O controlo eficaz da dor é um dever dos profissionais de saúde, um direito dos doentes e um passo essencial para a humanização dos cuidados de saúde. É fundamental alertar para este problema e também investir muito mais nesta área. A presença de Dor em contexto pós-operatório de cirurgia cardíaca é uma realidade que assistimos no contexto diário dos cuidados de enfermagem e que tem efeitos nocivos no bem-estar e recuperação do doente.
Reconhecendo a importância das intervenções autónomas de enfermagem (abordagens não farmacológicas) no alívio da dor pós-operatória, definimos como objetivo primário deste estudo, conhecer os efeitos de um do protocolo de intervenção não farmacológica para alívio da dor do doente no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Como objetivo secundário pretendemos identificar a perceção dos doentes acerca do alívio da dor e sentimentos associados à utilização do conjunto de intervenções não farmacológicas.
Iremos realizar um estudo quase experimental, aplicando um protocolo de intervenção não farmacológica para alívio da dor constituído por posicionamentos, gestão do ambiente, uso de calor e aplicação de protocolo de massagem.
Esperamos observar uma diminuição da intensidade da dor após a aplicação do protocolo de intervenção não farmacológica para alívio da dor.
O objetivo primário é conhecer os efeitos de um protocolo de intervenção não farmacológica no alívio da dor do doente no pós-operatório de cirurgia cardíaca.
O objetivo secundário é identificar a perceção dos doentes acerca do alívio da dor e os sentimentos associados à utilização do protocolo de intervenção não farmacológica.
Resultados Esperados:
Relatório de investigação
Protocolo de alívio da dor com medidas não farmacológicas
Apresentação de resultados em evento científico
Publicação em revista científica
01/01/2014
01/01/2015
Self-care and health-disease