A Ciência Cidadã (CC) caracteriza-se pela participação ativa de cidadãos comuns nas etapas da investigação científica, a saber: delimitação da questão de investigação, definição do método científico, participação na recolha e na análise dos dados, bem como na divulgação dos resultados (European Citizen Science Association, 2015; Silva & Santana, 2023) e na formulação de recomendações para instituições de pesquisa e para políticas públicas (Wiggins & Wilbanks, 2019).
As abordagens de envolvimento do cidadão são classificadas em: abordagem consultiva; abordagem colaborativa; e abordagem de coprodução, em que os cidadãos são membros da equipe de investigação no controle, direção e gestão da investigação, participando no mesmo nível de decisão que os investigadores (National Institute for Health Research, 2018; Biddle et al., 2021).
A utilização dos princípios da CC por investigadores da área da saúde é relativamente recente (Wiggins & Wilbanks, 2019; Asingizwe et al., 2020; Rowbotham et al., 2023) e o crescente interesse nesta temática justifica-se pela necessidade de tornar a ciência mais inclusiva e democrática (Leersum et al., 2022; Norbert, 2022; Silva & Santana, 2023). Os países europeus são signatários na implementação da CC em diversas áreas do conhecimento (European Citizen Science Association, 2015) e têm sido cada vez mais reconhecida e valorizada pelas agências de financiamento e por entidades internacionais como uma abordagem valiosa na investigação científica.
A literatura mostra que a colaboração entre investigadores e cidadãos pode alinhar a pesquisa com as necessidades da sociedade (Katapally, 2019; Silva & Santana, 2023); aumentar a abrangência de estudos (Clark & Cornes, 2023); gerar conhecimentos valiosos (Collier & Danis, 2017; Marks et al., 2023); apresentar soluções inovadoras (Norbert, 2022; Marks et al., 2023); envolvera sociedade na resolução de problemas complexos (Asingizwe et al., 2020; Dutta, 2022) e favorecer “a capacidade de comunicar ciência, num formato simples e acessível” (Silva & Santana, 2023; p.2). No campo da Enfermagem, a CC, ao envolver a comunidade, incentiva soluções inovadoras (Silva & Santana, 2023) e corrobora com o avanço da Enfermagem como ciência (Norbert, 2022).
No entanto, existem diversos desafios na implementação da CC nas pesquisas na área da saúde (Leersum et al., 2022), principalmente relacionados com as questões metodológicas (Leersum et al., 2022; Shah et al., 2023), a limitada familiaridade dos investigadores diante deste novo paradigma de desenvolvimento da ciência (Marks et al., 2023; Shah et al., 2023), a falta de diversidade nos participantes da ciência cidadã e até mesmo a dificuldade de compreensão sobre a CC nas instituições (Marks et al., 2023).
Para superar tais limitações, estratégias como a capacitação de investigadores (Rowbotham et al., 2023), a publicação de artigos em periódico científico especializado, como a “Citizen Science: Theory and Practice”, e a apresentação de guidelines para instrumentalizar a implementação da CC (Schmidt; Verzola; Graversen, 2022) têm se mostrado úteis na abordagem das barreiras para aproveitar os benefícios da CC em contextos de saúde (Marks et al., 2023).
Na Enfermagem, destaca-se o pioneirismo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) na indicação da Ciência Cidadã como eixo estratégico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E). Para a UICISA:E, a CC constitui-se “num método como a ciência está sendo pensada, criada, comunicada e estendida até à sociedade, alinhando os processos e os produtos da ciência com as expectativas, as necessidades e os desafios da sociedade contemporânea” (Silva & Santana, 2023, p.3).
Diante do exposto, apresenta-se a seguinte questão de investigação que será desenvolvida no período de pós-doutoramento: como é a implementação da Ciência Cidadã por investigadores da Enfermagem na UICISA:E?
O presente estudo estará inscrito no Projeto Estruturante “O Envolvimento do cidadão nos processos de investigação e extensão do conhecimento à sociedade” registado na UICISA:E da ESEnfC e terá como objetivo analisar a implementação da Ciência Cidadã por investigadores da Enfermagem na UICISA:E.
A Ciência Cidadã (CC) caracteriza-se pela participação ativa de cidadãos comuns nas etapas do processo científico. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a implementação da Ciência Cidadã por investigadores da Enfermagem na UICISA:E. O estudo será realizado nos núcleos de investigação da UICISA:E, a saber a ESEnfC, a Universidade do Minho, a Universidade do Algarve, o Instituto Politécnico de Viseu, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Unidade Local de Saúde de Coimbra. Na primeira etapa será realizada uma pesquisa documental em todos os Projetos Associados inscritos na UICISA:E a partir de janeiro de 2018. Em seguida, será realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, com recolha de dados por meio de grupo focal. Espera-se que os resultados da investigação apresentem o potencial da CC na área da Enfermagem, as estratégias de implementação das atividades da CC por pesquisadores da Enfermagem, o impacto dessa prática para a inovação, educação e fortalecimento da relação entre ciência e sociedade, bem como os desafios enfrentados.
Objetivo geral:
Analisar a implementação da Ciência Cidadã por investigadores da Enfermagem na UICISA:E.
Objetivos específicos:
a) Mapear o envolvimento do cidadão nos projetos de investigação inscritos na UICISA:E;
b) Identificar as estratégias de implementação da Ciência Cidadã por investigadores da Enfermagem da UICISA:E;
c) Mapear as abordagens de envolvimento do cidadão como coinvestigador nas diferentes etapas do ciclo da investigação científica;
d) Identificar os desafios enfrentados na implementação da Ciência Cidadã pelos investigadores da Enfermagem da UICISA:E;
e) Compreender o potencial da Ciência Cidadã em investigações científicas na área da Enfermagem sob a ótica dos investigadores da Enfermagem da UICISA:E.
Espera-se que os resultados da investigação apresentem o potencial da CC na área da Enfermagem, as estratégias de implementação das atividades da CC por pesquisadores da Enfermagem, o impacto dessa prática para a inovação, educação e fortalecimento da relação entre ciência e sociedade, bem como os desafios enfrentados.
Na tarefa 2, o estudo envolverá até três cidadãos já recrutados na bolsa de Cidadãos da UICISA:E, em uma abordagem consultiva. Esses cidadãos participarão das reuniões com os investigadores da equipa proponente deste estudo com o intuito de fornecer opiniões sobre o guião do grupo focal e elaborar a versão final que será utilizada na recolha de dados.
Ao final do estudo, os cidadãos estarão envolvidos em uma abordagem de coprodução para a elaboração de dois Sumários de Evidência, um que será destinado aos investigadores e outro que será destinado aos cidadãos. Para cada sumário de evidência, será necessário realizar duas sessões de cocriação.
ASINGIZWE, D. et al. What do people benefit from a citizen science programme? Evidence from a Rwandan citizen science programme on malaria control. Malaria Journal, v.19, 283, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12936-020-03349-8
BIDDLE, M.S.Y; GIBSON, A; EVANS, D. Attitudes and approaches to patient and public involvement across Europe: A systematic review. Health & social care in the community, v. 29, n.1, p.18-27, 2021. Disponível em: 10.1111/hsc.13111
CLARK, M; CORNES, M. Citizen Science as a Framework for Improving the Science-Society Interface in Long-Term Care Research. Journal of Long Term Care, p.92–99, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.31389/jltc.142
COLLIER, E.; DANIS, M. Participation of Citizen Scientists in Clinical Research and Access to Research Ethics Consultation. The American Journal of Bioethics, v.17, n.4, p.70–72, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15265161.2017.1284933
DUTTA, D. Citizen Science. The International Encyclopedia of Health Communication. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1002/9781119678816.iehc0860
EUROPEAN CITIZEN SCIENCE ASSOCIATION (ECSA). Ten Principles of Citizen Science. Berlin: ECSA, 2015. Disponível em: http://doi.org/10.17605/OSF.IO/XPR2N
KATAPALLY, T.R. The SMART Framework: Integration of Citizen Science, Community-Based Participatory Research, and Systems Science for Population Health Science in the Digital Age. JMIR Mhealth Uhealth, v.7, n.8, e14056, 2019. Disponível em: 10.2196/14056
LEERSUM, C.M.V. et al. Citizen involvement in research on technological innovations for health, care or well-being: a scoping review. Medrxiv, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1101/2022.11.03.22281892
MARKS, L. et al. The case for citizen science in public health policy and practice: a mixed methods study of policymaker and practitioner perspectives and experiences. Health Research Policy and Systems, v.21, 31, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12961-023-00978-8
NATIONAL INSTITUTE FOR HEALTH RESEARCH. Guidance on co-producing a research project. Southampton: INVOLVE, 2018. Disponível em: https://www.invo.org.uk/wp-content/uploads/2019/04/Copro_Guidance_Feb19.pdf
NORBERT, P. Open Nursing Science: Using Citizen Science to Make Nursing Knowledge Wide-Open. 2022. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9781003245957-18/open-nursing-science-using-citizen-science-make-nursing-knowledge-wide-open-patrick-mcmurray
ROWBOTHAM, S. et al. Building capacity for citizen science in health promotion: a collaborative knowledge mobilisation approach. Research Involvement and Engagement, v. 9, 36, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s40900-023-00451-4
SCHMIDT, E.K.; VERZOLA, A.; GRAVERSEN, E.K. Exploring the potential of citizen science: science transformation through citizen involvement in health, conservation and energy research. Proceedings of Science, 2022. Disponível em: https://pos.sissa.it/418/051/
SHAH, S.G.S., et al. Adopting a Citizen Science Approach in Translational Experimental Medicine Research in Non-Alcoholic Fatty Liver Disease: A Study Protocol. Citizen Science: Theory and Practice, v.8, n.1, 59, p. 1–12, 2023. Disponível em: https://doi. org/10.5334/cstp.555
SILVA, R.S.G.; SANTANA, E.S. Ciência Cidadã. Cogitare Enfermagem, v. 28, p. e86901, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.86901.
WIGGINS, A.; WILBANKS, J. The Rise of Citizen Science in Health and Biomedical Research. The American Journal of Bioethics, v.19, n.8, p. 3–14, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15265161.2019.1619859
13/01/2025
30/07/2025
Education and development of the discipline