Os objetivos são descritos por estudo (A, B, C, D, E, F) abaixo relatados, não havendo uma sobreposição de importância em função da ordem de apresentação dos estudos.
A - Estudo dos padrões comportamentais e relacionais entre profissional-cuidador e pessoa cuidada
A1 – Investigação feita a partir das evidências comportamentais e relacionais relatadas pelas pessoas cuidadas. Enquadramento feito a partir do princípio hologramático
A2 – Análise de trechos comunicacionais através da micro-análise de role-plays com alunos sobre comunicações entre profissionais cuidadores-pessoa cuidada
A3 – Estudo de acompanhamento de estudantes em componente relacional. Pretende-se comparar ganhos de competências (diagnóstico, relacionais e de intervenção) entre estudantes do 2º Ano em Componente Relacional e em acompanhamento estreito (semanal) com um grupo em Componente Relacional.
B – Estudo dos padrões comportamentais e relacionais de idosos
B1 – Estudo de caraterização do processo de luto dos idosos
B2 – Análise dos processos de luto no envelhecimento
C – Estudo dos padrões comportamentais e relacionais em doentes com patologia crónica
C1 – Perceber, caraterizar e diferenciar padrões emocionais/relacionais em pessoas com patologia crónica.
C2 – Construção e aplicação de um “Questionário sobre padrões emocionais e relacionais” para pessoas com patologia crónica
D - Estudo dos padrões comportamentais/relacionais presentes no processo de adolescência
D1 – Construção e validação de instrumento sobre o processo familiar, grupal e de construção da intimidade na adolescência
D2 – Aplicação e análise descritiva e inferencial dos resultados obtidos com os instrumentos construídos e aplicados a uma população adolescente
E – Estudo dos padrões comportamentais/relacionais dos adolescentes
E1 – Caraterização do processo de desenvolvimento dos adolescentes por etapas desenvolvimentais
E2 – Análise do papel do grupo na construção da intimidade adolescente
F – Estudo dos padrões emocionais e relacionais em adolescentes com disfunção comportamental
F1 – Perceber, caraterizar e diferenciar padrões emocionais/relacionais saudáveis e potencialmente patológicos em adolescentes
G – Estudo sobre a construção da identidade adolescente
G1 – Perceber, caraterizar e diferenciar padrões emocionais /relacionais protetores e de risco na construção da identidade adolescente
G2 - Perceber, caraterizar e diferenciar padrões de separação e o seu papel na identidade adolescente.
01/01/2013
Em desenvolvimento
Care Systems, Organization, Models, and Technology