O processo de doença e hospitalização é frequentemente vivenciado com ansiedade, dor e medo pela criança e família. As repercussões emocionais da hospitalização podem ser várias, como o medo do desconhecido, das lesões físicas e dor, da perda de controlo, da separação, da insegurança e da perda de rotinas familiares.
As crianças submetidas a cirurgia do foro ortopédico apresentam grande probabilidade de apresentarem distúrbios físicos e emocionais como a ansiedade, medo e dor. O objetivo desta investigação é avaliar a efetividade de um protocolo de intervenção de enfermagem de preparação para a hospitalização da criança que irá ser submetida a intervenção cirúrgica.
Trata-se de um estudo randomizado e controlado cuja intervenção consiste na realização de uma consulta de enfermagem de preparação para a hospitalização. Esta preparação consistirá na informação de criança e pais sobre os passos e procedimentos que se irão realizar durante o internamento.
Esperamos que esta intervenção reduza a ansiedade, medo e dor da criança ao longo do internamento e promova a participação ativa de criança e pais no seu projeto de saúde visando uma melhor qualidade de vida relacionada com a saúde.
01/01/2015
Em desenvolvimento
Self-care and health-disease