O conceito literacia em saúde mental foi definido pela primeira vez por Jorm e colaboradores em 1997 como o conhecimento e as crenças sobre perturbações mentais que ajudam no seu reconhecimento, gestão ou prevenção (Jorm et al, 1997). Se a literacia em saúde mental não for promovida pode resultar num entrave para a população: na aceitação dos cuidados de saúde mental baseados na evidência e as pessoas portadoras de perturbação mental poderão ser estigmatizadas e não ter acesso aos cuidados de saúde, nem apoio por parte da comunidade (Jorm, 2000).
Ancorado no Modelo de Promoção da Saúde de Pender (1982 revisto em 1996), no Modelo de Literacia em Saúde como recurso de Nutbeam (2008) e na Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen (1991), o presente projeto tem como finalidade: promover a literacia em saúde mental dos adolescentes em contexto escolar sobre a ansiedade; como objetivo geral: capacitar os adolescentes em contexto escolar para aceder, compreender e usar os conhecimentos e crenças em saúde mental de forma que promovam e mantenham uma boa saúde e ajudem no reconhecimento, gestão e/ou prevenção da ansiedade e como objectivos específicos: identificar o nível de literacia em saúde mental dos adolescentes em contexto escolar sobre a ansiedade; identificar o nível de familiaridade com a ansiedade; desenvolver uma intervenção de promoção da literacia em saúde mental dos adolescentes em contexto escolar sobre a ansiedade; avaliar a efetividade de uma intervenção de promoção da literacia em saúde mental dos adolescentes em contexto escolar sobre a ansiedade.
A complexidade das intervenções de promoção da literacia em saúde mental dos adolescentes exige que essas sejam investigadas através de um processo de desenvolvimento, viabilidade/pilotagem, avaliação e implementação no âmbito das intervenções complexas (Craig et al, 2008). Neste projeto propõe-se avaliar a efetividade de uma intervenção de promoção da literacia em saúde mental dos adolescentes em contexto escolar sobre a ansiedade enquanto intervenção complexa, nas fases de desenvolvimento e viabilidade/pilotagem.
Capacitar os adolescentes em contexto escolar para aceder, compreender e usar os conhecimentos e as crenças em saúde mental de forma a que promovam e mantenham uma boa saúde mental e ajudem no reconhecimento, gestão e/ou prevenção da ansiedade.
Resultados esperados:
• Identificação do nível de literacia em saúde mental dos adolescentes em contexto escolar sobre a ansiedade;
• Identificação do nível de familiaridade com a ansiedade;
• Desenvolvimento e validação de uma intervenção de promoção da literacia em saúde mental dos adolescentes em contexto escolar sobre a ansiedade;
• Avaliação da efetividade de uma intervenção de promoção da literacia em saúde mental dos adolescentes em contexto escolar sobre a ansiedade.
01/01/2014
01/01/2023
Well-being and Health Promotion