Contexto: A simulação de alta-fidelidade, enquanto estratégia de ensino e aprendizagem, é cada vez mais uma realidade nas escolas de enfermagem do mundo e de Portugal, pelas crescentes exigências em saúde, da sociedade e do próprio doente, permitindo que o estudante desenvolva competências cognitivas, psicomotoras e relacionais, tão importantes para os contextos clínicos da sua vida académica e profissional.
Objetivos: identificar a melhor evidência científica sobre os ganhos percebidos pelos estudantes de enfermagem, em relação à prática simulada com simuladores de alta-fidelidade; analisar as vivências dos estudantes de licenciatura em enfermagem face à participação em experiências clínicas simuladas com simulação de alta-fidelidade (SAF); Validar um instrumento de avaliação da satisfação com as experiências clínicas simuladas (ESECS); Validar um instrumento de avaliação dos ganhos percebidos com a SAF (EGPSA) e Analisar e avaliar comparativamente os ganhos e a satisfação percebidos pelos estudantes de enfermagem, em função da participação em práticas simuladas de média e de alta-fidelidade.
Metodologia: Para dar resposta ao 1º objetivo foi realizada uma revisão sistemática da literatura entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011; para o 2º objetivo foi realizado um estudo qualitativo de abordagem fenomenológica de acordo com as etapas processuais de Amadeo Giorgi; para o 3º 3 4º objetivos foi aplicada a ESECS (17 itens) a 181 estudantes e a EGPSA (26 itens) a 458 estudantes, respetivamente. Realizada análise fatorial com rotação ortogonal varimax e a estimativa da consistência interna em ambas as escalas; para responder ao 5º objetivo foi realizado estudo experimental randomizado com aplicação da ESECS e da EGPSA a 85 estudantes, que realizaram práticas simuladas em ambiente de média fidelidade (grupo de controlo) e ambiente de alta-fidelidade (grupo experimental). Estabelecido um nível de significância de p < 0,05.
Do estudo de revisão foram selecionados 9 artigos, publicados entre 2005 e 2011, dos quais emergiram os temas: satisfação; aprendizagem e sua motivação; realismo; autoconfiança; habilidades técnicas; reflexão sobre a ação e transferência de competências. No estudo qualitativo, emergiu uma estrutura essencial do fenómeno assente em quatro componentes: “Ser estudante com simulação de alta-fidelidade”, “Relação com os pares em simulação”, “Experiência clínica simulada com alta-fidelidade” e “Expetativas futuras após simulação de alta-fidelidade”. Na ESECS obteve-se elevada correlação de praticamente todos os itens com o total da escala, com um valor de Alpha de 0,91. Os itens da escala foram divididos em 3 fatores com uma consistência interna entre 0,73 e 0,89. A EGPSA apresenta elevada correlação de praticamente todos os itens com o total da escala, com um Alpha de 0,95. Os 5 fatores apresentam uma consistência interna entre 0,69 e 0,93. No estudo experimental a satisfação é estatisticamente significativa na dimensão realismo (p< 0,001) e na satisfação global (p< 0,01). Nos ganhos percebidos com a simulação existe diferença estatisticamente significativa na dimensão reconhecimento / decisão (p< 0,05).
01/01/2010
01/01/2016
Education and development of the discipline