Desenvolvimento Psicológico, dinâmicas e relações

Os objetivos são descritos por estudo (A, B, C, D, E, F) abaixo relatados, não havendo uma sobreposição de importância em função da ordem de apresentação dos estudos.

 

A - Estudo dos padrões comportamentais e relacionais entre profissional-cuidador e pessoa cuidada

A1 – Investigação feita a partir das evidências comportamentais e relacionais relatadas pelas pessoas cuidadas. Enquadramento feito a partir do princípio hologramático

A2 – Análise de trechos comunicacionais através da micro-análise de role-plays com alunos sobre comunicações entre profissionais cuidadores-pessoa cuidada

A3 – Estudo de acompanhamento de estudantes em componente relacional. Pretende-se comparar ganhos de competências (diagnóstico, relacionais e de intervenção) entre estudantes do 2º Ano em Componente Relacional e em acompanhamento estreito (semanal) com um grupo em Componente Relacional.

 

B – Estudo dos padrões comportamentais e relacionais de idosos

B1 – Estudo de caraterização do processo de luto dos idosos

B2 – Análise dos processos de luto no envelhecimento

 

C – Estudo dos padrões comportamentais e relacionais em doentes com patologia crónica

C1 – Perceber, caraterizar e diferenciar padrões emocionais/relacionais em pessoas com patologia crónica.

C2 – Construção e aplicação de um “Questionário sobre padrões emocionais e relacionais” para pessoas com patologia crónica

 

D - Estudo dos padrões comportamentais/relacionais presentes no processo de adolescência

D1 – Construção e validação de instrumento sobre o processo familiar, grupal e de construção da intimidade na adolescência

D2 – Aplicação e análise descritiva e inferencial dos resultados obtidos com os instrumentos construídos e aplicados a uma população adolescente

 

E – Estudo dos padrões comportamentais/relacionais dos adolescentes

E1 – Caraterização do processo de desenvolvimento dos adolescentes por etapas desenvolvimentais

E2 – Análise do papel do grupo na construção da intimidade adolescente

 

F – Estudo dos padrões emocionais e relacionais em adolescentes com disfunção comportamental

F1 – Perceber, caraterizar e diferenciar padrões emocionais/relacionais saudáveis e potencialmente patológicos em adolescentes


 

G – Estudo sobre a construção da identidade adolescente

G1 – Perceber, caraterizar e diferenciar padrões emocionais /relacionais protetores e de risco na construção da identidade adolescente

G2 - Perceber, caraterizar e diferenciar padrões de separação e o seu papel na identidade adolescente.

Aguarda informação do IP

Informação do projeto

  • Data de Início

    01/01/2013

  • Data de conclusão

    Em desenvolvimento

  • Linha Temática

    Care Systems, Organization, Models, and Technology

  • Target population
    • Pessoas nos diversos estádios do ciclo vital
    • Estudantes de Enfermagem
    • Doentes hospitalizados
    • Idosos institucionalizados
  • Equipa de coordenação
    • José Manuel de Matos Pinto Coord. IP
    • Paulo Joaquim Pina Queirós Coord.
    • Ana Paula Forte Camarneiro Coord.
    • João Nuno Pinto Coord.