Este estudo é uma validação do modelo de intervenção PEER-IESS que se insere no Projeto PEER-Peer-Education Engagement & Evaluation Research (Brito e Mendes 2009). PEER-IESS é um modelo bottom up de pesquisa-ação participativa em saúde para ativar comunidades de ensino superior na promoção de contextos salutogénicos, através da utilização de estratégias dialógicas e formas criativas de intervenção centradas na comunidade estudantil. PEER-IESS propõe que, a partir da capacitação de um “grupo semente” constituído por estudantes, docentes e não docentes, se proceda à implementação de atividades de promoção da saúde aplicando o modelo de pesquisa-ação participativa em saúde PRECEDE- PROCEED de Green e Kreuter (1991). O “grupo semente” inicia o processo com a avaliação de necessidades em saúde da comunidade educativa (fase PRECEDE ou diagnóstico de situação de saúde) que orienta a conceção e implementação de ações colaborativas na comunidade académica, baseadas em evidência científica, adequadas e flexíveis às necessidades dos estudantes do ensino superior de enfermagem (fase PROCEED). Espera-se a transformação de uma instituição de ensino superior de enfermagem numa instituição de ensino superior salutogénica (IESS), ou seja, um contexto promotor de saúde. Através de um estudo de caso bicêntrico, pretende-se avaliar de que forma o envolvimento de um “grupo semente” num processo de pesquisa-ação participativa inicia a mobilização de uma comunidade do ensino superior de enfermagem para implementar um contexto salutogénico (promotor de saúde) e incrementa competências para o exercício da profissão. Realizaremos um estudo multimétodo, quantitativo e qualitativo, em duas instituições de ensino superior de enfermagem que adotaram o PEER-IESS, utilizando a técnica de casos múltiplos incorporados (Yin, 2005). Como unidades de análise, recorremos às dimensões propostas pela American College Health Association (ACHA) (2012) para as intervenções de promoção da saúde e os requisitos da pesquisa-participativa em saúde da International Collaboration on Participatory Health Research (ICPHR) (2013).
Este estudo visa avaliar o valor acrescentado gerado pela pesquisa-ação participativa em saúde, aumentar a consciência da responsabilidade social dos atores institucionais para o desenvolvimento de contextos promotores de saúde (salutogénicos), e ainda a utilização da pesquisa participativa no ensino de enfermagem como via para aquisição de competências profissionais.
Avaliar o processo de transformação da escola superior de enfermagem numa instituição de ensino superior Promotora de Saúde ao utilizar o modelo PEER-IESS;
Analisar os contributos do envolvimento na pesquisa-ação participativa em saúde dos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem na aquisição de competências para o exercício da profissão.
01/01/2015
Em desenvolvimento
Well-being and Health Promotion