L'immersion 360° avec le patient partenaire pour mobiliser les concepts de la compétence communicationnelle en pédiatrie en formation initiale dans le domaine médical et paramédical

Atualmente, os estudantes de enfermagem, medicina e psicologia não têm uma atividade de aprendizagem que os forme em comunicação pediátrica.

A sua formação centra-se em comunicação terapêutica por si só, sendo este apenas um aspeto da comunicação em cuidados de qualidade. A comunicação em pediatria responde a necessidades específicas onde tem lugar numa relação triangular, paciente-cuidador-profissional de saúde requerendo uma adaptação de acordo com a idade/desenvolvimento da criança.

O projeto de investigação SIMUCARE-IMMERSION aborda esta questão que emerge diretamente da prática clinica e das necessidades expressas pelos estudantes.

O ensino superior adapta-se continuamente aos desenvolvimentos tecnológicos e às necessidades do seu público-alvo. Atualmente avança para um ensino híbrido, combinando sessões presenciais e não presenciais e a integrar métodos em que o estudante assume um papel cada vez mais ativo.

A simulação em saúde permite combinar estas diferentes características: uma sequência preparatória utilizando tecnologia de informação e comunicação (TIC) ou cursos presenciais, seguidos de uma atividade durante as sessões de simulação. A simulação está bem integrada na formação dos estudantes e a maioria das instituições de ensino dispõem do equipamento e infra-estruturas necessárias.

Este projeto utiliza numa ferramenta de simulação ainda pouco descrita e estudada, o vídeo 360°. Esta ferramenta é acessível em termos financeiros e técnicos e particularmente adequado para envolver os alunos em situações profissionais reais, fazê-los experimentar o lugar do paciente e, através desta experiência, desenvolver habilidades de empatia e reflexividade favoráveis ao desenvolvimento de uma comunicação de qualidade e de uma postura de parceria com o paciente.

Os parceiros deste projeto propõem-se desenvolver, testar e validar a ferramenta "Vídeo 360° para a formação em comunicação em pediatria” e assegurar que a ferramenta desenvolvida satisfaça as necessidades do público alvo, paciente investigador parceiro e formador associado à parceria. Isto está de acordo com a tendência dos cuidados em saúde e de no ensino superior, se envolver o paciente como parceiro na investigação e desenvolvimento e na co-construção de atividades de aprendizagem. O envolvimento do parceiro paciente no contexto dos cuidados de saúde irá melhorar a saúde das populações com doenças crónicas e criar ambientes de ensino mais humanistas.

A ferramenta desenvolvida e o cenário pedagógico que a integrará vem complementar a formação em simulação com base em outras técnicas e que se centram na aprendizagem de habilidades técnicas e não técnicas de julgamento clínico.

O instrumento será integrado numa plataforma digital de acesso livre cujos resultados da investigação serão amplamente divulgados a nível nacional e internacional. Isto irá contribuir para uma implementação ampla e sustentável dos resultados deste projeto.

 

Desenvolver, testar e validar um sistema de aprendizagem híbrido (digital não presencial e presencial), integrando a utilização de vídeo com imersão 360 em simulação co-construída com o paciente parceiro (investigador-professor e especialista) no contexto de formação de competências especificas de comunicação em cuidados de saúde pediátricos (tríade criança, pais, profissionais de saúde) para estudantes de enfermagem, medicina e psicologia.

 

Desenvolvimento de uma plataforma digital de aprendizagem dedicada a habilidades de comunicação. Será disponibilizado gratuitamente aos alunos e complementará os atuais programas de formação acadêmica focados em comunicação em cuidados de saúde para enfermeiros, médicos e psicólogos. O foco é a comunicação em pediatria integrando a abordagem triangular “ cuidador-criança/pais – profissional de saúde” A plataforma pode ser utilizada de forma independente e será desenhada em formato híbrido, correspondendo à lógica atual (motivada pela crise sanitária) de ensino presencial aliado ao ensino a distância. Por outro lado, será disponibilizado vídeos em 360° permitindo que o estudante vivencie uma situação o mais realística possivel. Os ambientes de imersão 360° serão co construídos e validados por diversos atores: o “paciente parceiro”, os “especialistas em comunicação” e os “especialistas de campo”. Este material didático poderá ser usado de forma independente durante o ensino presencial, colocar em prática as aprendizagens via simulação. A plataforma de e-learning e os seus conteúdos serão distribuídos em larga escala dentro de cada país parceiro, o que permitirá ao projeto ter uma visibilidade significativa e uma sustentabilidade Os resultados deste projeto serão visíveis tanto para os alunos (melhoria da sua competência habilidades de comunicação) e professores (melhoria de suas habilidades digitais), e em pacientes, que acabará por beneficiar de cuidados de qualidade, reduzindo assim o número de erros e reclamações nos cuidados de saúde.

  • Haute École Mosane d’Enseignement Supérieur - HEMES, Liège - Bélgica
  • Universitatea de Medicina Si Farmacie Iuliu Hatieganu Cluj-Napoca, Roumanie
  • Université Côte d'Azur, France
  • Initiatives pour une Formation Efficace ASBL, Belgique
  • Englander, R., Frank, J. R., Carraccio, C., Sherbino, J., Ross, S., Snell, L., & ICBME Collaborators. (2017). Toward a shared language for competency-based medical education. Medical Teacher, 39(6), 582–587. https://doi.org/10.1080/0142159X.2017.1315066

    Giambra, B. K., Stiffler, D., & Broome, M. E. (2014). An integrative review of communication between parents and nurses of hospitalized technology-dependent children. Worldviews on Evidence-Based Nursing, 11(6), 369–375. https://doi.org/10.1111/wvn.12065

    Kirca, N., & Bademli, K. (2019). Relationship between communication skills and care behaviors of nurses. Perspectives in Psychiatric Care, 55(4), 624–631. https://doi.org/10.1111/ppc.12381

    Raynault, A., Lebel, P., Brault, I., Vanier, M.-C., & Flora, L. (2021). How interprofessional teams of students mobilized collaborative practice competencies and the patient partnership approach in a hybrid IPE course. Journal of Interprofessional Care, 35(4), 574–585. https://doi.org/10.1080/13561820.2020.1783217

    Sultan, L., Abuznadah, W., Al-Jifree, H., Khan, M. A., Alsaywid, B., & Ashour, F. (2019). An Experimental Study On Usefulness Of Virtual Reality 360° In Undergraduate Medical Education. Advances in Medical Education and Practice, 10, 907–916.  

    Informação do projeto

    • Data de início

      01/01/2021

    • Data de conclusão

      01/01/2025

    • Linha Temática

      Self-care and health-disease

    • Equipa
      • Luís Manuel da Cunha Batalha RI
      • Jorge Manuel Amado Apóstolo