Reconhecimento social e profissional dos enfermeiros (ReSoPrE)

A imagem dos enfermeiros na sociedade ainda não valoriza plenamente as suas competências. A imagem que os enfermeiros têm de si próprios parece criar essa imagem pública (ten Hoeve et al., 2014).

Os indicadores do reconhecimento profissional dos enfermeiros estão ligados à sua autonomia na tomada de decisão que varia muito entre os países (Maier & Aiken, 2016), na prática baseada em evidência (PBE), que sendo escassa é igualmente deficitária na sua comparação entre países, e no desempenho de funções avançadas muito variável no atual sistema de saúde Europeu, principalmente no domínio da prescrição de medicamentos (De Baetselier et al., 2021).

Este projeto visa avaliar o reconhecimento social e profissional dos enfermeiros, sua evolução no tempo em Portugal e na Europa e mapear as diferenças nas funções avançadas no cuidado farmacoterapêutico (especialmente gestão de prescrições), raciocínio clínico e prática baseada em evidência.

Trata-se de um projeto inserido num projeto Europeu que engloba 9 países Europeus e no qual Portugal através da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra faz parte. Vários estudos serão desenvolvidos no âmbito deste projeto para explorar a autonomia, as práticas baseadas em evidências e o papel (avançado) dos enfermeiros no cuidado farmacoterapêutico e suas tendências futuras visando criar um plano de desenvolvimento curricular de formação de enfermeiros no espaço Europeu que favoreça o desenvolvimento de competências avançadas reconhecidas no seio das equipas multiprofissionais em saúde, promovam a livre circulação de enfermeiros no mercado de trabalho e a sua valorização profissional e social.

ten Hoeve Y, Jansen G, Roodbol P. The nursing profession: public image, self-concept and professional identity. A discussion paper. J Adv Nurs. 2014;70(2):295-309 Maier CB, Aiken LH. Mudança de tarefas de médicos para enfermeiros na atenção primária em 39 países: um estudo comparativo entre países. Eur J Saúde Pública. 2016;26(6):927-34 De Baetselier E, Van Rompaey B, Dijkstra NE, ..., Dilles T. The NUPHAC-EU Framework for Nurses' Role in Interprofessional Pharmaceutical Care: Cross-Sectional Evaluation in Europe. IJERPH. 2021;18(15).

Avaliar o reconhecimento social e profissional dos enfermeiros e sua evolução no tempo em Portugal;

Mapear as diferenças no reconhecimento social e profissional e sua evolução no tempo em Portugal.

Avaliar a evolução da gestão de prescrições, o raciocínio clínico e prática baseada em evidencias por enfermeiros de diferentes níveis educacionais ao longo do tempo em Portugal.

  • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Grupo SANFIL medicina
  • CHUC
  • Ordem dos Enfermeiros
  • University of Antwerp
  • Nursing Sciences and Social Sciences Belgium
  • Swansea University, UK
  • Univerza Na Primorskem Universita del Litorale, Slovenia
  • University of Peloponesse, Greece
  • Universidad de Alicante, Spain
  • Hogskolen I Ostfold, Norway
  • Stichting Hogeschool Utrecht. Netherlands
  • ANASTE Humanitas Foundation, Italy
  • Nurse and Pharmaceutical Care (NuPhaC)
  • Federation Européenne des Associations Infirmières Aisbl, EU
  • De Baetselier, E., Van Rompaey, B., Dijkstra, N. E., Sino, C. G., Akerman, K., Batalha, L. M., Fernandez, M. I. D., Filov, I., Grøndahl, V. A., Heczkova, J., Helgesen, A. K., Keeley, S., Kolovos, P., Langer, G., Ličen, S., Lillo-Crespo, M., Malara, A., Padyšáková, H., Prosen, M., … Dilles, T. (2021). The NUPHAC-EU Framework for Nurses’ Role in Interprofessional Pharmaceutical Care: Cross-Sectional Evaluation in Europe. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(15), 7862. https://doi.org/10.3390/ijerph18157862

    European Higher Education Area and Bologna Process. (1999). http://www.ehea.info/page-ministerial-conference-bologna-1999

    European qualifications framework (EQF). (2009, setembro 22). CEDEFOP. https://www.cedefop.europa.eu/en/projects/european-qualifications-framework-eqf

    Functiedifferentiatie in de verpleegkundige zorg: Mogelijkheden en beperkingen | KCE. (2008). https://kce.fgov.be/nl/functiedifferentiatie-in-de-verpleegkundige-zorg-mogelijkheden-en-beperkingen

    Glinos, I. A. (2015). Health professional mobility in the European Union: Exploring the equity and efficiency of free movement. Health Policy, 119(12), 1529–1536. https://doi.org/10.1016/j.healthpol.2015.08.010

    Lauxen, O., Larsen, C., & Slotala, L. (2019). [The international recruitment of nurses as a strategy for managing labour shortages in Germany: The case of Hesse]. Bundesgesundheitsblatt, Gesundheitsforschung, Gesundheitsschutz, 62(6), 792–797. https://doi.org/10.1007/s00103-019-02956-4

    Maier, C. B., & Aiken, L. H. (2016). Task shifting from physicians to nurses in primary care in 39 countries: A cross-country comparative study. European Journal of Public Health, 26(6), 927–934. https://doi.org/10.1093/eurpub/ckw098

    Satu, K.-U., Leena, S., Mikko, S., Riitta, S., & Helena, L.-K. (2013). Competence areas of nursing students in Europe. Nurse Education Today, 33(6), 625–632. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.01.017

    ten Hoeve, Y., Jansen, G., & Roodbol, P. (2014). The nursing profession: Public image, self-concept and professional identity. A discussion paper. Journal of Advanced Nursing, 70(2), 295–309. https://doi.org/10.1111/jan.12177

    Informação do projeto

    • Data de início

      01/01/2023

    • Data de conclusão

      Em desenvolvimento

    • Linha Temática

      Education and development of the discipline

    • Palavras-chave
      • : Enfermagem
      • Valorização Social
      • Prática Farmacêutica Baseada em Evidências
      • autonomia profissional
    • Equipa
      • Luís Manuel da Cunha Batalha Coord. PI
      • Maria Isabel Domingues Fernandes Coord.
      • José Miguel Sousa Pedro Seguro Coord.
      • Paulo Alexandre Carvalho Ferreira Coord.