Development of a mental health literacy program: Anxiety in higher education students

As políticas de saúde mundiais têm a promoção da saúde mental nos principais tópicos dos programas de saúde. A promoção da saúde mental deve identificar os problemas pessoais, os determinantes sociais, ambientais e culturais para que se implementem medidas viáveis de forma a desenvolver fatores protetores da saúde mental e a envolver todos os setores. Quando falamos de promoção de saúde mental, uma das suas variáveis chave é a literacia em saúde mental (Sequeira et al., 2022). Além de um direito de cidadania, a literacia em saúde mental promove um melhor entendimento do que é a promoção de uma saúde mental positiva (Braz Saraiva & Cerejeira, 2014). A Organização Mundial de Saúde, no seu plano de ação sobre a saúde mental 2013-2020 afirmou que a literacia em saúde mental é uma das estratégias a serem utilizadas para promover e prevenir problemas de saúde mental onde se insere a ansiedade (Sequeira et al., 2022). A literacia em saúde mental é uma estratégia de intervenção que promove um impacto direto no estado de saúde e bem-estar das populações (Kutcher et al., 2016). A literacia em saúde mental é um construto que envolve: (a) ter conhecimento de como prevenir perturbações mentais, (b) reconhecer os sintomas das perturbações mentais, (c) conhecer as opções de ajuda e quais os tratamentos disponíveis, (d) conhecer estratégias eficazes de autoajuda para problemas menos graves, e (e) ter a capacidade de prestar os primeiros socorros para apoiar pessoas que estão em crise de saúde mental (Jorm, 2012). Recentemente o constructo de literacia em saúde mental positiva é considerada um componente da literacia em saúde mental cujo foco é a promoção da saúde mental das populações (Sequeira et al., 2022). A literacia em saúde mental permite que a pessoa tenha o conhecimento sobre que estratégias positivas podem ter pela sua saúde mental ou pela dos outros (Carvalho et al., 2022). Mundialmente estão descritos baixos níveis de literacia em saúde mental, especialmente nos jovens (Loureiro & Freitas, 2020). Este fato está diretamente relacionado com o adiamento de ajuda profissional, o que pode ter um impacto negativo na saúde mental. Os programas de promoção da literacia em saúde mental são benéficos visto que empoderam o jovem sobre os conhecimentos acerca dos problemas de saúde mental, nomeadamente na área da ansiedade, o que lhes pode permitir reconhecer precocemente sintomas, gerir os sintomas, ter conhecimento sobre como tomar medidas preventivas adequadas e agir em prol da sua saúde mental (Loureiro & Freitas, 2020), no entanto escasseiam programas que possuam conteúdos explícitos de desenvolvimento de competências e de conhecimentos para promover a consciência dos jovens relativamente à literacia em saúde mental. As perturbações de ansiedade são a segunda principal causa, relacionada à saúde mental, de anos de vida ajustados por incapacidade e anos vividos com incapacidade em todo o mundo (Santomauro et al., 2021) e afeta especialmente os jovens (WHO, 2020). A perturbação de ansiedade classifica-se, segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística de Perturbações Mentais, por critérios de diagnóstico com preocupação excessivas que ocorre a maior parte dos dias, durante pelo menos 6 meses, sendo que a pessoa não consegue controlar a preocupação e estão presentes pelo menos 3 dos seis sintomas durante este período de tempo: inquietação, cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular, perturbação de sono (American Psychiatric Association, 2014). As pessoas com esta perturbação além do sofrimento mental também têm prejuízo significativo no convívio social ou ocupacional ou outros domínios do funcionamento. A ansiedade é reconhecida como um sintoma há séculos (Martin, 2003). Na disciplina de Enfermagem, a ansiedade é considerada como uma resposta humana a uma condição ou processo de saúde, e pode ser encontrada em várias doenças psiquiátricas (Sampaio et al., 2022). A ansiedade, de acordo com o International Council of Nurses, é uma emoção negativa que se caracteriza por sentimentos de ameaça, perigo ou angústia, com sensação de desconforto e que é acompanhada por uma resposta autonómica a uma fonte, geralmente desconhecida, como um sentimento de antecipação de um perigo, funciona como sinal de alerta para uma situação de perigo (Sequeira & Sampaio, 2020). Dados recentes apontam que os jovens relatam sintomas relacionados com o sintoma ansiedade.

Os sintomas de ansiedade nos jovens estão a aumentar, particularmente nos estudantes do ensino superior. Estes sintomas podem culminar numa perturbação mental e em perdas significativas na qualidade de vida e no percurso académico. A literatura aponta para soluções na área da abordagem positiva da Saúde Mental com o recurso a ações que promovam o sentido de autoeficácia e de empoderamento do estudante em que este seja o principal ator.No entanto e apesar de fortemente recomendados e validados como estratégia, faltam programas que tenham na sua essência conteúdos explícitos de estratégias para a Literacia em Saúde Mental para o estudante do ensino superior. Deste modo, pretende-se criar um programa inovador de promoção da literacia acerca da ansiedade para o estudante do ensino superior. Este programa será desenvolvido pelo modelo das intervenções complexas que conjuga informação de diferentes estudos e que permite desenvolver um programa reproduzível com benefício para os utilizadores.

Este estudo tem como finalidade: avaliar quais os conteúdos e estrutura de um programa de promoção de literacia em saúde mental acerca da ansiedade dos estudantes do ensino superior. Os objetivos deste estudo são:• Analisar a evidência e as características sobre intervenções/programas de promoção de literacia em saúde mental acerca da ansiedade dos estudantes do ensino superior• Definir os conteúdos e estrutura do programa de promoção de literacia em saúde mental acerca da ansiedade dos estudantes do ensino superior• Avaliar a viabilidade do conteúdo e estrutura do programa de promoção de literacia em saúde mental acerca da ansiedade dos estudantes do ensino superior.

Com a construção de um programa de promoção de literacia em saúde mental dos estudantes do ensino superior sobre a ansiedade pretende-se o reconhecimento dos sintomas de forma precoce e o autocontrolo desses sintomas sendo intenção o empoderamento do jovem estudante de forma a atenuar a ansiedade através de estratégias adequadas.É urgente que se criem programas promotores da literacia em saúde mental cuja figura central seja o estudante

Este projeto será submetido a uma Comissão de Ética e irá garantir a confidencialidade dos dados dos participantes de acordo com os regulamentos e leis aplicáveis.

Não aplicável

  • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
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    Informação do projeto

    • Data de início

      28/09/2023

    • Data de conclusão

      28/09/2026

    • Linha Temática

      Well-being and Health Promotion

    • Target population
      • Estudantes do Ensino Superior
    • Palavras-chave
      • Nursing
      • Mental Health Literacy
      • Students
      • Anxiety
    • Áreas prioritárias
      • Educação para a Saúde e Literacia
    • ODS da Agenda 2030 das Nações Unida
      • Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
    • Equipa
      • Andreia Sofia Cristina RI
      • Amorim Gabriel Santos Rosa SU
      • Carlos Alberto da Cruz Sequeira SU