IMPLEMENTAÇÃO DA CIÊNCIA CIDADÃ - CONCEPTUALIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS

A Literacia em Saúde(LS) é a “capacidade em influenciar, envolver, formar e apoiar os indivíduos, organizações, comunidades, profissionais de saúde, grupos, media, decisores políticos e outros (…) a melhorarem as suas competências para o acesso, compreensão e uso dos recursos de saúde e da correta navegação no sistema, que visam decisões responsáveis, melhoradas, refletidas e acertadas, seja de indivíduos, grupos de organizações, que promovem e melhorem os resultados em saúde e do bem-estar” (Vaz de Almeida, 2022, p.19). Sabemos que uma maior LS significa mais cuidados com a saúde, maior promoção da saúde e maior prevenção de doenças, preconizando-se assim que favoreça escolhas mais conscientes por parte do cidadão (WHO, 1998; Vaz de Almeida, 2021).

A promoção da LS envolve a criação de materiais de informação de saúde compreensíveis e acessíveis, bem como a educação do cidadão sobre como obter e avaliar informações de saúde, de forma a reconhecer fontes confiáveis de informação (Vaz de Almeida, 2021). A capacidade de compreender as informações é crucial para incentivar os cidadãos no cuidado com a sua saúde, tornando-os parceiros no processo e atualmente, os níveis de LS são insuficientes para que a informação científica e não científica seja capaz de capacitar o cidadão (Arriaga et al., 2022).

Assim a informação deve ser disponibilizada ao cidadão de forma a que seja compreendida, pelo que a co-construção de materiais é uma estratégia válida. O ponto de partida é sempre a informação científica e partimos dos Sumários de Evidência(1) como uma base resumida e sólida para cocriar com o cidadão um Sumário de Evidência Leigo apropriado para os seus pares.

A CC é uma ampla gama de atividades científicas em que os cidadãos estão envolvidos ativamente, contribuindo para a investigação e construção do conhecimento para a ciência e para a sociedade (Groot & Abma, 2022; Vohland et al., 2021). Envolvendo o cidadão ativamente e informadamente no processo científico, promove a tomada de decisão relacionada com a saúde (Wood et al., 2023) e aquisição de novos saberes e competências (Luís, 2022).

Para os idosos, a LS pode capacitá-los na adoção de uma vida mais ativa e numa melhor autogestão das condições crónicas da sua saúde (Eronen et al., 2021) e têm sido envolvidos como “cidadãos investigadores” em vastas áreas de investigação, tais como: mudanças ambientais e políticas locais (King et al., 2020), prática de exercício físico, segurança alimentar (Tuckett et al.,2022), alimentação saudável e vida ativa (Winter et al., 2014). Foi possível verificar a aprendizagem no uso de tecnologias e a capacidade de analisar coletivamente os seus próprios dados (King et al., 2020), tendo havido continuidade na utilização dos conhecimentos e competências adquiridas (Winter et al., 2014).

Assim, os benefícios potenciais das abordagens da CC na promoção da saúde incluem: o aumento da capacidade de pesquisa da melhor informação; a integração das perspetivas da comunidade sobre os problemas e soluções e o aumento da consciencialização pública para esta necessidade; o aumento da aceitação de ações com o propósito de promover a saúde e o bem-estar por parte dos cidadãos (Rowbotham et al., 2023). Apesar destes benefícios válidos, não encontramos definido o melhor método ou estratégias para o envolvimento e forma de trabalhar com os cidadãos, neste caso com o objetivo de co-construir ferramentas para promoção da LS.

Partimos do conhecimento prévio de que o envolvimento dos cidadãos na revisão de materiais informativos para torná-los mais simples e acessíveis (linguagem leiga), representa um tipo de abordagem consultiva da CC. Por outro lado, estratégias como a coautoria de conteúdos e a seleção de representantes dos cidadãos para compartilharem as suas experiências em oficinas e reuniões, exemplificam as abordagens de coprodução e colaborativa (Santana et al., 2022).

Neste sentido, e considerando que a CC tem grande potencial para a inovação, tanto na investigação como em ações ou projetos no âmbito da promoção da saúde, torna-se necessário explorar as estratégias e metodologias assentes nesta abordagem, já que cada vez mais é um contributo para potenciar a Ciência Aberta, na democratização da ciência e da LS.

(1) “resumos curtos que sumariam a evidência internacional existente sobre intervenções/orientações em cuidados de saúde comuns e atividades, baseando-se em pesquisas estruturadas da literatura “ (Apóstolo, 2017, p. 13).

É um projeto na área da Ciência Cidadã (CC) e Literacia em Saúde (LS), integrando áreas que entendemos indissociáveis, cujo principal objetivo é explorar métodos de envolvimento do cidadão na co-construção de sumários de evidência em linguagem leiga por cidadãos idosos, recorrendo a metodologias de envolvimento do cidadão para a co-construção do próprio processo, identificando estratégias mais adequadas para envolver os cidadãos na investigação relacionada com a saúde. Através da integração da CC como abordagem inovadora para promover a LS e capacitar a população, neste caso a pessoa idosa, esta promove a capacidade de pesquisa da melhor informação, a integração da perspetivas da comunidade sobre os problemas e soluções e o aumento da consciencialização pública para esta necessidade, e ainda aumenta a aceitação de ações com o propósito de promover a saúde e o bem-estar por parte dos cidadãos. Pretendemos ainda perceber a relação deste processo na LS, estilos de vida, cognição, bem como compreender o interesse pela investigação científica dos idosos envolvidos podendo encontrar aqui variáveis que possam estar relacionadas com a implementação da CC.Ao explorar os benefícios da CC na promoção da saúde, o estudo visa enriquecer as abordagens tradicionais de LS, promovendo uma participação mais significativa e consciente por parte dos cidadãos. Como resultado, espera-se contribuir para o avanço da CC, da LS e da promoção da saúde.

Objetivo geral: Validação da metodologia de envolvimento do cidadão na construção de ferramentas para promoção da literacia em saúde.

Objetivos específicos:

Co-construir e co-validar um guião de envolvimento do cidadão no processo de construção de sumários de evidência leigos.

Compreender as experiências dos cidadãos idosos sobre o seu envolvimento no processo de construção de sumários de evidência leigos.

Co-criar e co-validar com os cidadãos, um pictograma que dê suporte ao resultado do questionário de avaliação de Escala do Perfil do Estilo de Vida Individual, de modo a avaliar os estilos de vida da população envolvida no projeto.

Avaliar a fragilidade, LS, estilos de vida e cognição em cidadãos idosos na comunidade que serão os atores na co-construção dos sumários de evidência leigos

Por se tratar de um projeto inovador que combina CC e LS permite redefinir a investigação científica e o seu impacto para a sociedade. O objetivo central deste projeto é envolver cidadãos idosos na co-criação de sumários de evidência leigos, em linguagem acessível, promovendo sua participação ativa em todo o processo. Essa abordagem inovadora visa capacitar os idosos a tomar decisões informadas sobre a sua saúde e promoção do bem-estar.

O projeto adota uma abordagem colaborativa, consultiva e de coprodução, permitindo que os próprios idosos desempenhem um papel fundamental na definição das metodologias adequadas para os seus pares. Isto garante que a investigação seja relevante para as suas necessidades e perspetivas, promovendo uma reflexão ativa sobre as melhores práticas na investigação e na comunicação do conhecimento produzido envolvendo cidadãos.

Além disso, o projeto avaliará o processo de construção dos sumários pelos cidadãos idosos, explorando as motivações e o interesse destes na investigação científica. Essas medidas ajudarão a determinar o verdadeiro valor desta colaboração entre CC e LS na promoção da saúde e no enriquecimento das abordagens tradicionais de investigação em saúde.

De forma geral, este projeto representa uma inovação na investigação científica, capacitando os cidadãos idosos a desempenhar um papel ativo na promoção da sua própria saúde e na produção de conhecimento. A integração da CC como abordagem inovadora procura melhorar o envolvimento dos cidadãos na promoção da saúde e contribuir para avanços na CC e na LS.

Os procedimentos do projeto foram colocados à consideração da Comissão de Ética da UICISA:E, tendo tido parecer favorável (P967_09_2023) em 18.10.2023

Seguindo os princípios da CC, e as abordagens de envolvimento descritas pela literatura, este projeto prevê a participação ativa de quatro cidadãos voluntários, que estarão envolvidos através das abordagens consultiva e colaborativa no processo de co-construção do guião (versão 0) a ser co-validado pelos participantes do projeto. Estes cidadãos, com características semelhantes ao público-alvo do projeto, inserem-se como cidadãos investigadores (co-investigadores) e serão recrutados a partir das ações do projeto de estudo associado inscrito na UICISA:E/ESEnfC “Ciência cidadã: do fazer ao comunicar ciência na ótica do cidadão”.

Acredita-se que através deste envolvimento o projeto alcance maior valor e relevância, tanto no sentido do sucesso das estratégias adotadas durante as sessões e da aceitabilidade por parte dos participantes, como da promoção do conhecimento científico viabilizado desde a fase de conceção do projeto.

  • UCC Norton de Matos
  • UCC São Martinho do Bispo
  • Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (https://splsportugal.com)
  • Cristina Vaz de Almeida , Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Coordenadora e Diretora da Pós-Graduação Literacia em Saúde, Ispa-Instituto Universitário
  • Carlos Lopes Coordenador e Diretor da Pós-Graduação Literacia em Saúde, Ispa-Instituto Universitário
  • Arriaga, M., Francisco, R., Nogueira, P., Oliveira, J., Silva, C., Câmara, G., Sørensen, K., Dietscher, C., & Costa, A. (2022). Health Literacy in Portugal: Results of the Health Literacy Population Survey Project 2019–2021. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(7), 4225. https://doi.org/10.3390/ijerph19074225

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    Faria, A. D. C. A., Martins, M. M., Ribeiro, O. M. P. L., Ventura-Silva, J. M. A., Teles, P. J. F. C., & Laredo-Aguilera, J. A. (2022). Adaptation and Validation of the Individual Lifestyle Profile Scale of Portuguese Older Adults Living at Home. International journal of environmental research and public health, 19(9), 5435. https://doi.org/10.3390/ijerph19095435

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    Vaz de Almeida, C. (2021). Digital Health Literacy: A Future Healthy Choice. International Journal of Mobile Devices, Wearable Technology, and Flexible Electronics (IJMDWTFE), 11(1), 49–62. https://doi.org/10.4018/IJMDWTFE.20210101.oa4

    Vohland, K., Land-Zandstra, A., Ceccaroni, L., Lemmens, R., Perelló, J., Ponti, M., ... & Wagenknecht, K. (2021). The science of citizen science evolves. Chapter 1. in Vohland, K. et al (Eds.).(2021) The Science of Citizen Science. Springer. https://doi. org/10.1007/978-3-030-58278-4. pp 1-12.

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    Winter, S. J., Goldman Rosas, L., Padilla Romero, P., Sheats, J. L., Buman, M. P., Baker, C., & King, A. C. (2016). Using citizen scientists to gather, analyze, and disseminate information about neighborhood features that affect active living. Journal of immigrant and minority health, 18, 1126-1138.

    Wood, G. E. R., Pykett, J., Banchoff, A., King, A. C., & Stathi, A. (2023). Employing citizen science to enhance active and healthy ageing in urban environments. Health & Place, 79, 102954. https://doi.org/10.1016/j.healthp

    Informação do projeto

    • Data de início

      30/09/2023

    • Data de conclusão

      29/09/2025

    • Linha Temática

      Education and development of the discipline

    • Target population
      • Cidadãos na comunidade (inicia com séniores, mas pode estender-se a outros adultos)
    • Palavras-chave
      • Ciência cidadã
      • Metodologias
      • Extensão à comunidade
      • Pessoa Idosa
      • Estratégias
      • Literacia em Saúde
    • Áreas prioritárias
      • Educação para a Saúde e Literacia
      • Formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde
    • ODS da Agenda 2030 das Nações Unida
      • Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
    • Equipa
      • Silvia Manuela Dias Tavares da Silva RI
      • Elaine dos Santos Santana
      • Joana Vanessa Ribeiro Bernardo
      • Aline Conceição Silva
      • Inga Barbulat Donici
      • Ana Faria
      • Armando Manuel Marques Silva
      • Maria da Conceição Gonçalves Marques Alegre de Sá
      • Lucia Helena Penna
      • Fernanda Lanza