Competência dos(as) enfermeiros(as) no cuidado à pessoa idosa

 

Investigação com apoio interno

Palavras-chave: Enfermagem, Ensino, Gerontologia, Competências

As pessoas idosas representam os principais utilizadores dos recursos de saúde e/ou sociais. Inevitavelmente, a maioria das/os enfermeiras/os cuidam e cuidarão de pessoas idosas ao longo da sua carreira profissional. Contudo, a falta de formação graduada e pós-graduada na Enfermagem gerontogeriátrica é apontada como umas das barreiras para a qualidade do cuidado a estes utentes. Uma das estratégias reportadas para impulsionar a Enfermagem gerontogeriátrica é a existência de padrões de competências que orientem as Escolas, os órgãos reguladores e os profissionais para esta área do cuidado. Deste modo, este estudo tem como objetivo: desenvolver e validar padrões de competências na área da Enfermagem Gerontogeriátrica. Pretende-se contribuir para a melhoria da formação dos estudantes e enfermeiras/os na gerontogeriatria e estimular o desenvolvimento profissional na área da Enfermagem gerontogeriátrica.  

Objetivo geral:. Desenvolver e validar padrões de competências na área da Enfermagem Gerontogeriátrica;

Objetivos específicos:

Desenvolver um padrão de competências de Enfermagem gerontogeriátrica para as(os) enfermeiras(os);

Desenvolver um padrão de competências acrescidas de Enfermagem gerontogeriátrica;

Validar os padrões de competências em Enfermagem gerontogeriátrica com recurso a peritos na área de Enfermagem

Analisar a autoperceção dos(as) enfermeiros(as) recém-licenciados (inscritos há seis meses na Ordem dos Enfermeiros) sobre as competências as competências gerontogeriátricas

Analisar a autoperceção dos(as) enfermeiros(as) sobre as competências as competências gerontogeriátricas

  • UICISA:E
  • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
  • Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve
  • Ordem dos Enfermeiros
  • Barroso, I. C.(2018). Idadismo:. Um estudo em cinco freguesias do baixo concelho da Póvoa de Lanhoso [Master´s thesis, Instituo Miguel Torga, Repositório do Instituto Superior Miguel Torga]. http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/855

    Baumbusch, J., Dahlke, S., & Phinney, A. (2014). Clinical instructors’ knowledge and perceptions about nursing care of older people: a pilot study. Nurse Education in Practice, 14(4), 434–440. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2014.03.001

    Cary, L. A., Chasteen, A. L., & Remedios, J. (2017). The Ambivalent Ageism Scale: Developing and Validating a Scale to Measure Benevolent and Hostile Ageism. The Gerontologist, 57(2), gnw118. https://doi.org/10.1093/geront/gnw118

    Dahlke, S. A., Hunter, K. F., & Negrin, K. (2019). Nursing practice with hospitalised older people: Safety and harm. International Journal of Older People Nursing, 14(1), e12220. https://doi.org/10.1111/opn.12220

    Diamond, I. R., Grant, R. C., Feldman, B. M., Pencharz, P. B., Ling, S. C., Moore, A. M., & Wales, P. W. (2014). Defining consensus: A systematic review recommends methodologic criteria for reporting of Delphi studies. Journal of Clinical Epidemiology, 67(4), 401–409. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2013.12.002

    Fulmer, T. (2020). A retrospective/prospective on the future of geriatric nursing. Geriatric Nursing, 41(1), 29–31. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.gerinurse.2020.01.012

    Fundação Francisco Manuel Santos (FFMS) (2021, 26 de janeiro). Pessoal de saúde: médicos, dentistas, odontologistas, enfermeiros e farmacêuticos. PORDATA. https://www.pordata.pt/Portugal/Pessoal+de+saúde+médicos++dentistas++odontologistas++enfermeiros+e+farmacêuticos-144

    Garbrah, W., Välimäki, T., Palovaara, M., & Kankkunen, P. (2017). Nursing curriculums may hinder a career in gerontological nursing: An integrative review. International Journal of Older People Nursing, 12(3), 1–11. https://doi.org/10.1111/opn.12152

    Gilje, F., Lacey, L., & Moore, C. (2007). Gerontology and geriatric issues and trends in U.S. nursing programs: a national survey. Journal of Professional Nursing, 23(1), 21–29.

    Gray-Miceli, D., Wilson, L. D., Stanley, J., Watman, R., Shire, A., Sofaer, S., & Mezey, M. (2014). Improving the quality of geriatric nursing care: Enduring outcomes from the geriatric nursing education consortium. Journal of Professional Nursing, 30(6), 447–455. https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2014.05.001

    Institute of Medicine. (2008). Retooling for an Aging America. National Academies Press. https://doi.org/10.17226/12089

    Massaroli, A., Martini, J. G,Lino, M. M., Spenassato, D., & Massaroli, R. (2017). Método delphi como referencial metodológico para a pesquisa em enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, 26(4), e1110017.https://doi.org/10.1590/0104-07072017001110017

    Mastel-Smith, B., Nash, T., Caruso, K., Adapta, E. D. E., Six, D. O., Cognitive, I., Test, I., Henni, S. H., Kirkevold, M., Antypas, K., Foss, C., Hovey, S., Dyck, M. J., Reese, C., Kim, M. J., Legnani, C., Poli, D., Palareti, G., Cosmi, B., … Anderson, A. L. (2016). Gerontological care in nursing education programmes. Nursing Outlook, 7(1), 182–187. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.08.007

    Meshkat, B., Cowman, S., Gethin, G., Ryan, K., Wiley, M., Brick, A., Clarke, E., & Mulligan, E. (2014). Using an e-Delphi technique in achieving consensus across disciplines for developing best practice in day surgery in Ireland. Journal of Hospital Administration, 3(4), 1. https://doi.org/10.5430/jha.v3n4p1

    Michael, M., Wilson, C., Jester, D. J., Andel, R., D’Aoust, R., Badana, A. N. S., & Hyer, K. (2019). Application of Curriculum Mapping Concepts to Integrate Multidisciplinary Competencies in the Care of Older Adults in Graduate Nurse Practitioner Curricula. Journal of Professional Nursing, 35(3), 228–239. https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2019.01.007

    Mueller, C., Burggraf, V., & Crogan, N. L. (2020). Growth and specialization of gerontological nursing. Geriatric Nursing, 41(1), 14–15. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.gerinurse.2020.01.013

    Neville, C., & Dickie, R. (2014). The evaluation of undergraduate nurses’ attitudes, perspectives and perceptions toward older people. In Nurse Education Today (Vol. 34, Issue 7, pp. 1074–1079). https://doi.org/10.1016/j.nedt.2014.04.018

    Stanyon, M. R., Goldberg, S. E., Astle, A., Griffiths, A., & Gordon, A. L. (2017). The competencies of Registered Nurses working in care homes: a modified Delphi study. Age and Ageing, 46(1), 582–588. https://doi.org/10.1093/ageing/afw244

    Swanlund, S., & Kujath, A. (2012). Attitudes of Baccalaureate Nursing Students Toward Older Adults: A Pilot Study. Nursing Education Perspectives, 33(3), 181–183. https://doi.org/10.5480/1536-5026-33.3.181

    Tavares, J., Almeida, M., Duarte, S. F. C., & Apóstolo, J. (2021). Older adult care in nursing education: How have curricula been developed? Nurse Education in Practice, 50, 102947. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102947

    Tavares, João P., Silva, A. L., Sá-Couto, P., Boltz, M., & Capezuti, E. (2015). Portuguese nurses’ knowledge of and attitudes toward hospitalized older adults. Scandinavian Journal of Caring Sciences, 29(1), 51–61. https://doi.org/10.1111/scs.12124

    Informação do projeto

    • Data de início

      01/01/2020

    • Data de conclusão

      01/01/2023

    • Linha Temática

      Well-being and Health Promotion

    • Project Team
      • João Tavares RI
      • Maria de Lurdes Ferreira de Almeida
      • Joana Ferreira
      • Helena Maria Guerreiro José
      • Hugo Leiria Neves