O empreendedorismo tem assumido, ao longo dos tempos, um papel determinante no desenvolvimento das sociedades. As mudanças que as nossas sociedades estão a viver na actualidade colocam o empreendedorimo cada vez mais no centro do desenvolvimento, quer pela criação de empresas e empregos que proporciona, quer pelas inovações que permite introduzir na sociedade, tornando-as mais competitivas. O papel da educação, sustentáculo e alavanca do desenvolvimento económico e social não se alheiam deste paradigma de mudança, assumindo um papel importante para o desenvolvimento de competências inovadoras nos estudantes. Assim, tornou-se determinante, por parte das instituições de ensino superior, a criação de programas integrados que visam fomentar, estimular e desenvolver um espírito empreendedor, revitalizador de novas atitudes e comportamentos, necessários para enfrentar os novos desafios reclamados pela nova ordem social. Daí que se pretenda com esta investigação conhecer as motivações pessoais e factores facilitadores do empreendedorismo nos estudantes do estudantes do Ensino Superior Politécnico e avaliar o impacto do concurso PoliEmpreende no desenvolvimento de competências empreendedoras e qualidade do programa Poliempreende. São objectivos específicos:
• Conhecer os perfis dos estudantes, sua capacidade empreendedora e factores motivacionais para o empreendedorismo, ao nível de cada instituição do ensino superior politécnico e ao nível nacional;
• Conhecer o desenvolvimento de competências empreendedoras, ao longo da licenciatura e por áreas do conhecimento;
• Avaliar o impacto do programa de empreendedorismo Poliempreende na aquisição de competências empreendedoras
• Conhecer o contributo dos traços de personalidade na aquisição de competências empreendedoras;
• Avaliar a qualidade do programa Poliempreende
Os resultados da investigação possibilitarão a adopção de medidas julgadas necessárias por parte das instituições, concorrendo para melhorar o desenvolvimento de competências empreendedoras. Contribuirá também para compreender em que medida a formação em empreendedorismo pode alterar a propensão dos estudantes para esta área.
Serão usados métodos mistos para a recolha e análise dos dados a recolher. Será utilizado o questionário já desenvolvido pela equipa a ser aplicados a 8000 alunos e serão realizadas entrevistas em profundidade aos coordenadores do projecto Poliempreende em cada instituto e aos coordenadores nacionais das seis edições anteriores.
Pontos fortes:
- Envolvimento de todos os Institutos Politécnicos nacionais;
- Interdisciplinaridade e âmbito alargado dos destinatários, na sua maioria jovens;
- Investigação assente em critérios homogéneos para todas as instituições de Ensino Superior Politécnico
- Recursos humanos com qualificações académicas adequadas;
- Orientação prática dos resultados obtidos;
- Disponibilização imediata dos resultados para cada instituição
- Valorização económica dos resultados de investigação;
- Fomento da criação de equipas multidisciplinares de investigação na área do empreendedorismo.
Pontos fracos:
- Dificuldade em influenciar directamente os curricula
- Dificuldade de integração curricular imediata;
- Possibilidade de ocorrer diferentes níveis de empenho, influência e peso institucional dos coordenadores;
- Limitações nos mecanismos internos de comunicação e promoção de actividades.
Oportunidades:
- Dimensão nacional do projecto;
- Importância socioeconómica do empreendedorismo;
- Maior motivação dos docentes e dos alunos para o empreendedorismo;
- Maior capacidade em corrigir e/ou alinhar estratégias pedagógicas
- Definir uma agenda ligada ao Empreendedorismo
- Criar Gabinetes e/ou outras estruturas que sensibilizem, fomentem e apoiem o empreendedorismo e a criação de empresas.
- Capacidade de networking
Ameaças:
- Sustentabilidade futura do projecto (institucional e financeira);
- Pouca participação dos estudantes
- Cultura pouco empreendedora na academia e sociedade Portuguesa.
Porque em Portugal, a educação em empreendedorismo é ainda uma novidade curricular nas instituições de ensino superior (Redford, 2006) os resultados desta investigação permite-nos conhecer a realidade do ensino Superior Politécnico, obter consciência dela, divulgar os resultados junto dos actores intervenientes. Sendo a população alvo do concurso PoliEmpreende mais de 100000 alunos das várias instituições decerto que a investigação trará conhecimento que contribua para que possamos ser uma alavanca ainda mais dinamizadora do desenvolvimento económico do País.
A candidatura aceite em 2009 pelo Sistemas de Incentivos às acções colectivas (SIAC) integrado dentro dos Incentivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para apoiar o concurso Poliempreende, corrobora a robustez do projecto.
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