Desenvolvimento de competências em ensino e supervisão clínica em enfermagem de saúde da criança e do adolescente

De natureza qualitativa e quantitativa, transversais e longitudinais, sempre que possível estudos quase ou mesmo experimentais - randomizados e controlados.

 

 

Face a algumas tendências educativas na transição do século XX para o XXI, a ênfase do processo-ensino aprendizagem está colocado no desenvolvimento de competências. As dimensões pessoais, sociais e profissionais tornaram-se então atualmente área de atenção de todos os processos formativos. Discutem-se novas metodologias, novos curricula, centrados nos estudantes, mas mantém-se convivem nos mesmos espaços várias formas de fazer, modelos em uso nem sempre coerentes com os preconizados.

Existem no entanto ao nível dos cursos em vigor várias experiencias pedagógicas das quais nem sempre há a necessária avaliação.

Reconhecem-se por exemplo planos de estudo tradicionais, muito fragmentados e disciplinares com outros mais interdisciplinares, de campos mais largos. Reconhecem-se métodos de ensino ao nível teórico, teórico prático e prático e de ensino clínico frequentemente contraditórios entre si.

Neste contexto justifica-se o aprofundar da investigação nesta área, de tal modo vasta que se assume como projeto estruturante. Este deverá agregar redes de projetos associados que lhe possam dar coerência e sentido.

Desenvolver estudos que visem:

O ensinar adequadamente os estudantes a compreender, identificar, diagnosticar e tomar decisões perante fenómenos de enfermagem ajustados à situação de cada criança e sua família, em diferentes níveis e contextos de formação; Reforçar a capacidade de supervisão de estudantes no processo de construção e desenvolvimento de competências cuidativas ajustadas à situação de cada criança e sua família, em diferentes níveis e contextos de formação; A criação e o aperfeiçoamento de processos e técnicas e dispositivos de ensino e aprendizagem promotores do desenvolvimento de pensamento crítico-reflexivo, da inovação e da emancipação pessoal e profissional nos cuidados à criança e família; A criação e o aperfeiçoamento de processos e técnicas e dispositivos de ensino e aprendizagem promotores do desenvolvimento de competências pessoais, metodológicas, técnicas, éticas na área de enfermagem de saúde da criança e do jovem Avaliação de experiências de ensino e aprendizagem, de molde a poderem ser transferíveis para contextos mais alargados.

Informação do projeto

  • Data de início

    01/01/2013

  • Data de conclusão

    01/01/2024

  • Linha Temática

    Education and development of the discipline

  • Coordination Team
    • Jorge Manuel Amado Apóstolo Coord. PI