MOTIVATION AND FACILITATING FACTORS OF ENTREPRENEURSHIP IN HIGHER POLYTECHNIC EDUCATION STUDENTS

O empreendedorismo tem assumido, ao longo dos tempos, um papel determinante no desenvolvimento das sociedades. As mudanças que as nossas sociedades estão a viver na actualidade colocam o empreendedorimo cada vez mais no centro do desenvolvimento, quer pela criação de empresas e empregos que proporciona, quer pelas inovações que permite introduzir na sociedade, tornando-as mais competitivas. O papel da educação, sustentáculo e alavanca do desenvolvimento económico e social não se alheiam deste paradigma de mudança, assumindo um papel importante para o desenvolvimento de competências inovadoras nos estudantes. Assim, tornou-se determinante, por parte das instituições de ensino superior, a criação de programas integrados que visam fomentar, estimular e desenvolver um espírito empreendedor, revitalizador de novas atitudes e comportamentos, necessários para enfrentar os novos desafios reclamados pela nova ordem social. Daí que se pretenda com esta investigação conhecer as motivações pessoais e factores facilitadores do empreendedorismo nos estudantes do estudantes do Ensino Superior Politécnico e avaliar o impacto do concurso PoliEmpreende no desenvolvimento de competências empreendedoras e qualidade do programa Poliempreende. São objectivos específicos:

• Conhecer os perfis dos estudantes, sua capacidade empreendedora e factores motivacionais para o empreendedorismo, ao nível de cada instituição do ensino superior politécnico e ao nível nacional;

• Conhecer o desenvolvimento de competências empreendedoras, ao longo da licenciatura e por áreas do conhecimento;

• Avaliar o impacto do programa de empreendedorismo Poliempreende na aquisição de competências empreendedoras

• Conhecer o contributo dos traços de personalidade na aquisição de competências empreendedoras;

• Avaliar a qualidade do programa Poliempreende

Os resultados da investigação possibilitarão a adopção de medidas julgadas necessárias por parte das instituições, concorrendo para melhorar o desenvolvimento de competências empreendedoras. Contribuirá também para compreender em que medida a formação em empreendedorismo pode alterar a propensão dos estudantes para esta área.

Serão usados métodos mistos para a recolha e análise dos dados a recolher. Será utilizado o questionário já desenvolvido pela equipa a ser aplicados a 8000 alunos e serão realizadas entrevistas em profundidade aos coordenadores do projecto Poliempreende em cada instituto e aos coordenadores nacionais das seis edições anteriores.

Pontos fortes:

- Envolvimento de todos os Institutos Politécnicos nacionais;

- Interdisciplinaridade e âmbito alargado dos destinatários, na sua maioria jovens;

- Investigação assente em critérios homogéneos para todas as instituições de Ensino Superior Politécnico

- Recursos humanos com qualificações académicas adequadas;

- Orientação prática dos resultados obtidos;

- Disponibilização imediata dos resultados para cada instituição

- Valorização económica dos resultados de investigação;

- Fomento da criação de equipas multidisciplinares de investigação na área do empreendedorismo.

 

Pontos fracos:

- Dificuldade em influenciar directamente os curricula

- Dificuldade de integração curricular imediata;

- Possibilidade de ocorrer diferentes níveis de empenho, influência e peso institucional dos coordenadores;

- Limitações nos mecanismos internos de comunicação e promoção de actividades.

 

Oportunidades:

- Dimensão nacional do projecto;

- Importância socioeconómica do empreendedorismo;

- Maior motivação dos docentes e dos alunos para o empreendedorismo;

- Maior capacidade em corrigir e/ou alinhar estratégias pedagógicas

- Definir uma agenda ligada ao Empreendedorismo

- Criar Gabinetes e/ou outras estruturas que sensibilizem, fomentem e apoiem o empreendedorismo e a criação de empresas.

- Capacidade de networking

 

Ameaças:

- Sustentabilidade futura do projecto (institucional e financeira);

- Pouca participação dos estudantes

- Cultura pouco empreendedora na academia e sociedade Portuguesa.

Porque em Portugal, a educação em empreendedorismo é ainda uma novidade curricular nas instituições de ensino superior (Redford, 2006) os resultados desta investigação permite-nos conhecer a realidade do ensino Superior Politécnico, obter consciência dela, divulgar os resultados junto dos actores intervenientes. Sendo a população alvo do concurso PoliEmpreende mais de 100000 alunos das várias instituições decerto que a investigação trará conhecimento que contribua para que possamos ser uma alavanca ainda mais dinamizadora do desenvolvimento económico do País.

A candidatura aceite em 2009 pelo Sistemas de Incentivos às acções colectivas (SIAC) integrado dentro dos Incentivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para apoiar o concurso Poliempreende, corrobora a robustez do projecto.

 

  • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem
  • Universidade do Algarve
  • Instituto Politécnico da Guarda (IPG)
  • Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)
  • Instituto Politécnico de Bragança (IPBragança)
  • Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)
  • Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)
  • Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)
  • Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
  • Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre)
  • Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém)
  • Instituto Politécnico de Setúbal (IPSetúbal)
  • Instituto Politécnico de Tomar (IPT)
  • Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)
  • Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
  • Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)
  • Instituto Politécnico do Porto (IPP)
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    Project Information

    • Start Date
    • Completion date

      Em desenvolvimento

    • Structuring project

      Organizational Behavior

    • Thematic line

      Care Systems, Organization, Models, and Technology

    • Project Team
      • Pedro Miguel Santos Dinis Parreira RI
      • Amélia Filomena de Oliveira Mendes Castilho
      • Anabela de Sousa Salgueiro Oliveira
      • José Hermínio Gonçalves Gomes
      • João Manuel Garcia Nascimento Graveto
      • Marina Montezuma Carvalho Mendes Vaquinhas
      • Rosa Cândida de Carvalho Pereira de Melo