Objectvos:
Avaliar os conhecimentos uteis acerca do álcool dos estudantes do 7º ano de escolaridade
Desenvolver intervenções de sensibilização, com base em metodologias interactivas, baseados na evidência e nas necessidades identificadas e adaptados aos diferentes contextos
Avaliar o efeito das intervenções de sensibilização no aumento dos conhecimentos uteis acerca do álcool
Balsa, C., Vital, C., Urbano, C., & Pascueiro, L. (2008). Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoactivas na População Geral, Portugal 2007. Lisboa: UNL/CEOS/FCSH.
Barroso, T. (2012). Parar para pensar: Intervenção em contexto escolar para prevenção do uso e abuso do álcool. Loures: Lusociência.
Barroso, T., Barbosa, A., & Mendes, A. (2006). Programas de Prevenção do Consumo de Álcool em Jovens Estudantes – Revisão Sistemática. Referência, 3, 33-44.
Barroso, T., Mendes, A., & Barbosa, A. (2009). Análise do fenômeno do consumo de álcool em adolescentes: estudo realizado com adolescentes do 3º ciclo de escolas públicas. Revista Latino-Americana Enfermagem, 17 (3).
Feijão, F., Lavado, E., & Calado, V. (2011). Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco e Drogas-2011: Grupos etários dos 13 aos 18 anos. ECATD/ESPAD-Portugal. [acesso em 27 nov 2012]. Disponível em: http://www.idt.pt/PT/Investigacao/Paginas/EstudosConcluidos.aspx
Gruber, E., DiClemente, R.J., Anderson, M.M., & Lodico, M. (1996). Early drinking onset and its association with alcohol use and problem behavior in late adolescent. Preventive Medicine, 25 (3), 293-300.
Glanz, K. (1999). Teoria num relance: Um guia para a prática da promoção da saúde. In L. SARDINHA, M. MATOS & L. LOUREIRO (Eds), Promoção da saúde: Modelos e práticas de intervenção nos âmbitos da actividade física, nutrição e tabagismo (pp. 9-55. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.
Hansen, W. B. (1992). School-based substance abuse prevention: a review of the state of the art in curriculum, 1980-1990. Health Education Research, 7 (3), 403-430.
Hawkins, J., Graham, J., Maguin, E., Abbott, R., Hill, K., & Catalano, R. (1997). Exploring the effects of age of alcohol use initiation and psychosocial risk factors on subsequent alcohol misuse. Journal Studies Alcoholism, 58 (3), 280-290.
Johnston, L. (2003). Alcohol and illicit drugs, the role of risk perceptions. In D. Romer (Eds), Reducting adolescents risk: Toward an integrated approach (pp. 56-74). Philadelphia: Institute of the University of Pennsylvania, Annenberg Public Policy.
Matos, M., Equipa do Projeto Aventura Social & Saúde. (2003). A saúde dos adolescentes portugueses (Quatro anos depois), Relatório Português do Estudo HBSC. Cruz Quebrada: Edições FMH.
McBride, N., Midford, R., Farringdom, F., & Phillips, M. (2000). Early results from a school alcohol harm minimization study: the School Heath and Alcohol Harm Reduction Project. Addiction, 95 (7), 1021-1042.
Organização Mundial de Saúde. (2002). Relatório Mundial de Saúde. Saúde Mental: nova concepção, nova esperança. Lisboa: Direcção Geral da Saúde.
Organização Mundial de Saúde. (2004). Global status report on alcohol 2004. Geneva: DMHSA.
Organização Mundial de Saúde. (2011). Global status report on alcohol and health. Geneva: OMS.
Tobler, N. (1986). Meta-analysis of 143 adolescent drug prevention programs. Journal of Drug Issues, 16, 537-567.
Tobler, N., & Stratton, H. (1997). Effectiveness of school-based drug prevention programs: a meta-analysis of the research. The Journal of Primary Prevention, 18 (1), 71-128.
Tobler, N., Roona, M., Ochshorn, P., Marshall, D., Streke, A., & Stackpole, K. (2000). School-based adolescent drug prevention programs: 1998 meta-analysis. The Journal of Primary Prevention, 20 (4), 275-336.
Tobler, N. (2000). Lessons learned. Journal of Primary Prevention, 20 (4), 261-274.
World Health Organization. (2002) The world health report 2002. Geneva: WHO.
01/01/2007
01/01/2024
ALCOHOL CONSUMPTION DETERMINANTS: PRIMARY TO TERTIARY PREVENTION
Well-being and Health Promotion