EBP-MENTAL – Evidence-Based Practice on Mental Health and Psychiatric Nursing

 

 

 

 

A prática baseada na evidência em enfermagem de saúde mental é uma necessidade crescente para uma tríade de interessados, nomeadamente o Enfermeiro para o exercício da sua prática científica num modo consciencioso, explícito e prudente da melhor e mais atual evidência na sua tomada de decisão; o Cliente (e a Sociedade) vê assegurados cuidados de saúde e enfermagem em contexto com os seus valores, desejos e expetativas, com a especificidade da situação de cuidados, com proficiência do clínico, e no contexto dos recursos disponíveis; a Enfermagem obtém a avaliação do impacto e custo-benefício das práticas clínicas, medindo a eficiência e eficácia dos processos e dos resultados, assegurando a inclusão da relação de confiança, empatia e de ajuda com o cliente.

As pessoas vulneráveis em saúde mental e/ou com doença mental dado que representam os sujeitos da principal causa de incapacidade e de uma das principais causas de morbilidade, nas sociedades atuais precisam de intervenções para além das intervenções já existentes dirigidas ao atenuar dos sintomas ou para reduzir a carga das suas famílias. Para essa necessidade requer-se mais pesquisa para ampliar a gama de intervenções disponíveis, reduzir o custo das intervenções atuais, descobrir tratamentos e intervenções preventivas mais custo-efetivas, aumentar o rigor dos testes e das intervenções em estudo, incrementar a disseminação de investigação sobre intervenções, e desenvolver de programas (de formação e de investigação) mais focados na construção de evidências.

 

Os investigadores do projeto PBE-MENTAL propõem-se desenvolver o conhecimento científico das práticas de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica através de investigação, pesquisa, formação continua, reflexão estruturada, divulgação, publicação e disseminação dos saberes baseados na evidência.

 

O grupo de investigadores nacionais e estrangeiros trabalha em interação e em triangulação de subgrupos, utilizando diversas estratégias e metodologias consoante a sensibilidade e complexidade do assunto e o resultado pretendido, nomeadamente revisão sistemática da literatura, ensaios teóricos, investigação qualitativa e quantitativa, candidatura a programas de financiamento, conceptualização de unidades curriculares de ensino e de formação continua, publicação de artigos e livros, e organização de seminários.

 

Os resultados expectáveis com o desenvolvimento deste projeto estruturante será a concretização qualitativa e quantitativa dos indicadores previstos, nomeadamente a publicação de artigos em revistas nacionais e internacionais, a publicação de livros, a apresentação de comunicações e pósteres, a apresentação e divulgação de relatórios, a participação na formação contínua, graduada e avançada, e realização de reuniões científicas.

 

O projeto PBE-MENTAL significa concretizar a atenção sobre as intervenções de enfermagem e concomitantemente o fenómeno saúde & doença.

Destacam-se assim como áreas de trabalho o testar e fornecer intervenções de enfermagem; avaliar o impacto das intervenções nos resultados dos clientes; a promoção da saúde; o controlo da sintomatologia; conduzindo a prática de enfermagem baseada na evidência numa revisão constante da nossa prática, e na procura de formas novas, mais eficazes e eficientes de fazer as coisas, aumentando o acesso aos cuidados e ao bem-estar.

 

1. Desenvolver conhecimento científico relativo às práticas clínicas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

2. Conceptualizar intervenções autónomas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

3. Validar as evidências e as intervenções nas práticas clínicas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

4. Desenvolver investigação no âmbito das intervenções específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

5. Incorporar a evidência alcançada na formação de estudantes de enfermagem e enfermeiros.

6. Divulgar o conhecimento desenvolvido em práticas baseadas na evidência em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

7. Promover a disseminação, implementação e integração da evidência na tomada de decisão das práticas clínicas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica nos ambientes de prestação de cuidados.

8. Participar em iniciativas cientificas e culturais de promoção e disseminação das Práticas de Enfermagem Baseadas na Evidência.

Awaiting information from the PI

AGOSTO de 2013 a …

Candidatura ao POPH (Programa Operacional Potencial Humano) com curso de Reabilitação Psicossocial – Intervenções de Enfermagem Estruturadas em Atividades de Ocupação Terapêutica.

Aprovação do curso no concurso (2013-08).

Realização do curso: de 4 de Novembro a 17 de Dezembro de 2013

 

JULHO de 2013 a …

Membro do Júri e Comissão Científica do Cuidar´13, do Conselho de Enfermagem Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, em 2013

Responder ao papel de Jurado, assegurando uma correta visibilidade do que de melhor se produz em projetos de intervenção e reorganização, elencados nos enquadramentos concetuais dos Padrões de Qualidade da Ordem dos Enfermeiros.

https://www.ordemenfermeiros.pt/centro/noticias/conteudos/o-dia-internacional-do-enfermeiro-marca-o-arranque-do-concurso-cuidar-13-plus/

Membro do Júri e Comissão Científica do Cuidar´15, do Conselho de Enfermagem Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, em 2015, que visou o promover o desenvolvimento e valorização científica dos seus membros a nível da região centro, através do estímulo à implementação de sistemas de melhoria contínua da qualidade do exercício profissional dos enfermeiros, para uma maior visibilidade dos cuidados de enfermagem em Portugal.

https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo/sites/centro/informacao/Documents/flyer%20final.pdf

 

JUNHO de 2013

[Orientação] Tese de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, defendida e aprovada: Qualidade de Vida & Doente com Cirrose Hepática, de Enfermeiro César António de Abreu Cardoso e Ferreira. Orientadores Professor Adjunto Carlos Melo-Dias e Professor Adjunto Luís Loureiro.

 

[Orientação] Tese de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em 2014,
A compreensão do uso do sentido de humor na pessoa com sintomas depressivos, de Enfermeira Especialista Patrícia Alexandra Horta Fernandes Semedo.

 

[Orientação] Tese de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em 2017,
Formação em habilidades de conversação para a interação social de doentes com esquizofrenia na unidade de reabilitação de doentes difíceis. Um estudo pré-experimental, de Enfermeira Especialista Cândida Maria Canotilho de Seixas Gonçalves.

  • Carlos Manuel de Melo Dias
  • Amorim Gabriel Santos Rosa
  • Manuel Alberto Pereira Pinto

Project Information

  • Start Date

    01/01/2013

  • Completion date

    Em desenvolvimento

  • Thematic line

    Self-care and health-disease

  • Target population
    • Enfermeiros
    • Estudantes
    • Clientes com ou sem doença psiquiátrica
    • Instituições prestadoras de cuidados de saúde
  • Áreas prioritárias
    • Formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde
    • Metodologias de cuidados de enfermagem diferenciados (complexos)
  • Coordination Team
    • Carlos Manuel de Melo Dias Coord. PI
    • João Luís Alves Apóstolo Coord.
    • Amorim Gabriel Santos Rosa Coord.
    • Manuel Alberto Pereira Pinto Coord.