Fatores que Influenciam a Qualidade da Supervisão Clínica por Assistentes Convidados em Contexto Clínico

A supervisão clínica é uma dimensão essencial na formação dos estudantes de Enfermagem, funcionando como ponte entre o conhecimento teórico e a prática. Constitui um espaço pedagógico privilegiado para o desenvolvimento de competências clínicas, éticas, relacionais e reflexivas, essenciais à formação de profissionais críticos, autónomos e eticamente responsáveis (Alarcão & Rua, 2005).

Segundo a Ordem dos Enfermeiros (2018), a supervisão clínica é um processo dinâmico, formal e interpessoal entre supervisor e supervisado, destinado à estruturação da aprendizagem e à promoção de decisões autónomas que assegurem a qualidade dos cuidados. Distingue-se do mentoring e do coaching por privilegiar a reflexão crítica sobre a prática (Lyth, 2000; Ryu et al., 2024). Proctor (1986) definiu três funções indissociáveis da supervisão: formativa (desenvolvimento de competências), normativa (garantia ética e técnica) e restaurativa (apoio emocional).

A supervisão é também entendida como um processo ecológico e reflexivo, influenciado por múltiplos contextos. Inspirada no modelo de Bronfenbrenner (1979), envolve a interação entre o estudante, o supervisor, a escola e a instituição de saúde (níveis micro, meso e macro), sendo a sua eficácia dependente não só das competências individuais, mas também das condições organizacionais e das dinâmicas institucionais (Alarcão & Rua, 2005).

A literatura recente identifica fatores que influenciam a eficácia da supervisão clínica, agrupados em quatro domínios principais (Edwards et al., 2005; Rothwell et al., 2021; Ryu et al., 2024):

- Condições organizacionais e logísticas-a falta de tempo protegido, sobrecarga de trabalho e ausência de espaços adequados reduzem a adesão e o impacto da supervisão; instituições que valorizam este processo obtêm melhores resultados formativos.

- Perfil e formação do supervisor – a experiência clínica, a formação pedagógica e a clareza de papéis potenciam a eficácia supervisiva; a comunicação e a confiança são elementos estruturantes.

- Relação escola–instituição de saúde – a articulação entre contextos académico e clínico é determinante para a coerência pedagógica e partilha de objetivos; falhas de comunicação comprometem o processo.

- Cultura institucional e apoio da gestão – o envolvimento das lideranças e o valor atribuído à supervisão influenciam diretamente a sua implementação e sustentabilidade. Apesar da vasta produção científica existente, observa-se uma lacuna na literatura relativamente à perceção dos assistentes convidados sobre os fatores que condicionam a eficácia da supervisão clínica. Estes profissionais desempenham um papel essencial na mediação entre o ensino superior e os contextos de prática, mas enfrentam desafios próprios decorrentes da ausência de formação pedagógica formal e da inserção em realidades institucionais complexas.

O presente estudo procura compreender estes fatores a partir da perceção dos assistentes convidados que realizam supervisão clínica na formação em Enfermagem, contribuindo para o reconhecimento e valorização do seu papel.

A supervisão clínica em Enfermagem é essencial na formação dos estudantes, articulando o conhecimento teórico com a prática e promovendo competências clínicas, éticas e reflexivas. A sua eficácia depende de fatores pedagógicos, organizacionais e institucionais, que influenciam a qualidade da aprendizagem e o desenvolvimento profissional.

Este estudo tem como objetivo identificar os fatores que influenciam a perceção de eficácia da supervisão clínica realizada por assistentes convidados a estudantes da Licenciatura em Enfermagem. Pretende, ainda, analisar a relação entre características profissionais e contextuais e a perceção de eficácia, contribuindo para a melhoria das práticas supervisivas e para o reforço do papel dos assistentes convidados no ensino clínico.

Adota-se uma abordagem quantitativa, descritiva e correlacional, com aplicação de um questionário online aos assistentes convidados da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Espera-se produzir conhecimento que sustente decisões estratégicas na formação e valorização dos supervisores, fortalecendo políticas institucionais que promovam uma supervisão clínica eficaz e, consequentemente, a qualidade da formação em Enfermagem.

O presente estudo tem como objetivo geral identificar os fatores que influenciam a eficácia da supervisão clínica realizada por assistentes convidados junto de estudantes da Licenciatura em Enfermagem.

Para concretizar este propósito, foram definidos os seguintes objetivos específicos:

- Avaliar a perceção dos assistentes convidados relativamente à eficácia da supervisão clínica que desenvolvem em contexto de ensino clínico;

- Identificar fatores pedagógicos, organizacionais, relacionais e institucionais associados à perceção de eficácia da supervisão clínica;

- Analisar a relação entre características sociodemográficas e profissionais dos assistentes convidados e a perceção de eficácia da supervisão clínica;

- Contribuir para a melhoria da qualidade do processo supervisivo, identificando áreas prioritárias de intervenção, formação e apoio institucional.

A presente investigação distingue-se pela abordagem inovadora ao explorar a experiência e integração dos Assistentes Convidados na ESEnfC, grupo este muito importante a ter em conta nas análises institucionais. O estudo propõe uma leitura crítica e sistematizada das suas perceções, desafios e contributos, trazendo evidência científica para uma dimensão essencial da qualidade do ensino em Enfermagem. Ao darmos voz a estes profissionais, a investigação promove uma melhor compreensão das dinâmicas docentes em contexto clínico e apoia a definição de políticas mais inclusivas e sustentáveis na gestão académica da ESEnfC, nomeadamente na vertente dos ensinos clínicos que ocupa praticament metade da carga horária do curso de licenciatura em enfermagem. O impacto esperado estende-se à sociedade, ao contribuir para a formação de enfermeiros mais bem preparados, apoiados por docentes integrados, valorizados e reconhecidos, fortalecendo, assim, a qualidade dos cuidados de saúde prestados ao cidadão.

Não aplicável

  • UICISA:E
  • Gabinete de Ensinos Clínicos da ESEnfC
  • Alarcão, I., & Rua, M. (2005). Interidisciplinaridade, estágios clínicos e desenvolvimento de competências. Texto Contexto Enfermagem, 2(14), 373–382.

    Edwards, D., Cooper, L., Burnard, P., Hanningan, B., Adams, J., Fothergill, A., & Coyle, D. (2005). Factors influencing the effectiveness of clinical supervision. Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing, 12(4), 405–414. https://doi.org/10.1111/J.1365-2850.2005.00851.X,

    Hill, E., & Abhayasinghe, K. (2022). Factors which influence the effectiveness of clinical supervision for student nurses in Sri Lanka: A qualitative research study. Nurse Education Today, 114. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105387

    Lyth, G. M. (2000). Clinical supervision: A concept analysis. Journal of Advanced Nursing, 31(3), 722–729. https://doi.org/10.1046/J.1365-2648.2000.01329.X

    Macedo, A., & Taveira, A. (2024). Inter-collaborative nursing supervision process between hospital organizational management models and academia: a qualitative approach. New Trends in Qualitative Research, 20(3). https://doi.org/https://doi.org/10.36367/ntqr.20.3.2024.e1023

    Ordem dos Enfermeiros. (2018). Regulamento n.o 366/2018, de 14 de junho (pp. 16656–16663). Diário da República n.o 113/2018, Série II de 2018-06-14.

    Proctor, B. (1986). Supervision: A co-operative exercise in accountability. In M. Marken & M. Payne (Eds.), Enabling and ensuring: Supervision in practice. Leicester: National Youth Bureau.

    Rothwell, C., Kehoe, A., Farook, S. F., & Illing, J. (2021). Enablers and barriers to effective clinical supervision in the workplace: A rapid evidence review. BMJ Open, 11(9). https://doi.org/10.1136/BMJOPEN-2021-052929,

    Ryu, H., Buus, N., Naccarella, L., Zarb, L., & Hamilton, B. (2024). Factors that influence the clinical supervision implementation for nurses: A scoping review. Journal of Advanced Nursing, 00, 1–14. https://doi.org/10.1111/JAN.16390;WGROUP:STRING:PUBLICATION

    Informação do projeto

    • Data de Início

      07/10/2025

    • Data de conclusão

      31/12/2027

    • Projeto Estruturante

      Formação e Investigação em Supervisão Clínica em Enfermagem

    • Linha Temática

      Education and development of the discipline

    • Target population
      • Assistentes Convidados; Docentes de Enfermagem
    • Palavras-chave
      • Supervisão Clínica em Enfermagem
      • Assistentes Convidados
      • Formação em Contexto Clínico
      • Formação Contínua em Enfermagem
    • Áreas prioritárias
      • Formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde
    • ODS da Agenda 2030 das Nações Unida
      • Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
    • Equipa de Projeto
      • Joana Margarida Martins da Silva IR
      • Joana Margarida Martins da Silva IR