Contexto: A simulação é uma estratégia de ensino-aprendizagem cada vez mais utilizada na atualidade. Dela faz parte o debriefing, que é uma discussão metódica, estruturada e dirigida por uma pessoa experiente. Consiste numa revisão autocrítica da intervenção dos estudantes durante a experiência clínica simulada, tendo como fio condutor os objetivos formulados e competências a desenvolver. Permite refletir sobre os sentimentos e as reações de cada estudante durante a simulação. É um momento que permite, também, analisar as intervenções e as decisões dos elementos do grupo que participaram na simulação, de forma a consolidar o conhecimento teórico e interligar com a prática, preparando o estudante para a ação no futuro, em contexto real. Ou seja, é um processo intencional e estruturado de reflexão sobre a ação e para a ação.
Objetivos: Analisar a perceção dos estudantes sobre o debriefing estruturado; construir e validar uma escala de avaliação do debriefing associado à simulação;analisar o impacto do debriefing estruturado, associado à prática simulada na avaliaçãoque o estudante faz desse mesmo debriefing e por fim, analisar a influência do debriefing estruturado em alguns resultados associados à prática simulada.
Para a concretização destes objetivos, foi realizado um conjunto de estudos integrados na finalidade global da investigação, com abordagem multimétodos, mista. Um primeiro estudo de cariz qualitativo, de tipo exploratório e descritivo com análise de conteúdo, segundo o proposto por Bardin em que participaram estudantes do quarto ano do curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra a frequentarem a unidade curricular de Enfermagem de Emergências. Um segundo estudo de investigação metodológica que consistiu na construção e validação de uma escala de avaliação do debriefing associado à simulação, utilizando uma amostra de 209 estudantes de enfermagem do quarto ano do Curso de Licenciatura. Posteriormente um terceiro estudo, experimental do tipo randomizado controlado com 85 estudantes divididos aleatoriamente em grupo experimental e grupo de controlo em que após a prática simulada receberam debriefing estruturado e feedback tradicional respetivamente.
- na perceção dos estudantes, o debriefing estruturado é um método interativo, reflexivo e motivador que permite desenvolver a capacidade de refletir e de desenvolver o pensamento estruturado, assim como aumentar os conhecimentos. Três categorias emergiram na análise de conteúdo: o “impacto cognitivo”, o “impacto psicossocial” e o “impacto afetivo”.
- construída e validada escala, tipo Likert, com 34 itens agrupados em três dimensões: “dimensão psicossocial”, “dimensão cognitiva” e “dimensão afetiva”. Constata-se que a escala apresenta boas propriedades psicométricas, com valores de Alpha superiores a 0.80 no seu global e em cada uma das dimensões.
- os estudantes consideram como mais formativo o debriefing estruturado face ao feedback tradicional. Na opinião dos estudantes existem melhores resultados de aprendizagem em vários domínios como o trabalho em equipa, o estabelecer de prioridades, o desenvolver competências e o desenvolver um pensamento estruturado. O debriefing estruturado permite, ainda, aumentar a autoconfiança, desenvolver competências de liderança, aumentar o potencial de trabalho em equipa e promover a autoconsciência.
01/01/2010
01/01/2016
Education and development of the discipline