Atualmente, existe uma preocupação crescente a nível internacional e nacional, sobre a necessidade de “melhorar” a educação/formação na área da gerontogeriatria nos planos de estudo das escolas de Enfermagem. A diversidade destes planos em Portugal, as escassas pesquisas nesta área e a necessidade de estudos mais abrangentes, a uma escala nacional, enfatizam a importância desta investigação/projeto. Adicionalmente, o imperativo demográfico e epidemiológico de contexto português, bem como, o papel crucial do cuidado de enfermagem às pessoas idosas nos diferentes contextos da sua prática, salienta a importância da formação destes profissionais durante o seu percurso académico.
Este estudo de abordagem quantitativa, transversal e descritivo tem por objetivo geral Identificar o estado/circunstâncias do ensino gerontogeriátrico nos planos de estudo das escolas de Enfermagem portuguesas.
Resultados esperados:
Essencialmente espera-se:
1) Validar um instrumento que permita identificar a relevância do ensino gerontogeriátrico na licenciatura em enfermagem portuguesa;
2) Contribuir para a melhoria da formação dos estudantes de enfermagem neste domínio;
3) Elaborar recomendações para a incorporação do conteúdo programático em gerontogeriatria nos planos de estudos da licenciatura em enfermagem.
4) Analisar os dados com destaque para: os conteúdos programáticos e competências gerontogeriátricas mais relevantes nos planos de estudos; e as barreiras existentes à incorporação do conteúdo programático no ensino de Enfermagem do idoso.
01/01/2015
01/01/2019
Well-being and Health Promotion