Preocupações maternas em primíparas durante os primeiros 6 meses de pós-parto

O nascimento de um filho implica para a mulher um processo de adaptação quer a um novo papel quer às características únicas do seu filho, demonstrando maior ou menor dificuldade nesse desempenho durante o pós-parto.

Neste sentido, a transição para a maternidade/parentalidade implica o conhecimento das preocupações das puérperas por forma a perspectivar intervenções que antecipem e incentivem esta transição e que contribuam para o desenvolvimento da autonomia da família nesta etapa do seu ciclo vital. O estudo tem como objectivos 1) Analisar a influência do temperamento do bebé, o retomar da actividade laboral, as variáveis sócio demográficas (idade materna, condições socioeconómicas e habilitações literárias), vinculação do adulto e complicações obstétricas durante a gravidez e/ou parto nas preocupações maternas em mães pela primeira vez durante os primeiros 6 meses pós-parto e 2) Avaliar a mudança e estabilidade das preocupações maternas em mães pela primeira vez durante os primeiros 6 meses pós-parto.

Trata-se de estudo quantitativo de nível II descritivo-correlacional, de dimensão temporal do tipo longitudinal, a amostra é constituída por puérperas primíparas de parto de termo de feto único. A variável dependente corresponde às preocupações maternas e as independentes são sócio-demográficas (idade materna, habilitações literárias e condições socioeconómicas); vinculação do adulto; temperamento do bebé e complicações obstétricas durante a gravidez e/ou parto. Os instrumentos a utilizar são o Questionário de caracterização sócio-demográficas, a versão portuguesa preliminar de Mothers’ Concerns Questionnaire – MoCQ, de Kaitz (2007) a Escala de vinculação do adulto – EVA, versão portuguesa (Canavarro, 1995) e o Questionário do temperamento do bebé, versão portuguesa (Pires, 1994).

Objetivo Geral:

• Identificar preocupações maternas em mães pela primeira vez durante os primeiros 6 meses de pós-parto e factores associados, incluindo o temperamento do bebé, o retomar da actividade laboral, as variáveis sócio demográficas (idade materna, condições socioeconómicas e habilitações literárias) e complicações obstétricas durante a gravidez e/ou parto.

Objetivos Específicos:

• Validar e aferir para a população portuguesa o instrumento Mothers’ Concerns Questionnaire – MoCQ, de Kaitz (2007).

• Avaliar a mudança e estabilidade das preocupações maternas em mães pela primeira vez durante os primeiros 6 meses pós-parto.

• Analisar a influência do temperamento do bebé, o retomar da actividade laboral, as variáveis sócio demográficas (idade materna, condições socioeconómicas e habilitações literárias), vinculação do adulto e complicações obstétricas durante a gravidez e/ou parto nas preocupações maternas em mães pela primeira vez durante os primeiros 6 meses pós-parto.

Aguarda informação do IP

Informação do projeto