A Linha Temática 1 (LT1) coordena e orienta a investigação e a translação de conhecimento sobre a educação dos profissionais de saúde, com particular incidência dos enfermeiros, e o desenvolvimento da enfermagem como disciplina.
A LT1 engloba duas áreas de investigação:
− a educação em enfermagem, incluindo a nível interprofissional e colaborativo, e integrando estudos focados em estratégias educativas inovadoras, como a simulação e a supervisão clínica.
− o desenvolvimento da enfermagem como disciplina, incluindo a evolução histórica, a onto-epistemologia e a identidade da enfermagem.
Os projetos da LT1 visam a investigação e transferência de conhecimento sobre:
− Estratégias educacionais inovadoras e centradas no aluno. Estas incluem o estudo da inovação didática e pedagógica na educação em enfermagem e na educação interprofissional, especificamente simulação de alta fidelidade, simulação de média fidelidade, simulação de baixa fidelidade, realidade virtual, realidade aumentada, supervisão clínica, e-learning, b-learning, role-playing, sala de aula invertida (flipped classroom), aprendizagem baseada em equipas (team-based learning), aprendizagem baseada em casos (case-based learning), gamificação, doentes estandardizados (standardized patients);
− A história e a onto-epistemologia da enfermagem numa perspetiva transdisciplinar, interdisciplinar e disciplinar. A investigação histórica e onto-epistemológica permite questionar filosoficamente o domínio da disciplina e a delimitação do seu objeto. Consequentemente, os resultados desta investigação orientam a produção do conhecimento científico da enfermagem;
− O reconhecimento social da profissão, em particular a forma como a profissão de enfermagem é percecionada em contextos sociais mais amplos, incluindo a sua evolução no tempo.