Psychological development, dynamics and relationships

Os objetivos são descritos por estudo (A, B, C, D, E, F) abaixo relatados, não havendo uma sobreposição de importância em função da ordem de apresentação dos estudos.

 

A - Estudo dos padrões comportamentais e relacionais entre profissional-cuidador e pessoa cuidada

A1 – Investigação feita a partir das evidências comportamentais e relacionais relatadas pelas pessoas cuidadas. Enquadramento feito a partir do princípio hologramático

A2 – Análise de trechos comunicacionais através da micro-análise de role-plays com alunos sobre comunicações entre profissionais cuidadores-pessoa cuidada

A3 – Estudo de acompanhamento de estudantes em componente relacional. Pretende-se comparar ganhos de competências (diagnóstico, relacionais e de intervenção) entre estudantes do 2º Ano em Componente Relacional e em acompanhamento estreito (semanal) com um grupo em Componente Relacional.

 

B – Estudo dos padrões comportamentais e relacionais de idosos

B1 – Estudo de caraterização do processo de luto dos idosos

B2 – Análise dos processos de luto no envelhecimento

 

C – Estudo dos padrões comportamentais e relacionais em doentes com patologia crónica

C1 – Perceber, caraterizar e diferenciar padrões emocionais/relacionais em pessoas com patologia crónica.

C2 – Construção e aplicação de um “Questionário sobre padrões emocionais e relacionais” para pessoas com patologia crónica

 

D - Estudo dos padrões comportamentais/relacionais presentes no processo de adolescência

D1 – Construção e validação de instrumento sobre o processo familiar, grupal e de construção da intimidade na adolescência

D2 – Aplicação e análise descritiva e inferencial dos resultados obtidos com os instrumentos construídos e aplicados a uma população adolescente

 

E – Estudo dos padrões comportamentais/relacionais dos adolescentes

E1 – Caraterização do processo de desenvolvimento dos adolescentes por etapas desenvolvimentais

E2 – Análise do papel do grupo na construção da intimidade adolescente

 

F – Estudo dos padrões emocionais e relacionais em adolescentes com disfunção comportamental

F1 – Perceber, caraterizar e diferenciar padrões emocionais/relacionais saudáveis e potencialmente patológicos em adolescentes


 

G – Estudo sobre a construção da identidade adolescente

G1 – Perceber, caraterizar e diferenciar padrões emocionais /relacionais protetores e de risco na construção da identidade adolescente

G2 - Perceber, caraterizar e diferenciar padrões de separação e o seu papel na identidade adolescente.

Informação do projeto

  • Data de início

    01/01/2013

  • Data de conclusão

    Em desenvolvimento

  • Linha Temática

    Care Systems, Organization, Models, and Technology

  • Target population
    • Pessoas nos diversos estádios do ciclo vital
    • Estudantes de Enfermagem
    • Doentes hospitalizados
    • Idosos institucionalizados
  • Equipa
    • José Manuel de Matos Pinto Coord. PI
    • Paulo Joaquim Pina Queirós Coord.
    • Ana Paula Forte Camarneiro Coord.
    • João Nuno Pinto Coord.