O aumento da esperança média de vida, retratado no envelhecimento populacional, contribui para o aumento da prevalência de doenças neurodegenerativas, com comportamentos desafiantes e difíceis de gerir, levando à sobrecarga dos cuidadores informais e à institucionalização da pessoa idosa.
Os principais desafios apontados pelos cuidadores de pessoas idosas com demência são a gestão de sintomas neuropsiquiátricos (SNP) como a agitação e agressividade, sendo necessário a capacitação dos cuidadores informais no sentido de se proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar a estas pessoas idosas e aos seus cuidadores.
Este estudo tem como objetivos gerais conceber e avaliar a eficácia de um programa de capacitação psico-educacional de cuidadores informais de pessoas com demência dependentes no autocuidado.
Este projeto resulta de um olhar articulado entre os diferentes domínios do saber em enfermagem, de uma forma sistémica, permitindo cobrir necessidades previamente identificadas e ainda sem respostas totalmente satisfatórias na comunidade, sustentando-se em evidências científicas. Espera-se que, do mesmo, resultem benefícios para o cidadão e para a comunidade em geral.
Objetivo geral: conceber e avaliar a efetividade de um programa de capacitação psico-educacional de cuidadores informais e família de pessoas com demência dependentes no autocuidado.
Objetivos específicos:
O1: Identificar boas práticas na área do cuidador informal
O2: Identificar os parceiros, interlocutores locais, para a conceção e desenvolvimento do projeto O3: Identificar e caraterizar os cuidadores informais de pessoas com demência dependentes no autocuidado
O4: Identificar intervenções psico-educacionais que visem a capacitação de cuidadores informais de pessoas com demência dependentes no autocuidado
O5: Descrever as necessidades dos cuidadores informais de pessoas com demência dependentes no autocuidado
O6: Conceber um programa de capacitação psico-educacional de cuidadores informais e família da pessoa com demência, centrado nas necessidades identificadas
O7: Implementar e avaliar o programa de capacitação psico-educacional de cuidadores informais e família da pessoa com demência
Com a implementação deste projeto, perspetiva-se impacto na capacitação psico-educacional de cuidadores informais de pessoas com demência dependentes no autocuidado. Este projeto resulta de um olhar articulado entre os diferentes domínios do saber em enfermagem, de uma forma sistémica, permitindo cobrir necessidades previamente identificadas sem respostas totalmente satisfatórias da comunidade, sustentada na evidência científica. O projeto apresenta, ainda, características de sustentabilidade, continuidade e replicação noutros contextos.
Espera-se que esse projeto traga benefícios significativos para os cidadãos e comunidade em geral. A capacitação adequada dos cuidadores pode promover um ambiente mais favorável para o cuidado e também reduzir a institucionalização precoce dos idosos dependentes, possibilitando-lhes uma maior permanência em seu ambiente familiar.
De forma a avaliar o desenvolvimento do projeto pretendemos monitorizar o impacto dos seguintes indicadores:
- Adesão dos cuidadores = Nº cuidadores que aderiram ao projeto/ Nº total de cuidadores
informais dos utentes integrados na avaliação X 100;
- Sobrecarga dos cuidadores informais das pessoas com demência;
- Bem-estar psicológico dos cuidadores informais das pessoas com demência;
- Índice de avaliação das dificuldades do cuidador informal;
- Implementação do programa de capacitação psico-educacional de cuidadores informais e família da pessoa com demência.
Ameijeiras, Antelo P., & Espinosa, P. (2022). The Influence of Different Types of Social Support in Caregivers of People with Dementia. International Journal of Psychological Research, 15(2), 85-93
Despacho n° 5988/2018 do Ministério da Saúde. (2018). Estratégia da Saúde na área das Demências, aprovada pelo despacho Diário da República: II série, n°116. https://files.dre.pt/2s/2018/06/116000000/1709417101.pdf
INE – Instituto Nacional de Estatística (2022). Censos 2021 – Principais tendências ocorridas em Portugal na última década.
https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=541064323&DESTAQUESmodo=2
Johannessen, A., Bruvik, F., & Hauge, S. (2015). Family carers experiences of attending a multicomponent psychosocial intervention program for carers and persons with dementia. Journal of Multidisciplinary Healthcare, 8, 91–99.
Norma DGS nº 053/2011 (2023). Abordagem Diagnóstica e Terapêutica do Doente com Declínio Cognitivo ou Demência. https://normas.dgs.min-saude.pt/2011/12/27/abordagemterapeutica-das-alteracoes-cognitivas/
Orem, D. E. (2001). Nursing Concepts of practice (6th ed.). St. Louis, MO: Mosby
Ponnala, S., Block, L., Lingg, A. J., Kind, A. J., & Werner, N. E. (2020). Conceptualizing caregiving activities for persons with dementia (PwD) through a patient work lens. Applied ergonomics, 85,103070.
Tinoco-Camarena, J. M., Hidalgo-Blanco, M. Á., Daifuku-Sansano, N., Lluch, M. T., RaigalL-Aran, L., & Puig-Llobet, M. (2022). Intervenciones enfermeras para disminuir la sobrecarga de cuidadores informales. Revisión sistemática de ensayos clínicos. Enfermería Global, 21(68),562-586.
Wolff, J. L. (2021). Emerging topics in dementia care and services. J Am Geriatr Soc.; 69:1763–1773. nº 5988/2018-
01/01/2023
01/01/2026
Care Systems, Organization, Models, and Technology