Segurança do doente: Estudo multicêntrico para avaliação do risco associado às práticas de enfermagem

A segurança do doente, particularmente a ocorrência de eventos adversos (EAs) durante a prestação de cuidados de saúde, assume-se como desafio prioritário da qualidade em saúde. Assumindo a multidisciplinaridade na prestação de cuidados em serviços de internamento hospitalar, reconhece-se a importância dos enfermeiros na promoção de cuidados de saúde seguros. Diagnosticar e sensibilizar os profissionais para esta realidade é um passo fundamental no desenvolvimento de projetos de melhoria.

Em 2012, desenvolvemos uma escala denominada “Eventos adversos associados à prática de enfermagem (EAAPE), que permite avaliar a perceção dos enfermeiros sobre este domínio.  Esta integra duas subescalas que avaliam seis tipos de EAs e dois indicadores de perceção geral. A subescala de práticas de enfermagem é composta por 40 itens, agrupados em 10 dimensões, que avaliam o processo relativo ao cumprimento das práticas preventivas, bem como as falhas na aplicação de normas profissionais em seis áreas de cuidados, nomeadamente vigilância e julgamento clínico, advocacia, quedas, úlceras de pressão, erros de medicação e IACS. A subescala de eventos adversos, é constituída por 12 itens, agrupados em 6 dimensões. Esta escala, revelou boas propriedades psicométricas e tem-se revelado útil no estudo desta realidade. Desde que foi publicada (Castilho & Parreira, 2012), vários enfermeiros têm solicitado autorização para a sua utilização, quer no âmbito de dissertações de mestrado quer em teses de doutoramento. Com este projeto pretende-se alargar a rede de estudos à comunidade castelhana, possibilitando a partilha de conhecimento e de estratégias de melhoria.

O projeto desenvolve-se em duas fases.  Na primeira fase procede-se à validação cultural da EEAPE seguindo-se a sua divulgação e alargamento da rede de estudos.

 

Outros resultados e main achievements:

Aprofundar e alargar a rede de estudos com outras universidades/hospitais

Realizar estudos comparativos

 

Em 2017 foi autorizada a utilização da referida escala num estudo de adaptação para o português do brasil, realizado no âmbito de uma dissertação de mestrado da da faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Góias. Desse trabalho já foi publicado um artigo.

 

Em 2019 iniciou-se o processo de alargamento da rede no Brasil, prevendo-se a realização de um estudo mais alargado na da faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Góias, coordenado pela professora Cíntia Fassarella.

Informação do projeto

  • Data de início

    01/01/2014

  • Data de conclusão

    Em desenvolvimento

  • Linha Temática

    Care Systems, Organization, Models, and Technology

  • Project Team
    • Amélia Filomena de Oliveira Mendes Castilho RI
    • Isabel Maria Henriques Simões
    • Luís Miguel Nunes de Oliveira