A imagem dos enfermeiros na sociedade ainda não valoriza plenamente as suas competências. A imagem que os enfermeiros têm de si próprios parece criar essa imagem pública (ten Hoeve et al., 2014).
Os indicadores do reconhecimento profissional dos enfermeiros estão ligados à sua autonomia na tomada de decisão que varia muito entre os países (Maier & Aiken, 2016), na prática baseada em evidência (PBE), que sendo escassa é igualmente deficitária na sua comparação entre países, e no desempenho de funções avançadas muito variável no atual sistema de saúde Europeu, principalmente no domínio da prescrição de medicamentos (De Baetselier et al., 2021).
Este projeto visa avaliar o reconhecimento social e profissional dos enfermeiros, sua evolução no tempo em Portugal e na Europa e mapear as diferenças nas funções avançadas no cuidado farmacoterapêutico (especialmente gestão de prescrições), raciocínio clínico e prática baseada em evidência.
Trata-se de um projeto inserido num projeto Europeu que engloba 9 países Europeus e no qual Portugal através da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra faz parte. Vários estudos serão desenvolvidos no âmbito deste projeto para explorar a autonomia, as práticas baseadas em evidências e o papel (avançado) dos enfermeiros no cuidado farmacoterapêutico e suas tendências futuras visando criar um plano de desenvolvimento curricular de formação de enfermeiros no espaço Europeu que favoreça o desenvolvimento de competências avançadas reconhecidas no seio das equipas multiprofissionais em saúde, promovam a livre circulação de enfermeiros no mercado de trabalho e a sua valorização profissional e social.
ten Hoeve Y, Jansen G, Roodbol P. The nursing profession: public image, self-concept and professional identity. A discussion paper. J Adv Nurs. 2014;70(2):295-309 Maier CB, Aiken LH. Mudança de tarefas de médicos para enfermeiros na atenção primária em 39 países: um estudo comparativo entre países. Eur J Saúde Pública. 2016;26(6):927-34 De Baetselier E, Van Rompaey B, Dijkstra NE, ..., Dilles T. The NUPHAC-EU Framework for Nurses' Role in Interprofessional Pharmaceutical Care: Cross-Sectional Evaluation in Europe. IJERPH. 2021;18(15).
Avaliar o reconhecimento social e profissional dos enfermeiros e sua evolução no tempo em Portugal;
Mapear as diferenças no reconhecimento social e profissional e sua evolução no tempo em Portugal.
Avaliar a evolução da gestão de prescrições, o raciocínio clínico e prática baseada em evidencias por enfermeiros de diferentes níveis educacionais ao longo do tempo em Portugal.
De Baetselier, E., Van Rompaey, B., Dijkstra, N. E., Sino, C. G., Akerman, K., Batalha, L. M., Fernandez, M. I. D., Filov, I., Grøndahl, V. A., Heczkova, J., Helgesen, A. K., Keeley, S., Kolovos, P., Langer, G., Ličen, S., Lillo-Crespo, M., Malara, A., Padyšáková, H., Prosen, M., … Dilles, T. (2021). The NUPHAC-EU Framework for Nurses’ Role in Interprofessional Pharmaceutical Care: Cross-Sectional Evaluation in Europe. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(15), 7862. https://doi.org/10.3390/ijerph18157862
European Higher Education Area and Bologna Process. (1999). http://www.ehea.info/page-ministerial-conference-bologna-1999
European qualifications framework (EQF). (2009, setembro 22). CEDEFOP. https://www.cedefop.europa.eu/en/projects/european-qualifications-framework-eqf
Functiedifferentiatie in de verpleegkundige zorg: Mogelijkheden en beperkingen | KCE. (2008). https://kce.fgov.be/nl/functiedifferentiatie-in-de-verpleegkundige-zorg-mogelijkheden-en-beperkingen
Glinos, I. A. (2015). Health professional mobility in the European Union: Exploring the equity and efficiency of free movement. Health Policy, 119(12), 1529–1536. https://doi.org/10.1016/j.healthpol.2015.08.010
Lauxen, O., Larsen, C., & Slotala, L. (2019). [The international recruitment of nurses as a strategy for managing labour shortages in Germany: The case of Hesse]. Bundesgesundheitsblatt, Gesundheitsforschung, Gesundheitsschutz, 62(6), 792–797. https://doi.org/10.1007/s00103-019-02956-4
Maier, C. B., & Aiken, L. H. (2016). Task shifting from physicians to nurses in primary care in 39 countries: A cross-country comparative study. European Journal of Public Health, 26(6), 927–934. https://doi.org/10.1093/eurpub/ckw098
Satu, K.-U., Leena, S., Mikko, S., Riitta, S., & Helena, L.-K. (2013). Competence areas of nursing students in Europe. Nurse Education Today, 33(6), 625–632. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.01.017
ten Hoeve, Y., Jansen, G., & Roodbol, P. (2014). The nursing profession: Public image, self-concept and professional identity. A discussion paper. Journal of Advanced Nursing, 70(2), 295–309. https://doi.org/10.1111/jan.12177
01/01/2023
Em desenvolvimento
Education and development of the discipline