O processo de comunicação entre o enfermeiro e a pessoa em situação crítica inconsciente, no contexto de uma unidade de cuidados intensivos

A pessoa em situação crítica representa uma situação particular dado que a comunicação e a interacção com o meio poderão estar comprometidas. Assim, o estudo de investigação proposto tem como problemática o processo de comunicação entre o enfermeiro e a pessoa em situação crítica inconsciente.

A colheita de dados será realizada a partir da observação participante e entrevista semi estruturada. A recolha da informação ocorrerá no período compreendido entre maio e junho de 2016. Serão cumpridos e salvaguardados todos os procedimentos éticos e legais exigidos no âmbito de uma investigação.

Este trabalho visa a obtenção de contributos para melhorar o processo de comunicação entre o enfermeiro e a pessoa em situação crítica inconsciente.

    Perceber de que forma se processa a comunicação entre o enfermeiro e a pessoa em situação crítica inconsciente, durante a prestação dos cuidados de higiene e conforto; Identificar as barreiras no processo de comunicação; Descrever as estratégias de comunicação mais utilizadas pelos enfermeiros, nas intervenções à pessoa em situação crítica inconsciente, durante a prestação dos cuidados de higiene e conforto.

 

Para concretizar os objectivos foi formulada a questão de investigação – Como se desenvolve o processo de comunicação entre o enfermeiro e a pessoa em situação crítica inconsciente, durante a prestação dos cuidados de higiene e conforto?

Informação do projeto

  • Data de início

    01/01/2016

  • Data de conclusão

    Em desenvolvimento

  • Linha Temática

    Self-care and health-disease

  • Project Team
    • Maria da Conceição Giestas Baía Saraiva RI