Globalmente, a profissionalização da profissão de enfermagem está a aumentar devido a um desenvolvimento cada vez maior e mais amplo dos seus conhecimentos teóricos e técnicos.
Apesar desta tendência na melhoria da imagem social dos enfermeiros, os estudos continuam a mostrar que uma grande parte da população não valoriza plenamente as competências dos enfermeiros. Até a imagem que os próprios enfermeiros têm de si mesmos parece contribuir para essa imagem pública menos positiva. A sua autoestima baixa, combinada com uma presença limitada no debate público, leva a esta insuficiente valorização social do trabalho dos enfermeiros (ten Hoeve et al., 2014).
Os objetivos deste estudo são, em Portugal, analisar o reconhecimento social dos enfermeiros na perspetiva da população em geral (>18 anos) e pelos próprios enfermeiros; e descrever a sua evolução do reconhecimento social ao longo de 9 anos mapeando as diferenças.
Em coerência com o programa trienal Nursing Now visamos promover a saúde melhorando o estatuto social e o perfil dos enfermeiros para que possamos atrair e reter enfermeiros qualificados nas escolas, harmonizar os currículos e os níveis de ensino a nível Europeu, e facilitar a mobilidade internacional dos enfermeiros no mercado Europeu de trabalho.
O programa trienal Nursing Now visa promover a saúde melhorando o estatuto e o perfil dos enfermeiros em todo o mundo. Globalmente, a profissionalização da profissão de enfermagem está em franco desenvolvimento, mas os estudos mostram que ainda não se valoriza plenamente as competências dos enfermeiros. Por outro lado, a imagem que os enfermeiros têm de si próprios parece alimentar essa imagem pública.
Esta imagem da profissão faz com que as instituições de saúde tenham cada vez mais dificuldades em atrair e reter enfermeiros qualificados. Por outro lado, a mobilidade internacional dos enfermeiros no mercado de trabalho Europeu tornou-se cada vez mais importante para dar resposta a este fenómeno. e várias reformas já foram implementadas para harmonizar os currículos e os níveis de ensino a nível Europeu.
O benchmark entre países pode ajudar os enfermeiros de países com menor nível de reconhecimento a lutar por um melhor reconhecimento, com potenciais benefícios para a qualidade do cuidado. Mais igualdade pode apoiar a mobilidade laboral do enfermeiro Europeu.
O estudo sobre a perceção que a população e os próprios enfermeiros Portugueses têm do seu valor social pode ser um importante contributo para garantir uma melhor imagem e função desempenhada pelos enfermeiros e consequentemente aumentar os níveis de adesão à profissão, motivação dos seus profissionais e desenvolvimento dos seus currículos escolares em prol de uma identidade profissional sólida com desenvolvimento de competências específicas cada vez mais complexas acompanhando o que são as necessidades atuais e futuras da sociedade e do que se espera do enfermeiro enquanto elemento de uma equipa de saúde.
De Baetselier, E., Van Rompaey, B., Dijkstra, N. E., Sino, C. G., Akerman, K., Batalha, L. M., Fernandez, M. I. D., Filov, I., Grøndahl, V. A., Heczkova, J., Helgesen, A. K., Keeley, S., Kolovos, P., Langer, G., Ličen, S., Lillo-Crespo, M., Malara, A., Padyšáková, H., Prosen, M., … Dilles, T. (2021). The NUPHAC-EU Framework for Nurses’ Role in Interprofessional Pharmaceutical Care: Cross-Sectional Evaluation in Europe. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(15), 7862. https://doi.org/10.3390/ijerph18157862
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01/01/2023
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Education and development of the discipline