A prática regular de atividade física (AF) e exercício físico (EF) contribuem para a prevenção e tratamento de doenças crónicas não transmissíveis e é fundamental para a saúde e bem-estar, e qualidade de vida da população. No entanto, apesar das evidências sobre os benefícios da AF e EF na saúde física e mental, as mudanças dos últimos anos têm contribuído para o aumento da inatividade a níveis muito preocupantes, e as estratégias em relação à sua promoção não têm tido a eficácia pretendida.
As recomendações internacionais colocam os profissionais de saúde, nomeadamente os enfermeiros, como agentes fundamentais no combate à inatividade física e sedentarismo. No entanto, a posição privilegiada que tem com a população, para promover a AF e EF nos diferentes contextos clínicos, nomeadamente em termos de proximidade e confiança com as pessoas, não se tem observado por diversos fatores.
Conhecimentos e formação deficiente na área, comportamentos sedentários dos profissionais, organização dos serviços, indefinição de funções e articulação interdisciplinar, são alguns dos determinantes que podem contribuir para dificuldades de avaliação e aconselhamento personalizado, e suporte para a mudança de comportamentos sedentários da população ao longo do ciclo de vida.
Neste contexto, integrado num projeto de maior dimensão, pretende-se desenvolver um estudo que contribua para conhecer a realidade portuguesa dos estudantes de enfermagem, futuros profissionais de saúde, relativamente ao paradigma da promoção da AF e EF na população.
Objetivos Principais
- Identificar e descrever os determinantes de adesão de estudantes e profissionais de enfermagem na promoção de atividade física
- Descrever os níveis de AF dos estudantes dos 1º e 2º ciclos de ensino de enfermagem a nível nacional
- Descrever os níveis de LF dos estudantes dos 1º e 2º ciclos de ensino de enfermagem a nível nacional
- Relacionar os níveis de LF e AF de estudantes dos 1º e 2º ciclos de ensino de enfermagem a nível nacional
Objetivos Secundários
- Caraterizar os currículos dos 1º e 2º ciclos de ensino de enfermagem em relação a conteúdos programáticos de AF e EF
- Conhecer a relevância, a motivação e a confiança que os estudantes dos 1º e 2º ciclos de ensino de enfermagem atribuem à promoção da AF e EF da população, durante a formação e na prática clínica
Com a implementação deste projeto, pretende-se realizar um diagnóstico inicial em relação aos níveis de LF, AF e EF, e níveis de confiança e motivação na promoção de AF, avaliar eventuais relações e associações entre estas variáveis, de estudantes de enfermagem dos 1º e 2º ciclos em Portugal. Pretende-se também realizar o levantamento da formação destes estudantes na área da AF e conhecer os eventuais constrangimentos associados a uma participação menos ativa e sistemática no sistema de promoção de AF aos cidadãos nos diversos contextos.
Os resultados do estudo poderão contribuir para melhorar os sistemas de promoção de AF em ambientes de saúde, para o qual é necessário desenvolver e implementar modelos formativos que disponibilizem treino adequado aos estudantes e profissionais de enfermagem sobre a prontidão e motivação dos pacientes para a AF, bem como ferramentas ágeis e eficazes, para apoiar tanto a avaliação de AF “fácil de realizar” como o aconselhamento durante os cuidados de rotina. O monitoramento contínuo desses modelos formativos no ensino e formação de enfermagem, a propor às escolas de enfermagem participantes, permitirá identificar novas necessidades de implementação e ajustar novas intervenções.
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01/01/2023
31/12/2025
Well-being and Health Promotion