Nursing Ethics Laboratory

O ambiente de trabalho nas instituições de saúde é cada vez mais exigente, considerando as constantes mudanças sociais e organizacionais, os progressos da ciência e da tecnologia, a complexidade das situações de saúde/doença, a diversidade dos destinatários dos cuidados de saúde, a escassez de recursos e de tempo. Paralelamente, a maior informação e esclarecimento dos cidadãos, a maior conscientização dos seus direitos, culminam numa maior exigência com a segurança e a qualidade dos cuidados de saúde (Ertugrul et al., 2022). Acresce o trabalho em equipa interdisciplinar e interprofissional e a maior autonomia do enfermeiro obrigam à capacidade de tomada de decisão fundamentada perante as diversas questões éticas em enfermagem, o que implica a necessidade de desenvolvimento, reforço e aprofundamento de competências éticas nos enfermeiros. A capacidade de tomada de decisão ética é fundamental para uma prática de cuidados de enfermagem com qualidade (Pacheco, 2011; Fry & Johnstone, 2002).
Os enfermeiros necessitam de uma maior consciência ética e competência ética para gerir a complexidade dos ambientes de trabalho (hospitais, estruturas residenciais para idosos, cuidados domiciliários, entre outros) (ETHCOM, 2021). Para tal, necessitam de uma aprendizagem em profundidade que promova o desenvolvimento da competência ética, sendo necessários métodos de aprendizagem experimental que não visam transmitir conhecimentos éticos, mas estabelecer uma mudança de comportamento ético (ETHCOM, 2021).
No estudo de revisão sistemática, com 27 artigos científicos, realizado por González-Blázquez et al. (2024) evidenciou-se uma falta de conhecimentos e de competências para abordar os conflitos éticos entre os profissionais e os estudantes de cuidados de saúde. A formação específica em ética foi identificada como uma estratégia eficaz para melhorar os conhecimentos, as atitudes, os valores e as competências éticas na prática profissional. Os mesmos autores defendem que é necessária uma abordagem global para promover a formação ética no domínio dos cuidados de saúde, o que implica a incorporação da ética nos currículos académicos, a oferta de programas de formação contínuos e eficazes para os profissionais de saúde e a resposta às necessidades específicas de cada contexto. A melhoria das práticas éticas e da qualidade no domínio dos cuidados de saúde é crucial para garantir o bem-estar dos doentes e o desenvolvimento profissional dos prestadores de cuidados de saúde.
Os enfermeiros alicerçados no comportamento ético adequado, devem ser capazes de conciliar conhecimentos científicos e tecnológicos e competências relacionais e humanas (Pacheco, 2011; Vanlaere et al., 2012).
Gallagher (2006), autora de referência no estudo e investigação da Ética em Enfermagem, defende que a competência ética tem cinco fases: saber ético, ver ético, refletir ético, fazer ético e ser ético.
Diversos estudos evidenciam que a competência ética é fundamental para a excelência do cuidar em enfermagem (Vanlaere et al., 2012; Gallagher & Vanlaere, 2016; Gallagher, et al. 2022).
Num estudo desenvolvido por Vanlaere et al. (2012), os autores defendem que o próprio ambiente de trabalho deve evoluir para um "contexto educativo" em que a empatia possa ser mais praticada e permita a reflexão ética, consideram que é necessária mais investigação para compreender melhor a forma como a empatia conduz a mudanças de comportamento a longo prazo favorecendo a integração da competência ética dos enfermeiros.
Hutagaol et al. (2024) evidenciam que os valores profissionais estão em constante evolução. São influenciados por vários fatores que podem ser pessoais, relacionados com as experiências, a educação e as perspetivas individuais de significado de cada um. Defendem que só uma compreensão mais profunda dos valores e da sua formação, pode proporcionar uma nova orientação para o domínio da Enfermagem e revigorar a profissão de enfermeiro.
Importa também enfatizar o contributo decisivo dos enfermeiros gestores que, através de uma liderança ética, tem poder para implementar mudanças e/ou criar/co-construir ambientes de trabalho éticos positivos (Numminen et al. 2015), promotores de práticas de enfermagem de qualidade e simultaneamente promotoras de maior satisfação com o trabalho e redução de burnout e desgaste emocional dos enfermeiros. Numminen et al. (2015) defendem que é necessário investigar sobre questões da liderança ética dos enfermeiros gestores na criação de ambientes de trabalho éticos positivos e desenvolver intervenções, cursos de formação contínua e debates destinados a promover climas éticos positivos junto dos gestores, dos enfermeiros e das equipas multiprofissionais.
Detetando-se a inexistência de um projeto estruturante inscrito na UICISA-E que permita a organização do pensamento de investigação na área de Ética, propomos a criação do Laboratorio de Ética em Enfermagem (LEE), perspetivando-o de forma ampla e organizadora, de modo a permitir o acolhimento de diferentes projetos de estudos associados.
O Laboratorio de Ética em Enfermagem (LEE):
- investiga, ensina e aplica métodos de inovação pedagógica, para o desenvolvimento da competência ética em estudantes e enfermeiros, com vista à melhoria do clima ético nos serviços de saúde e da qualidade do cuidar em enfermagem;
- é um projeto estruturante a inscrever na UICISA-E, que se dedica à criação, aplicação, disseminação e transferência do conhecimento científico na área de Ética em Enfermagem;
- tem como visão a formação científica e humanista de enfermeiros.
A equipa de investigadores é constituída por professores da Equipa Disciplinar de Ética na ESEnfC, responsáveis pela regência e lecionação das UC’s de Ética e Deontologia na licenciatura, nos mestrados em enfermagem e na pós-graduação.
Nos últimos anos, esta equipa de investigadores e professores tem-se dedicado à criação, desenvolvimento e avaliação de metodologias e materiais pedagógicos inovadores para o ensino de Ética e Deontologia em Enfermagem (Moreira & Lopes, 2022; Lopes et al., 2023). Paralelamente, desde 2021, integram a equipa do projeto financiado ETHCOM (Strengthening the ethical competence of future nurses and midwives: An inter-professional action-learning project on experiential training methods) constituída por cinco instituições de ensino superior europeias: duas da Bélgica, uma da Finlândia, uma da Polónia e a ESEnFC. Este projeto está registado na UICISA-E.
Atualmente a equipa encontra-se a desenvolver o estudo denominado “Valores significativos para a pessoa quando cuidada”, o qual submeteu à apreciação da Comissão de ética da UICISA-E.
De salientar que três elementos da equipa de investigadores integram Comissões de Ética (CE), dois integram a CE da UICISA-E e um integra a CE do Instituto Português de Oncologia de Coimbra. Dois elementos da equipa possuem o com Curso de Especialização de Ética em Saúde e dois elementos possuem a Pós-Graduação de Direito da Medicina.
A conceção do projeto estruturante de investigação Laboratorio de Ética em Enfermagem (LEE) a inscrever na UICISA-E, pretende (objetivos gerais) produzir conhecimento no âmbito do ensino e aprendizagem de Ética e capacitar estudantes e enfermeiros para a aquisição e desenvolvimento de competências éticas para a qualidade do cuidar em enfermagem.
Tem como objetivos específicos:
- Inovar em estratégias pedagógicas no ensino de ética em enfermagem nos três ciclos de estudos e em cursos não conferentes de grau;
- Contribuir para a formação dos estudantes de enfermagem no domínio da ética e atualização do conhecimento dos profissionais;
- Fomentar a investigação de ética em enfermagem e a articulação sistemática entre o ensino, a investigação e a clínica;
- Fomentar o raciocínio e sensibilidade moral para o desenvolvimento da competência ética dos estudantes e dos profissionais;
- Investigar algoritmos de apoio à tomada de decisão ética em enfermagem;
- Apoiar solicitações dos profissionais e serviços de saúde sobre questões éticas da prática clínica.
São componentes do projeto:
. Ensino (LE, Pós-graduação, Mestrados, Doutoramento);
. Formação (cursos de curta duração, eventos científicos, ...);
. Investigação (estudos/projetos, dissertações, teses);
. Clínica (cuidados primários e diferenciados);
. Consultoria (serviços de saúde…)

Diversos estudos evidenciam que a competência ética é fundamental para a excelência do cuidar em enfermagem (Vanlaere et al., 2012; Gallagher & Vanlaere, 2016; Gallagher et al. 2022).
O Laboratorio de Ética em Enfermagem (LEE) investiga, ensina e aplica métodos de inovação pedagógica, para o desenvolvimento da competência ética em estudantes e enfermeiros, com vista à melhoria do clima ético nos serviços de saúde e da qualidade do cuidar em enfermagem; é um projeto estruturante a inscrever na UICISA-E, que se dedica à criação, aplicação, disseminação e transferência do conhecimento científico na área de Ética em Enfermagem; tem como visão a formação científica e humanista de enfermeiros.
Tem como objetivos gerais produzir conhecimento no âmbito do ensino e aprendizagem de Ética e capacitar estudantes e enfermeiros para a aquisição e desenvolvimento de competências éticas para a qualidade do cuidar em enfermagem.

 

Produzir conhecimento no âmbito do ensino e aprendizagem de Ética e capacitar estudantes e enfermeiros para a aquisição e desenvolvimento de competências éticas para a qualidade do cuidar em enfermagem.

  • ULS Coimbra
  • ULS Baixo Mondego
  • IPOLFG, EPE
  • University of Applied Sciences Leuven-Limburg
  • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. (2023). Atualização do plano de atividades: Orientação estratégicas 2023. https://www.esenfc.pt/pt/page/3443/16

    Ertuğrul B., Arslan G., Ayik C., & Özden, D. (2022). The effects of an ethics laboratory program on moral sensitivity and professional values in nursing students: A randomized controlled study. Nurse Education Today, 111, 1-9. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105290.

    ETHCOM (Strengthening the ethical competence of future nurses and midwives: An inter-professional action-learning project on experiential training methods). (2021). Projeto financiado KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education - 2021-1-BE02-KA220-HED-000032015

    Fry, S. T., & Johnstone, M. (2002). Ethics in nursing practice: A guide to ethical decision making (2nd). International Council of Nurses.

    Gallagher, A. (2006). The teaching of nursing ethics: Content and method: Promoting ethical competence. In A. Davis, V. Tschudin & L. Raeve (Eds.), Essentials of teaching and learning in nursing ethics: Perspectives and methods (pp. 223-239). Churchill Livingstone Elsevier.

    Gallagher, A., & Vanlaere, L. (2016). Caregivers’ perspectives on ethical aspects of residential and domiciliary care. Nursing Older People, 28(10), 33-37. https://doi.org.10.7748/nop.2016.e824

    Gallagher, A., Lane, A., Egan, C., Ota, K., Aoishi, K., Nakayama, N., Kasimovskaya, N., Fomina, E., Geraskina, N., Shalakhova, A., & Cox, A. (2022). Views of generation Z regarding care and care careers: A four-country study. International Journal of Care and Caring, 6(3), 355-377. https://doi.org/10.1332/239788221X16308608299691

    González-Blázquez F., Ruiz-Hontangas A., & López-Mora, C. (2024) Bioethical knowledge in students and health professionals: a systematic review. Frontier in Medicine. 11, 1-18. https://doi.org/10.3389/fmed.2024.1252386

    Hutagaol, R., Novieastari, E., Suharmanto , & Sari, S. (2024). La importancia de los valores profesionales desde la perspectiva de las enfermeras clínicas. Enfermería Global. 73(1), 270-283 https://doi.org/10.6018/eglobal.572681

    Numminen, O., Leino-Kilpi, H., Isoaho, H., & Meretoja R. (2015) Ethical climate and nurse competence - newly graduated nurses' perceptions. Nursing Ethics. 22(8), 1-15. https://doi.org/10.1177/0969733014557137

    Lopes, R., Moreira, I., Neves, M., Brás, C., & Rodrigues, R. (2023). Development of ethical competences in mental health and psychiatry: Simulation with nursing students. European Psychiatry, 66(S1), S878-S879. https://doi.org/10.1192/j.eurpsy.2023.1860

    Moreira, I., & Lopes, R. (2022). Material pedagógico de apoio à lecionação da UC Ética e Deontologia I. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

    Pacheco, M. (2011). Desenvolvimento da competência ética dos estudantes de enfermagem: Uma teoria explicativa [Tese de doutoramento, Universidade Católica Portuguesa]. Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa. http://hdl.handle.net/10400.14/7947

    Vanlaere, L., Timmermann, M., Stevens, M., & Gastmans, C. (2012). An explorative study of experiences of healthcare providers posing as simulated care receivers in a 'care-ethical' lab. Nursing Ethics, 19(1), 68-79. https://doi.org.10.1177/0969733011412103

    Project Information

    • Start Date

      01/01/2024

    • Completion date

      Em desenvolvimento

    • Thematic line

      Education and development of the discipline

    • Keywords
      • : Ética
      • Enfermagem
      • Ensino
      • Cuidar
      • Pessoa
    • Coordination Team
      • Rosa Cristina Correia Lopes Coord. PI
      • Rogério Manuel Clemente Rodrigues Coord.
      • Isabel Maria Pinheiro Borges Moreira Coord.
      • Marília da Conceição Silva Loureiro Simões Coord.