Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar

O desfasamento entre a formação e a prática clínica de enfermagem tem sido identificado em diversos estudos, nas diferentes áreas, levando a que vários autores apontem para a importância das metodologias pedagógicas utilizadas, nomeadamente as que permitem o desenvolvimento de competências do estudante. A simulação, no ensino de enfermagem é uma estratégia que permite a tomada de decisão, onde os formandos consolidam os saberes e desenvolvem um conjunto de competências que favorece o seu desenvolvimento técnico, relacional e ético (Martins, 2017; Martins et al 2015, 2017).  A utilização do debriefing após a simulação constitui uma forma estruturada de conduzir os formandos na reflexão sobre a ação, ajudando-os a consolidar saberes e a mudar comportamentos, através da reflexão sobre o que fizeram, quando fizeram, como fizeram, porque fizeram e como podem melhorar, reflexão sobre e para a ação (Coutinho, Martins & Pereira, 2014; 2017). Contudo, os mesmos autores apontam a pouca evidência de resultados associados à prática de debriefing e não foram encontradas evidências desta prática pedagógica no desenvolvimento de competências no ensino de enfermagem de saúde familiar. Neste contexto, o grupo de investigadores deste projeto, já realizou dois estudos, destacando-se um estudo de carater quantitativo, descritivo e transversal numa amostra de 169 estudantes do 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem, da ESEnfC onde se aplicou um instrumento de colheita de dados com duas questões de caracterização demográfica (idade e sexo), e a Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação (EADaS), de Coutinho et al. (2014). O estudo já publicado (Silva, Tanqueiro, Veríssimo, Neves, Cruzeiro & Coutinho, 2020), revelou na escala: média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica- se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435.  O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes, em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva. Dados os resultados, tem sido prática desta equipa a utilização desta estratégia pedagógica no curso de graduação. Contudo, dada a ausência de mais evidencia desta estratégia, no ensino de enfermagem de saúde familiar, a equipa considera ser importante realizar uma RVL para mapear o conhecimento existente sobre as metodologias pedagógicas utilizadas nesta área e desenvolver novos estudos com a utilização do debriefing associado à simulação, nos cursos de graduação e pós graduação de forma a que este estudo associado venha a constituir evidencia para as melhores praticas pedagógicas a nível do ensino da enfermagem de saúde familiar.

 

A saúde familiar constitui uma prioridade politica, nacional e internacional. Estudos apontam para o desfasamento entre a teoria e a prática no domínio da enfermagem de saúde familiar (Figueiredo, 2009; Hanson, 2005; Santos, 2012; Wright & Leahey, 2013), tendo-se constatado que alguns enfermeiros de família, da ARS do Centro, revelam percecionar divergência entre as suas competências e as orientações políticas (Silva, 2016). Este projeto visa contribuir para a promoção da saúde das famílias, através da construção do conhecimento, no domínio do ensino e diminuir o referido desfasamento. Neste âmbito, foi já alvo de estudo, pela equipa, a avaliação do debriefing associado à simulação, como estratégia pedagógica e implementação no curso de graduação da ESEnfC. Contudo, o conhecimento disponível é disperso, pretendendo-se mapear o que existe e produzir novo conhecimento de forma a constituir-se guias de boas práticas para a formação em enfermagem de saúde familiar.

 

Este estudo pretende dar resposta a um dos objetivos do projeto estruturante, onde se insere “Investigação e Ação em Saúde Familiar”, nomeadamente:

  • Implementar estratégias pedagógicas promotoras da aquisição de competências de avaliação e intervenção familiar, dos estudantes do 1º e 2º ciclos de estudos.

Como objetivos específicos:

  • Desenvolver uma RSL sooping para mapear as estratégias pedagógicas implementadas e avaliadas no âmbito da formação em enfermagem de saúde familiar;
  • Avaliar o debriefing associado à simulação em consultas de enfermagem à família, como método pedagógico, na formação graduada e pós-graduada no âmbito da enfermagem de súde familiar.

 

 

Pretende-se que este estudo associado venha a constituir evidencia para as melhores práticas pedagógicas a nível da formação na área da enfermagem de saúde familiar, dos estudantes do 1º e 2º ciclos de estudos e dos enfermeiros que desenvolvem funções em cuidados de saúde primários.

Esta evidencia tem como finalidade contribuir para a promoção da saúde dos cidadãos, famílias e comunidades.

  • Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • CINTESIS
  • ARS Norte
  • Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar
  • - Coutinho V. R., Martins, J. C., & Pereira, F. (2014). Construção e validação da Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação (EADaS). Revista de Enfermagem Referência, 4(2), 41-50. doi: 10.12707/RIII1392

    - Coutinho, V. R., Martins, J. C., & Pereira, F. (2016). Structured debriefing in nursing simulation: Student`s perceptions. Journal of Nursing Education and Practice, 6(9), 127-134. doi: 10.5430/ jnep.v6n9p127

    - Coutinho, V. R., Martins, J. C., & Pereira, F. (2017). Student’s opinion about feedback Vs structured debriefing: A randomized controlled trial. International Journal of Nursing Didactics, 7(4), 63-68. doi: 10.15520/ijnd.2017.vol7.iss4.215.63-68

    - Decreto-Lei nº 118/2014 de 5 de Agosto. Diário da Republica nº 149/2014 - I Série. Ministério da Saúde. Lisboa, Portugal.

    - Figueiredo, M. H. (2009). Enfermagem de família: Um contexto do cuidar (Tese de doutoramento). Recuperado de http://hdl.handle.net/10216/20569

    - Hanson, S. M. (2005). Enfermagem de cuidados de saúde à família: Teoria prática e investigação (2ª ed.). Lisboa, Portugal: Lusociência.

    - Le Boterf, G. (1997). De la compétence à la navigation professionnelle. Paris, France: Editions d’Organisation.

    - Martins, J. C. (2017). Aprendizagem e desenvolvimento em contexto de prática simulada. Revista de Enfermagem Referência, 4(12), 155-162. doi: 10.12707/RIV16074

    - Perrenoud, P. (2001). Porquê construir competências a partir da escola?:Desenvolvimento da autonomia e luta contra as desigualdades. Porto, Portugal: Asa Editoras.

    - Santos, M. L. (2012). Abordagem sistémica do cuidado à família: Impacto no desempenho profissional do enfermeiro (Tese de doutoramento). Recuperado de http://hdl.handle.net/10451/6979

    - Silva, M. A., Costa, M.A., & Silva, M. M. (2013). A família em cuidados de saúde primários: Caracterização das atitudes dos enfermeiros. Revista de Enfermagem Referência, 3(11), p. 19-28. doi: 10.12707/RIII13105

    - Silva, M. A. (2016). Enfermagem de família: Contextos e processos em cuidados de saúde primários (Tese de Doutoramento, Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal). Recuperado de https://repositorio-aberto.up.pt/ bitstream/10216/84294/2/113541.pdf

    - Silva, M. A. N., Tanqueiro, M. T. O., Veríssimo, C. M. F., Neves, M. M. A., Cruzeiro, C. M. P., & Coutinho, V. D. (2020). Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar. Revista de Enfermagem Referência, 5(2), e19081. doi:10.12707/RIV19081

    Valenzuela-Suazo, S. (2016). La práctica de enfermería como foco de reflexión. Aquichan, 16(4), 415-417. doi: 10.5294/aqui.2016.16.4.1

    - Martins, J. C. (2017). Aprendizagem e desenvolvimento em contexto de prática simulada. Revista de Enfermagem Referência, 4(12), 155-162. doi: 10.12707/RIV16074

    - Perrenoud, P. (2001). Porquê construir competências a partir da escola?:Desenvolvimento da autonomia e luta contra as desigualdades. Porto, Portugal: Asa Editoras.

    - Santos, M. L. (2012). Abordagem sistémica do cuidado à família: Impacto no desempenho profissional do enfermeiro (Tese de doutoramento). Recuperado de http://hdl.handle.net/10451/6979

    - Silva, M. A., Costa, M.A., & Silva, M. M. (2013). A família em cuidados de saúde primários: Caracterização das atitudes dos enfermeiros. Revista de Enfermagem Referência, 3(11), p. 19-28. doi: 10.12707/RIII13105

    - Silva, M. A. (2016). Enfermagem de família: Contextos e processos em cuidados de saúde primários (Tese de Doutoramento, Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal). Recuperado de https://repositorio-aberto.up.pt/ bitstream/10216/84294/2/113541.pdf

    - Silva, M. A. N., Tanqueiro, M. T. O., Veríssimo, C. M. F., Neves, M. M. A., Cruzeiro, C. M. P., & Coutinho, V. D. (2020). Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar. Revista de Enfermagem Referência, 5(2), e19081. doi:10.12707/RIV19081

    Valenzuela-Suazo, S. (2016). La práctica de enfermería como foco de reflexión. Aquichan, 16(4), 415-417. doi: 10.5294/aqui.2016.16.4.1

    Wright, L. M., & Leahey M. (2013). Nurses and families: A guide to family assessment and intervention (6ª ed.). Philadelphia, PA: FA Davis Company

    Wright, L. M., & Leahey M. (2013). Nurses and families: A guide to family assessment and intervention (6ª ed.). Philadelphia, PA: FA Davis Company

    Informação do projeto

    • Data de Início

      01/01/2021

    • Data de conclusão

      01/01/2025

    • Projeto Estruturante

      Investigação e Ação em Saúde Familiar

    • Linha Temática

      Well-being and Health Promotion

    • Palavras-chave
      • : Enfermagem Familiar
      • Ensino
      • Educação Baseada em Competências
      • Conhecimentos
    • Equipa de Projeto
      • Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira Silva IR
      • Maria Henriqueta Figueiredo
      • Verónica Rita Dias Coutinho
      • Adriana Raquel Neves Coelho
      • Cristina Maria Figueira Veríssimo
      • Marília Maria Andrade Marques Conceição Neves
      • Clarinda Maria P. Ferreira Silva da Rocha Cruzeiro
      • Teresa Kraus
      • Maria Manuela Henriques Pereira Ferreira