravadas e têm uma duração entre 45-60 minutos. A primeira entrevista de cada grupo profissional e contexto deve ser transcrita para Inglês para codificação entre os 14 países. A colheita de dados está prevista para ser realizada entre dezembro de 2018 e final de março de 2019. A preparação dos entrevistadores para a colheita dos dados será feita na Universidade de Antuérpia num curso de formação de uma semana. O tratamento dos dados será feito por análise de conteúdo com auxílio do programa Word / Nvivo. P
A etapa II consistirá na validação do modelo para a função dos enfermeiros no CF interprofissional.
- Desenvolver um modelo para a função do enfermeiro no Cuidado farmacoterapêutico (CF) na equipa interprofissional;
- Descrever as competências necessárias para que os enfermeiros desempenhem a sua função no CF na equipa interprofissional
- Avaliar as competências dos enfermeiros no CF e permitir uma avaliação comparativa
-Fortalecer uma rede europeia para promover a qualidade da educação, pesquisa, prática e política em CF dos enfermeiros
- Envolver alunos de enfermagem no desenvolvimento de políticas de enfermagem, pesquisa e de cooperação interprofissional e internacionalização.
01/01/2018
01/01/2026
Self-care and health-disease