Estudo quasi-experimental com estudantes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, com follow-up, após realização da intervenção (final do Ensino Clinico de Fundamentos de Enfermagem).
O grupo experimental será constituído por estudantes do 2º ano do CLE, em Ensino Clinico que frequentaram a opção “Cuidar com humanitude”. Neste grupo de estudantes será utilizada formação na ação (FA), com o envolvimento da professora responsável pelo ensino clinico e pelos orientadores pedagógicos, no sentido de operacionalizar a interação com a pessoa cuidada na prática dos cuidados.
O grupo de controle será constituído pelos estudantes que não participaram na opção “Cuidar com Humanitude” e que realizaram Ensino Clinico em serviços com características idênticas ao local onde o grupo experimental realizou o Ensino Clinico.
Pretendemos com este estudo responder à seguinte questão de investigação: Qual o impacto da apropriação da Metodologia de Cuidar Humanitude na redução das dificuldades dos estudantes em EC, na interação com a pessoa cuidada?
Identificar as dificuldades dos estudantes de enfermagem, em ensino clinico, na interação com a pessoa cuidada e na aplicação do conhecimento teórico na prática dos cuidados.
Verificar o contributo da apropriação do conceito de Humanitude e da Metodologia de Cuidar Humanitude na operacionalização da relação com a pessoa cuidada e o seu contributo na redução das dificuldades dos estudantes na interação com a pessoa cuidada.
Resultados esperados:
Implementação de práticas de cuidar inovadoras, através da implementação da metodologia de cuidado Humanitude que permite a operacionalização e sistematização da humanização dos cuidados.
Apropriação da Metodologia de Cuidar Humanitude.
Redução das dificuldades dos estudantes em EC, na interação com a pessoa cuidada e aumento da sua satisfação.
Mudanças nas práticas do cuidar sobretudo na Intencionalidade na interação e na implementação de regras de arte que definem as boas práticas no cuidar, através de uma abordagem intencional e sistematizada da interação.
Produção de evidência cientifica e a sua transferência para a prática dos cuidados.
01/01/2016
01/01/2017
Implementation of the Humanitude care methodology
Self-care and health-disease