O Programa Nacional de Saúde Escolar (DGS, 2015), defende a adoção de estilos de vida saudável operacionalizada através de intervenções educativas (Eixo I do PNSE). Contudo as equipas de saúde escolar educam sobretudo as crianças. Estas atividades de educação para a saúde dirigidas às crianças têm pouca eficiência pois é a família responsável pela moldagem dos estilos de vida das crianças. Esta deficiência em matéria de cuidados de saúde resulta do facto de os pais das crianças pouco participarem nas atividades de Saúde Escolar. Na realidade, quando há atividades dirigidas aos pais, são as famílias com mais necessidades que não participam. O desafio é colocar a família no centro da intervençãoAs intervenções de promoção de estilos de vida saudável mais efetivas requerem a implementação de projetos holísticos de promoção do bem-estar global baseados no desenvolvimento de competências individuais, sociais e emocionais que facilitam as relações interpessoais e que capacitam a comunidade educativa para a gestão da saúde. Por exemplo, segundo o relatório do ACES (2019) houve aumento da obesidade infantil, em que um dos fatores responsáveis foi o sedentarismo e a ingestão de alimentos hipercalóricos, refletindo estilos de vida não saudáveis das crianças. Mas as alterações de sono e consumismo são também fatores determinantes que urge explorar.Gostar de Mim foi desenvolvido por Brito (2016) para promover estilos de vida saudável com as famílias, em contexto escolar. Surgiu da necessidade de padronizar as intervenções educativas em meio escolar no território de abrangência de uma Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). Brito (2016) co-criou um modelo de promoção de estilos de vida saudável e aumento de literacia em saúde das crianças desde o 1º ciclo a parti da evidência científica e grupos de discussão com profissionais de saúde escolar e com famílias. Este modelo baseou-se nos princípios da pesquisa participativa e preconiza que, para este grupo etário, as intervenções tenham enfoque nas famílias, os principais cuidadores das crianças.Para implementar o programa “Gostar de Mim realiza-se uma reunião de professores, pais/educadores e respetivas crianças para explicação do projeto. Nessa reunião é feita uma reflexão sobre estilos parentais, e apresentado o currículo de promoção da saúde. Depois o instrumento “Caderneta dos Pais”, é entregue aos pais através do circuito de comunicação oficial entre a UCC, os professores e as famílias que se passa a explicar. Após receberem as listagens dos alunos por escola, os enfermeiros entregam a “Caderneta dos Pais” aos professores, em número aproximado ao de alunos por turma. Se possível participam na reunião de início de ano letivo, para explicarem o programa. Os professores enviam a “Caderneta dos Pais” aos pais/educadores num envelope fechado, através das crianças. Após devolução, os dados são introduzidos no sistema de informação da UCC e numa base excel. A “Caderneta dos Pais” é devolvida com o gráfico de Estilo Parental para que possam “colecionar” material de promoção da literacia em saúde infantil e familiar; e ainda monitorizar o estilo de vida dos filhos (avaliação final). Caso seja detetada em alguma avaliação crianças/famílias que apresentem elevada vulnerabilidade em saúde os pais são contatados pela UCC e, em caso de consentimento positivo, as crianças serão referenciadas para realizarem uma avaliação especializada na respetiva USF e atividades de prevenção indicadas ou suporte social. Este procedimento está incluído nas práticas da equipa de Saúde Escolar: gestão de casos e referenciação. A base de dados documenta as prioridades de atuação da Saúde Escolar por escola/turma.A " Caderneta dos Pais" revelou-se útil, pois possibilitou a obtenção de informações que permitiram o diagnóstico participativo, orientando as ações que precisam ser desenvolvidas na escola. Além disso, esta ferramenta poderá ser útil para os pais, permitindo uma maior conscientização a partir da auto-monitorização do estilo de vida dos filhos e aumentar a participação na educação para a saúde em contexto escolar. Quanto à participação, observou-se que a taxa de adesão dos pais foi de 86,7%.Estes dados produzidos permitiram o aperfeiçoamento do programa (TRL 4) e a sua disseminação.
A criação do projeto de promoção da saúde “Gostar de Mim” (Brito, 2015) surgiu da necessidade de envolver as famílias no processo de promoção da saúde e, ao mesmo tempo, padronizar as intervenções educativas em meio escolar no território de uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Trata-se um estudo de investigação-ação participativa baseada na comunidade para cocriação e validação de um modelo de saúde escolar, no âmbito do projeto Peer-education Engagement and Evaluation Research (PEER) da Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA:e). Este processo decorre desde 2016, possibilitando a criação da “Caderneta dos Pais” e respetivo de um manual de procedimentos. Ambos configuram um instrumento que permite a automonitorização dos estilos de vida das crianças em contexto escolar. O projeto “Gostar de Mim” foi desenhado com recurso ao referencial PRECEDE-PROCEED para envolver as famílias diretamente no diagnóstico inicial e final (escala de automonitorização de estilos de vida) e, indiretamente, no processo de acompanhamento das atividades de saúde escolar dirigidas às crianças e na avaliação de resultados. Por outro lado, documenta as atividades de enfermagem em contexto escolar, ou seja, constitui um registo de necessidades das crianças e respetivas escolas que permite definir focos de intervenção, priorizar as intervenções por escolas/turmas e avaliar os resultados da intervenção com as famílias das crianças-alvo
Objetivo geral:
“Gostar de Mim” permite realizar o diagnóstico da situação participativa da comunidade escolar (Ensino básico) e identificar a perspetiva dos pais em relação ao estilo de vida dos seus filhos, documentando as ações que prioritárias a serem desenvolvidas em saúde escolar
Objetivos de implementação:
1. Aumentar o nível de literacia para a saúde da comunidade educativa
2. Aumentar a percentagem de crianças que referem ter adotado um estilo de vida mais saudável, tendo em conta a transição para a adolescência
3. Promover a inclusão de crianças e jovens com necessidades de saúde especiais
4. Contribuir para um ambiente escolar seguro e saudável
5. Mobilizar pais/encarregados de educação para serem agentes de prevenção, contribuindo para um ambiente familiar e escolar seguro e saudável
Resultados Esperados:
Promover ganhos em saúde da comunidade educativa, desenvolvimento de parcerias comunitárias e alinhamento com as políticas do PNSE nos diversos eixos
Este projeto inova no âmbito da Saúde Escolar através da reformulação de processos de acesso à comunidade educativa, à formação de profissionais, à partilha de informação de saúde e à atualização do conhecimento. O uso da Caderneta dos Pais oferece um conjunto de funcionalidades que podem ser úteis no diagnóstico, na intervenção e na promoção de comportamentos saudáveis. Além disso, promove a melhoria da qualidade da intervenção em Saúde Escolar, a divulgação de recomendações e normas, emitidas pela DGS, direcionando para uma intervenção normalizada em meio escolar.
Abordagem Colaborativa: Para a implementação deste projeto foi necessário o estabelecimento de parcerias da Equipa de Saude escolar da UCC com as escolas, as famílias e o município, como parceiros na investigação. Espera-se que compartilhem a tomada de decisão com os investigadores através do seu envolvimento na elaboração dos consentimentos informados, na colheita de dados, nas reuniões de follow up do processo, na adaptação dos materiais educativos, na divulgação das reuniões com as familias (presencias e online) e na fase de disseminação.
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01/09/2024
02/10/2025
Well-being and Health Promotion