Fear of Missing Out (FoMO) é um fenómeno psicológico que traduzido à letra significa o “medo de ficar de fora”, sendo caracterizado pela perceção de que os outros estão a ter experiências gratificantes das quais o indivíduo está ausente ou não está a conseguir acompanhar. Este fenómeno intensificou-se com o advento das redes sociais, que facilitam a comparação constante entre a própria vida e as vidas aparentemente ideais retratadas online, mas rapidamente se disseminou para a utilização das novas tecnologias. FoMO gera ansiedade e tem sido associado a várias consequências negativas, incluindo insatisfação com a vida, ansiedade social, e padrões de uso problemáticos de tecnologia e redes sociais (Elhai, Yang, & Montag, 2020).
Os docentes de enfermagem não estão imunes ao FoMO. Com a crescente integração da tecnologia na educação, os docentes de enfermagem enfrentam a pressão de se manterem atualizados com as últimas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas. Esta pressão pode levar ao FoMO, especialmente em um ambiente onde a inovação é rápida e constante. O FoMO pode afetar a autoeficácia dos docentes, a satisfação no trabalho e, em última análise, a qualidade do ensino. Este fenómeno é particularmente preocupante se considerarmos a presença de correlação entre o FoMO e níveis elevados de estresse e ansiedade, exacerbado pela constante necessidade de se manter atualizado com novas informações e tecnologias (Aydinli & Agrali, 2023).
Os docentes que experienciam FoMO podem enfrentar desafios significativos na sua saúde mental, levando a sintomas de ansiedade e insónia, conforme indicado em estudos focados em estudantes de enfermagem (Aydinli & Agrali, 2023). A presença do FoMO pode levar a um uso mais intensivo e, às vezes, problemático da tecnologia. Isto é particularmente relevante no caso dos docentes que podem sentir-se pressionados a usar constantemente ferramentas digitais para não ficarem para trás nas tendências educacionais atuais (Kargın, Türkben Polat, & Coşkun Şimşek, 2020). Além desta pressão constante, o FoMO pode contribuir para a perceção de sobrecarga de trabalho, afetando potencialmente a eficácia e a satisfação no trabalho dos docentes de enfermagem (Hoşgör, Coşkun, Çalışkan, & Gündüz Hoşgör, 2020).
Embora a maioria dos estudos sobre FoMO se concentre em estudantes, é crucial entender o seu impacte nos docentes de enfermagem. A constante evolução da tecnologia na educação pode levar os docentes a “temer ficar para trás” nas práticas de ensino e no uso de novas ferramentas tecnológicas, resultando em FoMO.
Sendo o FoMO um fenómeno relevante e impactante no contexto dos docentes de enfermagem, torna-se crucial compreender e abordar o FoMO entre os docentes de modo a promover um ambiente de ensino eficaz e saudável. Face à emergência deste fenómeno, nomeadamente após as alterações decorrentes da pandemia por COVID-19, será necessário explorar estratégias específicas para mitigar o FoMO entre os docentes de enfermagem, garantindo assim a eficácia na educação em enfermagem e o bem-estar dos docentes.
Este projeto de Investigação e Inovação no Ensino da Enfermagem (IIEE) examina o impacte do fenómeno FoMO (Fear of Missing Out) presente nos docentes de enfermagem. Este fenómeno é descrito como “o medo de ficar de fora”, o medo de não acompanhar a evolução tecnologia exigida aos docentes de enfermagem.
Os docentes de enfermagem não estão imunes ao FoMO, especialmente em ambiente onde a inovação é rápida e constante. O FoMO pode afetar a autoeficácia dos docentes, a sua saúde, a satisfação no trabalho e, em última análise, a qualidade do ensino.
Este estudo visa mapear a evidência científica existente sobre o fenómeno FoMO em docentes de enfermagem, caracterizar o fenómeno FoMO relativo ao uso da tecnologia nos docentes de enfermagem através da realização de um estudo primário e construir um programa de formação que possibilitará a integração dos resultados das etapas anteriores e a preparação da disseminação dos resultados do estudo projetado.
Objetivo geral:
Explorar o fenómeno do FoMO (Fear of Missing Out) relacionado com a utilização da tecnologia no ensino da enfermagem.
Disseminar estratégias de prevenção e mitigação do FoMO nos docentes de enfermagem
Objetivos específicos:
Mapear a evidência científica sobre o Fenómeno em estudo: FoMO relacionado com a utilização da tecnologia no ensino da enfermagem
Caracterizar o FoMO relacionado com a utilização da tecnologia nos docentes de enfermagem da ESEnfC
Construir um programa de formação dirigido aos docentes de enfermagem sobre estratégias de prevenção e mitigação do FoMO.
Sendo o FoMO, um fenómeno ainda pouco explorado no contexto da educação em enfermagem, este estudo surge com um elemento inovador e atual face aos desafios imposto ao docente.
Ambiciona-se que este estudo possa contribuir para: i) melhorar a qualidade do ensino em enfermagem; ii) desenvolvimento de competências digitais, iii) contribuir para a inovação educacional oferecendo insights valiosos no desenvolvimento de estratégias baseadas nas necessidades dos docentes. Ao conseguirem superar o FoMO e integrar a tecnologia de forma eficaz nas suas práticas pedagógicas, há um contributo inegável no seu bem-estar, na sua saúde mental e na saúde pública.
Docentes mais capacitados para uma melhor gestão emocional e mentalmente saudáveis, são capazes de formar enfermeiros mais competentes e aptos a fornecer cuidados eficazes e empáticos. Isso não só melhora a experiência do cidadão, mas também eleva a confiança na saúde pública, contribuindo para uma sociedade mais saudável e resiliente.
Este estudo representa uma inovação na forma como lidamos com os desafios psicológicos impostos pela tecnologia e pelas exigências da educação moderna. O seu impacte estende-se da saúde mental e bem-estar dos docentes até a qualidade da formação dos futuros profissionais de saúde, com benefícios tangíveis para a sociedade e para cada cidadão.
O envolvimento do cidadão será classificado numa primeira fase como uma participação consultiva, com uma abordagem interativa, onde se pretende mobilizar perceções, experiências e conhecimentos únicos e cruciais para a explicação do fenómeno em estudo.
Aydinli, A., & Agrali, H. (2023). The Effect of FoMO on Physıcal Symptoms in Nursing Students. Acıbadem Univ. Sağlık Bilim. Derg., 14 (2): 264-271.
Çatıker, A., Bulucu Büyüksoy, G. D., & Özdi L, K. (2021). Is there a relationship between nursing students' smartphone use, their fear of missing out and their care-related behaviour? Nurse Education in Practice, 54, 103111.
Elhai, J., Yang, H., & Montag, C. (2020). Fear of missing out (FoMO): Overview, theoretical underpinnings, and literature review on relations with severity of negative affectivity and problematic technology use. Brazilian Journal of Psychiatry, 43, 203-209.
Hoşgör, H., Coşkun, F., Çalışkan, F., & Gündüz Hoşgör, D. (2020). Relationship between nomophobia, fear of missing out, and perceived work overload in nurses in Turkey. Perspectives Psychiatric Care, 57(3):1026-1033.
Kargın, M., Türkben Polat, H., & Coşkun Şimşek, D. (2020). Evaluation of internet addiction and fear of missing out among nursing students. Perspectives Psychiatric Care, 56(3):726-731.
Peters, M.; Godfrey, C.; McInerney, P.; Munn, Z.; Tricco, A.; Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews. In JBI Reviewer’s Manual; Aromataris, E., Munn, Z., Eds.; Joanna Briggs Institute: Adelaide, Australia, 2020.
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Education and development of the discipline