A investigação desenvolve-se em três fases, consistindo a fase um e dois na avaliação das dotações de enfermagem e qualidade dos cuidados de enfermagem, no contexto português, enquanto a terceira fase é dedicada ao desenvolvimento do software informático de suporte à gestão.
Fase 1. Estudo exploratório inicial, com recurso a metodologia qualitativa, objetivando conhecer a perspetiva dos gestores de enfermagem face ao constructo dotações seguras e as dimensões que o suportam, bem como os modelos de gestão e indicadores de cuidados de saúde, especificamente de enfermagem, atualmente em uso na instituição.
Fase 2. Estudo quantitativo, descritivo correlacional, com o objetivo de caracterizar as dotações de enfermeiros e avaliar o seu impacto na qualidade dos cuidados, monitorizada através de uma matriz de indicadores objetivos e de uma escala de perceção dos enfermeiros acerca dos eventos adversos associados à prática.
Fase 3. Desenvolvimento de um software de gestão que identifique o nível de segurança da dotação de enfermeiros ajustado à necessidade de cuidados.
O presente estudo propõe-se a:
Resultados esperados
Com o desenvolvimento do presente trabalho visa-se identificar eventuais lacunas entre os níveis de dotações de recursos humanos, nomeadamente de enfermagem, existentes no contexto hospitalar português e os níveis de dotação considerados seguros para a prestação de cuidados de enfermagem.
Ao nível empírico, espera-se ainda identificar a influência dos níveis de dotação de enfermeiros na qualidade dos cuidados de enfermagem, nomeadamente no que respeita à ocorrência de eventos adversos.
Por último, pretende-se desenvolver um aplicativo informático de suporte à tomada de decisão, que possibilite aos enfermeiros gestores determinar, em tempo real, os níveis de segurança das dotações de enfermeiros, de acordo com as necessidades de cuidados de enfermagem dos utentes. Deste modo, será possível ajustar as dotações aos diferentes contextos da prática, permitindo a melhoria da segurança e da qualidade dos cuidados prestados.
01/01/2017
Em desenvolvimento
Care Systems, Organization, Models, and Technology