Punção venosa periférica: efetividade do brinquedo terapêutico na redução da dor, medo e ansiedade

A punção venosa periférica é um dos procedimentos que causa dor, medo e ansiedade podendo o brincar contribuir para o bem-estar. O objetivo é avaliar a efetividade do brinquedo terapêutico na redução de níveis de dor, medo e ansiedade na criança (6 a 10 anos) submetida a punção venosa. Será realizado um estudo randomizado controlado envolvendo crianças (6 a 10 anos) de um Serviço de Internamento de Pediatria. A amostra será randomizada em dois grupos (intervenção e controle) com efetivo de 50 crianças de cada. A colheita de dados será feita por entrevista e observação e usados: a Visual Analogic Scale (VAS) (Bailey et al.2012) para a dor; a Children's Fear Scale (CFS) (Mckinley, et al, 2011), para o medo; e Children's Anxiety Meter-State (CAM-S) (Ersig et al, 2013) para a ansiedade. Espera-se que o brinquedo terapêutico diminua os níveis de dor, medo e ansiedade.

 

Avaliar a efetividade do brinquedo terapêutico na redução de níveis de dor, medo e ansiedade na criança (6 a 10 anos) submetida a punção venosa.

  • Hospital de São João do Porto
  • Barros, S., Cabral, V., Colle, N., Cruz, D. & Lopes, A. (2013). Eficácia do brinquedo terapêutico no preparo de crianças submetidas à punção venosa. Projeto de extensão realizado na Clínica pediátrica do Hospital Universitário Lauro Wanderley – PB. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/enex/trabalhos/6CCSDESPPPROBEX2013792.pdf>. Acesso em 15 de Janeiro de 2022;

    Cicogna, E., Nascimento, L. & Lima, R. (2010). Crianças e adolescentes com câncer: experiências com a quimioterapia. Rev Latinoam Enferm.; 18(5):1-9;

    Fontes, C., Mondini, C., Moraes, M., Bachega, M. & Maximino, N. (2010). Utilização do brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizada. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.16, n.1, p.95-106, Jan.-Abr;

    Jansen, M., Santos, R. & Favero, L. (2010). Benefícios da utilização do brinquedo durante o cuidado de  enfermagem prestado à criança hospitalizada. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) jun;31(2):247-53;

    Martins R., Ribeiro C., Borba R. & Conceição V. (2001) Protocolo de preparo da criança pré-escolar para punção venosa, com utilização do brinquedo terapêutico. Rev Latino-Am Enfermagem.;9(2):76-85;

    Ribeiro, P., Sabatés, A. & Ribeiro, C. (2001). Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas a coleta de sangue. Rev Esc Enferm USP; 35(4):420-8;

    Silmara, G. (2017). Brinquedos terapêuticos como instrumento de enfermagem na assistência à criança hospitalizada. Monografia apresentada ao curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, Ariquemes – RO;

    Informação do projeto

    • Data de início

      01/01/2022

    • Data de conclusão

      01/01/2025

    • Linha Temática

      Self-care and health-disease

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    • Project Team
      • Luís Manuel da Cunha Batalha RI
      • Marta Isabel Mesquita da Silva Fernandes Perdigão