No sentido de promover a segurança dos protagonistas envolvidos em situações de controlo de crises psiquiátricas que envolvem risco de comportamentos agressivos, pretende-se desenvolver estudos de revisão e exploratórios com o objetivo de analisar experiências no processo de controlo de casos em situação de crise psiquiátrica que envolvem o risco de comportamentos agressivos; pretende-se igualmente realizar estudos que possibilitem a compreensão da dinâmica dos sinais de alerta de agressão, especificamente em unidades de psiquiatria forense.
Para além de prevenir os incidentes agressivos e promover a melhoria da qualidade dos cuidados em ambiente seguro e terapêutico também consideramos útil contribuir para a melhoria das práticas de cuidados de enfermagem especializados em contexto psiquiátrico.
Para a concretização dos objetivos deste projeto é necessário organizar diferentes tarefas que serão realizadas em três fases:
I – Realização de estudos de revisão para identificação de estratégias de controlo dos comportamentos agressivos tendo em conta o risco de violência e para análise de experiências em processos de restrição física. Pretende-se ainda realizar um estudo exploratório para analisar experiências no processo de controlo de casos em situação de crise psiquiátrica que envolvem o risco de comportamentos agressivos.
II- Realização de estudos que possibilitem a compreensão da dinâmica dos sinais de alerta de agressão, especificamente em unidades de psiquiatria forense.
III - Criação de um modelo de avaliação e prevenção dos comportamentos agressivos em contexto psiquiátrico/forense e organização de cursos e eventos no sentido de promover a segurança dos diferentes protagonistas.
Atividades de coordenação nacional no âmbito do Estudo Europeu de Controlo da Violência nos Serviços de Saúde Mental; envolvimento de outras estruturas comunitárias.
01/01/2016
Em desenvolvimento
Self-care and health-disease