Para o sistema músculo-esquelético, a profissão de Enfermagem é potencialmente geradora de desconforto e lesões, que, a longo prazo, podem ser incapacitantes. Muitas das afeções a este nível estão relacionadas com os membros inferiores e pés, devido aos períodos prolongados em posição ortostática ou de tensão. Após as lesões
a nível da coluna, ombros e pescoço, a prevalência de queixas a nível dos pés é muito comum, sendo um dos locais mais comumente indicados pelos estudantes de Enfermagem como causa de desconforto. Poucos estudos descrevem detalhadamente a causa deste desconforto, faltando soluções adequadas, sendo importante desenvolver investigação que gere resultados significativos face ao problema reportado. Assim, pretende-se caracterizar o perfil podológico dos estudantes de Enfermagem em ensino clínico, descrever dificuldades sentidas aquando da transição para esta tipologia de ensino - sob o ponto de vista da saúde do pé - e criar um modelo preditor de qualidade/segurança do calçado.
A presente proposta de investigação pretende caracterizar o perfil podológico dos estudantes de enfermagem, descrever dificuldades sentidas aquando da transição para o ensino clínico e criar um modelo preditor de qualidade e segurança do calçado, culminando na criação de recomendações para um calçado seguro e confortável.
Identificaram-se os seguintes objetivos e outcomes, construídos segundo uma lógica SMART – Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Timebound:
1. Definir os parâmetros clínicos que permitem caracterizar o perfil podológico em estudantes de enfermagem;
a. Definir e descrever afeções podológicas mais comuns em standing environments de Enfermagem;
b. Descrever os parâmetros clínicos que permitam quantificar o risco de desenvolver as afeções referidas anteriormente.
2. Descrever a perceção que os estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico têm acerca do autocuidado com a saúde do pé;
a. Validação sociocultural para Portugal do instrumento modified Foot Self-Care Knowledge Test (NFKT; Stolt et al., 2015b);
b. Avaliação do conhecimento de autocuidado com o pé mediante avaliação com a NFKT.
3. Caracterizar a saúde podológica de estudantes de enfermagem em ensino clínico;
a. Validação sociocultural para Portugal do instrumento Self-Reported Foot Health Assessment Instrument (s-FHAI; Stolt et al., 2013);
b. Descrição da saúde a nível do pé mediante avaliação com a s-FHAI.
4. Caracterizar o perfil podológico de estudantes de Enfermagem em Ensino Clínico, tendo em conta as seguintes variáveis: pressões localizadas, áreas de maior contacto, força exercida por áreas, parâmetros espácio-temporais da marcha;
a. Perfil podológico dos estudantes avaliado com recurso ao software Emed® e Pedar® e respetiva plataforma de força.
5. Elaborar recomendações para o desenvolvimento de calçado inovador ergonómico e personalizado.
a. Avaliar a perceção dos estudantes sobre a usabilidade e ergonomia dos tipos de calçados descritos anteriormente, utilizando um instrumento construído pela equipa de investigação.
b. Elaborar um modelo preditor de qualidade e segurança do calçado.
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01/01/2021
01/01/2025
Self-care and health-disease