V C C: VIVER COM CORAÇÃO

A MISSÃO DA ENFERMAGEM é atender às necessidades de cuidados de indivíduos e suas famílias incorporando uma abordagem humanista, ao longo do ciclo de vida dotando as pessoas de conhecimentos, no sentido da promoção da saúde, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação, tendo em vista o autocuidado, mobilizando os seus próprios recursos e capacidades reduzindo a morbidade e mortalidade causadas por estas doenças. Neste sentido é necessário desenvolver uma relação de ajuda dos enfermeiros para com doentes.

O projeto VCC (Viver Com Coração), consiste num programa de intervenção de enfermagem, baseado em sensibilizações/rastreios com consulta de enfermagem para a comunidade adulta na globalidade e também para pessoas com doença cardiovascular, no sentido de promover a saúde e prevenir o agravamento da doença, com o intuito de aumentar a qualidade de vida destas pessoas, tendo em conta as orientações científicas das instituições nacionais e internacionais que analisam e reflectem estas problemáticas.

 

 

OS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE RELATIVOS AOS ANOS DE 2014 E 2015 ESTÃO NOS RELATÓRIOS CORRESPONDES NOS "ANEXAR DOCUMENTOS".

1) Promover um estilo de vida saudável, reduzindo os fatores de risco cardiovascular.

2) Promover a detecção precoce de fatores de risco.

3) Envolver estudantes, enfermeiros e professores na consecução do evento.

4) Conhecer parâmetros clínicos e socioprofissionais da população aderente a esta atividade. 5) Desenvolver a prestação de serviço à comunidade.

6) Produzir conhecimento científico neste contexto com investigação descritiva e correlacional, através de instrumentos de recolha de dados/informação, em variadas áreas temáticas, como por exemplo: qualidade de vida, apoio familiar, autocuidado, adesão à terapêutica, disfunção sexual, hábitos alimentares e tabágicos, exercício físico, dados clínicos por exemplo índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol total, glicémias, avaliação SCORE, etc.

7) Desenvolver conhecimentos teórico-práticos e científicos dos estudantes de enfermagem.

  • UNEX Espanha
  • USP – Ribeirão Preto (Profª Eugénia Velludo Veiga)
  • Fundação Portuguesa de Cardiologia
  • Universidade Rey Juan Carlos Madrid (Prof Ángel L. Álvarez)
  • CHUC-HUC-HG UCIC/Cardiologia
  • Augusto, Berta Maria; Rodrigues, Clara E Outros, (2002), “Cuidados Continuados: Família, Centro De Saúde E Hospital Como Parceiros No Cuidar”, Coimbra, Edições Formasau – Formação E Saúde, Lda.

    Couvreur, Chantal - A qualidade de vida . Arte para viver no século XXI . Loures: Lusociência.  2001. ISBN - 972 – 8383-21-5

     

    Coleman, Vernon. O que precisa de conhecer sobre a Hipertensão: Livros do Brasil. 2000.

    Direcção Geral Dos Hospitais, 1997. Circular Informativa nº 12/DSPCS de 19/04/04.

    Direcção Geral da Saúde. www.dgs.pt

    DGS - A actividade física e o desporto: um meio para melhorar a saúde e o bem-estar. Divisão de Informação, Comunicação e Educação para a Saúde [em linha]. Ago. 2007. [Consult.12 Set. 2009]. Disponível em WWW:<URL:http://www.dgs.pt/.

     

    DGS - Programa Nacional de Combate à Obesidade. Divisão de Doenças Genéticas, Crónicas e Geriátricas - Lisboa: DGS, 2005. ISBN 972-675-128-4.

     

    DGS - Programa Nacional de Saúde Escolar. Divisão de Saúde Escolar – Lisboa: DGS, 2006. ISBN 978-972-675-153-3.

     

    DGS - Regulamento do Selo "Selecção Positiva" no âmbito da Plataforma Contra a Obesidade da Direcção-Geral da Saúde (versão provisória). [em linha]. Lisboa, 2008. [Consult. 12 Maio. 2009]. Disponível em WWW:<URL: http://www.dgs.pt/ default.aspx.

     

    DGS. Divisão de Saúde Materna, Infantil e dos Adolescentes. – Actualização das Curvas de Crescimento. Circular Normativa nº05/DSMIA, 2006.

     

    Fatores de risco cardiovascular - Portal do Coração. portaldocoracao.uol.com.br. Sobre CardiologiaCardiologia Preventiva

     

    Ferreira, Paulo – Stress profissional/Ocupacional em enfermeiros de cardiologia. Coimbra. Revista de Investigação de Enfermagem. Sinais Vitais Nº 26 - Agosto, 2012 (p. 85-95).

    Ferreira, Paulo – Enfermagem em Cardiologia. Tese de Doutoramento. UNEX. 2011.

    Marques, A. Reis  et al. – Reacções emocionais à doença grave: Como lidar .... Coimbra: Clínica Psiquiátrica dos HUC, 1991.

     

    Organização Mundial de Saúde. http://www.who.int

    “O Envelhecimento Em Portugal – Situação demográfica e socio-económica recente das pessoas idosas INE, 2002.

    Ordem dos Enfermeiros – Da deontologia profissional. Estatuto. Ordem dos Enfermeiros, 1998.

     

    Ordem dos Enfermeiros - Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade - Texto da Comissão de Especialidade de Enfermagem Comunitária [em linha]. 2009. [Consult. 2 Set. 2009]. Disponível em WWW:<URL: http://www.ordemenfermeiros.pt/.

     

    Ordem dos Enfermeiros – Divulgar: Competências do enfermeiro de cuidados gerais. Lisboa:

    Ordem dos enfermeiros, 2003.

    A descrição dos resultados principais pedagógicos e Cientificos estão nos documentos anexos: !Atividades padagógicas e cientificas do VCC de 2013, 2014 e 2015". - Comunicações, pósteres, orientações de trabalhos de mestrado/doutoramento, relatórios finais dos anos de 2014 e 2015, etc.

     

    OS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE RELATIVOS AOS ANOS DE 2014 E 2015 ESTÃO NOS RELATÓRIOS CORRESPONDES NOS "ANEXAR DOCUMENTOS".

     

    Informação do projeto

    • Data de início

      01/01/2020

    • Data de conclusão

      Em desenvolvimento

    • Linha Temática

      Self-care and health-disease

    • Project Team
      • Paulo Alexandre Carvalho Ferreira RI
      • Marina Montezuma Carvalho Mendes Vaquinhas
      • Pedro Miguel Santos Dinis Parreira
      • Carlos Alberto Cruz de Oliveira
      • Juliana Machado
      • Rui Carlos Negrão Batista
      • Verónica Rita Dias Coutinho
      • Armando Manuel Marques Silva
      • Irma da Silva Brito