A pandemia Covid-19 afetou os sistemas educativos de todo mundo, nomeadamente através do encerramento das escolas e das universidades. Este fenómeno exigiu de todos uma capacidade de resiliência e adaptação a uma nova realidade. Em março de 2020, a United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization estimou que cerca de 107 países encerraram instituições de ensino derivado da pandemia desencadeada pela doença COVID-19, tendo afetado cerca de 862 milhões de crianças e jovens. Além do impacto global da pandemia nos membros da comunidade educativa, é necessária a realização de investigação que vise monitorizar os sintomas a curto, médio e a longo prazo para avaliar as consequências da doença COVID-19, para informar com mais detalhe as necessidades de cuidados pós-COVID-19.
A DGS (2022) definiu a Condição pós-COVID-19 onde os sintomas mais frequentes são: fadiga, dispneia, alterações do olfato e do paladar, depressão/ansiedade e disfunção cognitiva (DGS, 2022).
Considerando o exposto, perspetiva-se desenvolver dois estudos que visem compreender as experiências vividas pela comunidade escolar da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra durante a pandemia COVID-19 e a analisar a sintomatologia a curto e longo prazo desta doença.
Objetivo 1. Conhecer as experiências vivenciadas pela comunidade educativa da ESEnfC durante a pandemia da doença COVID-19.
Objetivo 2. Caracterizar a sintomatologia dos casos por doença COVID-19, na comunidade educativa da ESEnfC.
01/01/2021
01/01/2022
Well-being and Health Promotion