SimuCarePro

Contexto: O recurso à simulação em saúde tornou-se uma prática comum em instituições hospitalares e de ensino. No entanto, constata-se algumas diferenças na sua utilização. Observamos ainda uma escassez de instrumentos de avaliação validados para avaliar o impacto da formação em simulação na aquisição das competências necessárias à prestação de cuidados de qualidade aos doentes.

Objetivo do projecto: O SimuCarePro pretende desenvolver instrumentos de formação na área da simulação em saúde com o objetivo de otimizar as competências dos profissionais de enfermagem e, por conseguinte, a qualidade dos cuidados. Serão consideradas duas abordagens. Por um lado, o projeto promove a cooperação entre os formandos e os profissionais de saúde. Os participantes irão colaborar no desenvolvimento de cenários de simulação, combinando os objetivos da formação inicial e da melhoria das práticas profissionais. Por outro lado, o projeto irá investigar o desenvolvimento e a validação de cenários de simulação, assim como a avaliação dos resultados da aprendizagem e o seu impacto nas práticas.

Processo:

    Colaboração entre estudantes, professores e profissionais no sentido de identificar um problema central dentro de uma unidade de cuidados de saúde. Com base nesses problemas, os estudantes e os formadores irão desenvolver cenários de simulação, com maior ênfase em três aspetos: referenciar o caso e as possíveis soluções baseados em evidências científicas (EBE, MBE), desenvolvimento de competências de juízo clínico e comunicação multidisciplinar. Os cenários serão testados durante as sessões de simulação, sendo estas animadas pelos estudantes e dirigidas aos profissionais. Estas sessões irão permitir a elaboração conjunta de protocolos de cuidados de saúde baseados em dados fiáveis e diretamente transferíveis para os hospitais. No decurso deste processo, será dada especial atenção aos resultados da aprendizagem e ao seu impacto nas práticas profissionais.

  • Haute École Libre Mossane (HELMO) – Bélgica - Promotor
  • Initiatives pour une Formation Eficace (INFOREF) – Bélgica - Coordenador
  • Institute Superieur de Soins Infirmiers Galille (ISSIG) - Bélgica
  • iLumens, Université Paris Descartes - França
  • Université de Medicine et Pharmacie IULIU HATIEGANU) – Roménia
  • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Resultados previstos:

      Criação de cenários de simulação relevantes (semelhantes à prática clínica) validados por profissionais da área da formação, investigação e saúde Desenvolvimento de uma grelha de validação para os cenários de simulação Desenvolvimento de uma grelha de observação das competências de aprendizagem adquiridas nas sessões de simulação Cooperação na elaboração de protocolos de cuidados de saúde pelas entidades envolvidas na formação (estudantes, professores) e profissionais de saúde Criação de um guia metodológico para a construção de cenários de simulação de elevada qualidade e elaboração de protocolos de cuidados de saúde validados e baseados em evidências científicas (EBE e MBE) Organização de um colóquio internacional sobre simulação em saúde (junho de 2018)

    Informação do projeto

    • Data de início

      01/01/2015

    • Data de conclusão

      01/01/2018

    • Linha Temática

      Education and development of the discipline

    • Equipa
      • José Carlos Amado Martins RI
      • Maria Isabel Domingues Fernandes
      • Luís Miguel Nunes de Oliveira
      • Rui Carlos Negrão Batista
      • Verónica Rita Dias Coutinho