+ Contigo. Prevenção de comportamentos suicidários em jovens portugueses em idade escolar

A prevenção do suicídio é uma tarefa global e prioritária da OMS e recentemente ratificada pela

EU, no Pacto Europeu para a Saúde Mental e Bem-estar, como a primeira de cinco prioridades

em saúde mental (2008). A nível nacional, o Plano Nacional de Saúde Mental para 2007-2016

(2008) elege como um dos seus quatro objectivos um programa de prevenção da depressão e

suicídio.

-Em Portugal as taxas de suicídio têm aumentado (9,8/100.000, em 2008). Se analisarmos, a

nível da região centro, os dados disponíveis para os comportamentos para-suicidários

verificamos que, comparativamente com os dados do estudo multicêntrico do para suicídio da

OMS, Coimbra ocupa os lugares cimeiros particularmente em jovens do género feminino

(Schmidtke et al, 1994; Saraiva, 1996). Estes dados permanecem muito provavelmente

bastante actuais, a crer no atendimento registado em serviços de urgência, onde a Consulta de

Prevenção do Suicídio dos HUC aponta para cerca de dois casos em média/dia de parasuicidas.

O perfil do para-suicida na região de Coimbra caracteriza-se por ser do género

feminino, jovem, baixo nível de educação ou com dificuldades escolares, com problemas

psicossociais, embora frequentemente não aparente doença psiquiátrica anteriormente

diagnosticada (Saraiva, 1997; Santos, 2006). A vivência da escola aparece como factor

importante nesta definição de perfil.

A escola aparece como centro promotor de saúde mental quando associa à sua função

educacional uma psico-educação para as emoções sociais e habilidades para a vida (Social

Emotional Learning e Skills for Life) como evidencia um estudo de análise sistemática

conduzido por Diekstra (2008). A inclusão de toda a escola (professores e auxiliares incluídos)

nas estratégias definidas e duração superior a seis meses optimizam os resultados alcançados

a curto e médio prazo, nomeadamente aprendizagem ou melhoria de habilidades e

competências sociais, atitudes positivas em relação a si e aos outros, redução de

comportamento anti-social, prevenção ou identificação precoce de doença mental, melhoria

dos resultados escolares (idem).

Assim, o presente projecto tem como objectivos promover a saúde mental no contexto escolar

e, contribuir assim para uma redução de comportamentos de risco, nomeadamente da esfera

de comportamentos suicidários.

A amostra são jovens estudantes do 7º, 8º e 9º ano nos estabelecimentos de ensino da região

centro. Estes jovens serão avaliados especificamente ao nível do auto-conceito, coping, bemestar

e depressão, quer através de métodos quantitativos (instrumentos psicométricos

validados para a população portuguesa adolescente), quer através de métodos qualitativos

(entrevista semiestruturada).

Relativamente ao procedimento de recolha de dados, o projecto global desenrolar-se-á em em

quatro fases principais. Uma primeira fase que consistirá na formação dos técnicos de saúde e

sociais dos centros de saúde da área onde se inserem as escolas alvo de intervenção; a

segunda fase consistirá na identificação e formação de gatekeepers junto da comunidade

educativa das escolas alvo de intervenção; a terceira fase compreenderá a formação /

sensibilização dos encarregados de educação para este problema de saúde pública; por último,

a quarta fase incluirá o desenvolvimento, implementação e avaliação do programa de

intervenção – propriamente dito – junto dos adolescentes. Esta última fase, por sua vez,

incluirá três etapas consecutivas: a) planeamento, b) diagnóstico de necessidades e c)

implementação e avaliação do projecto de prevenção. A intervenção constará de metodologias activas para dinâmica de grupos como sejam jogos socioeducativos e role-play, visando sobretudo o aumento da auto-estima, melhoria da capacidade de resolução de problemas, combate ao estigma em saúde mental.

Para o planeamento e concretização deste projecto utilizaremos o modelo PRECED /

PROCEED (Green & Kreuter, 2005). No diagnóstico e avaliação de resultados serão utilizados

instrumentos psicométricos e recolhidas as entrevistas. Na fase de implementação contaremos

com uma equipa multidisciplinar de técnicos especialistas e com experiência no

desenvolvimento de programas na área da saúde mental assim como gatekeepers indicados

pelas instituições e alvo de formação avançada nesta área, tal como especificado nas fases

anteriores.

 

Para melhor avaliar a efectividade da intervenção recorreremos a um grupo de controlo com

características idênticas à amostra em estudo, mas que não será alvo de intervenção

específica.

  • Administração Regional de Saúde do Centro
  • Direção Regional de Educação do Centro
  • Departamento de Pedopsiquiatria dos CHUC
  • Consulta de Prevenção de Suicídio dos CHUC
  • Hospital Infante D. Pedro, Serviço de Pedopsiquiatria
  • Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
  • Unidade Local de Saúde de Matosinhos
  • Unidade Local de Saúde da Guarda
  • Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental
  • Centro Hospitalar Lisboa Norte, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental
  • Núcleo de Estudos do Suicídio
  • Centro Hospitalar Leiria Pombal, Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência
  • Câmara Municipal da Lourinhã
  • Câmara Municipal de Mangualde
  • Centro Hospitalar Tondela Viseu, Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência
  • Hospital Beatriz Ângelo, Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência
  • ver anexo para o ano letivo 2011 / 2012

    Informação do projeto

    • Data de Início

      01/01/2009

    • Data de conclusão

      Em desenvolvimento

    • Projeto Estruturante

      PREVENÇÃO DE COMPORTAMENTOS SUICIDÁRIOS

    • Linha Temática

      Well-being and Health Promotion

    • Target population
      • estudantes do 3º ciclo e ensino secundário
      • professores
      • encarregados de educação
      • profissionais de saúde dos centrso de saúde
    • Equipa de Projeto
      • José Carlos Pereira dos Santos IR
      • Rosa Maria Pereira Simões
      • Jorge Daniel Neto Façanha
      • Maria Pedro Queiroz de Azevedo Erse
      • Lucia Amélia Fernandes Alves Marques