Na última década, tem havido uma incidência crescente de transtornos de saúde mental em adolescentes, que se tornou um problema de saúde global (Las Hayas et al., 2019). A infância e a adolescência são períodos sensíveis em que a saúde mental pode ser positivamente modificável. Intervenções precoces e integradas, com foco em crianças e adolescentes, conferem a possibilidade de influenciar o desenvolvimento, de forma que este seja saudável, e diminua o risco de desenvolvimento de doença mental (Las Hayas et al., 2019).
O meio desportivo e a participação em práticas desportivas está associada a uma série de benefícios psicossociais (Bradley, Keane e Crawford 2013, Eime et al. 2013) e pode prevenir o desenvolvimento de perturbações de saúde mental em crianças e adolescentes (Vella, Cliff, Magee e Okely 2015). Contudo, apesar do meio desportivo ser considerado um espaço privilegiado para melhorar os resultados de saúde mental dos seus utilizadores, evidências científicas apontam para limitações relacionadas com a falta de conhecimento sobre o desenvolvimento e as manifestações de perturbação mental e as intervenções com eficácia nesses ambientes.
Os grupos de amigos, nos quais se incluem aqueles que são constituídos nos clubes desportivos representam uma importante fonte de apoio durante a adolescência (Rickwood, Deane, Wilson e Ciarrochi 2005) e podem contribuir para a intenção dos adolescentes de procurar ajuda ou de aceitar tratamento (Gulliver, Griffiths e Christensen 2010).
Assim, a promoção da saúde mental e da regulação emocional em meio desportivo podem ter um impacto significativo no bem-estar e no desempenho desportivo das crianças e adolescentes. Quando os atletas estão mentalmente saudáveis e emocionalmente equilibrados, eles são capazes de lidar melhor com a pressão, com o stress e com as adversidades que surgem na atividade desportiva. Isso pode resultar num aumento da motivação, da autoconfiança e da concentração, o que contribui para um melhor desempenho durante as competições.
Acresce a estes benefícios, o facto de que a saúde mental e emocional também influencia a resiliência e a capacidade das crianças e adolescentes para lidarem com o fracasso, as críticas e as lesões, que são situações comuns no mundo desportivo.
O desporto organizado apresenta-se assim como um ambiente útil para envolver os pais e encarregados de educação, pois estes têm um papel central na participação do adolescente antes, durante e depois da atividade desportiva (Fredrick & Eccles 2005). De facto, um estudo piloto recente, sobre educação parental, salientou que o desporto é um ambiente particularmente útil para direcionar os comportamentos dos pais e as relações pais-adolescentes (Dorsch et al. 2016).
Infelizmente, embora as evidências científicas tenham demonstrado os benefícios potenciais da participação desportiva para a saúde mental, os mecanismos pelos quais o desporto pode ser usado como um veículo para apoiar um comportamento positivo de saúde mental não são claros (Carless & Douglas 2008). A revisão de Liddle et al. (2016), relataram que apenas 11% das organizações desportivas na Austrália se envolveram em campanhas direcionadas à saúde mental dos membros. Assim, recomenda-se que essas campanhas passem a ter uma abordagem baseada em evidências e uma avaliação robusta, explorando o potencial das organizações desportivas para assumir um papel mais ativo na promoção da saúde mental e na prevenção de perturbações de saúde mental.
Pelo exposto, torna-se evidente que as crianças e os adolescentes configuram uma população com vulnerabilidades específicas e que, por isso, representam um grupo de risco no qual é importante intervir e implementar medidas dirigidas e organizadas de promoção de saúde mental e prevenção de comportamentos de risco, que sejam sistematizadas e congruentes com as necessidades diagnosticadas, assim como na promoção da literacia em saúde mental dos pais/encarregados de educação, treinadores e dirigentes desportivos, conferindo a possibilidade de potenciar um desenvolvimento saudável e diminuir o risco de doença mental.
Enquadramento: Em crianças e adolescentes, a saúde mental pode ser positivamente modificável pela implementação de intervenções precoces, sistematizadas e integradas no contexto desportivo.
Objetivos: Promover a saúde mental, o bem-estar e a regulação emocional de crianças e adolescentes em meio desportivo; Aumentar literacia em saúde mental de pais/encarregados de educação, treinadores e dirigentes desportivos.
Metodologia: “Sports Mental Bag” é um projeto de investigação longitudinal, com estudo de natureza quasi-experimental e abordagem quantitativa. A amostragem não probabilística de conveniência é constituída por crianças e adolescentes atletas, que integram academia de desporto e pais/encarregados de educação, treinadores e dirigentes desportivos da estrutura. Às crianças e adolescentes atletas será dirigida intervenção de promoção de saúde mental e aos pais e encarregados de educação, treinadores e dirigentes desportivos será dirigida intervenção de promoção de literacia em saúde mental.
O instrumento de recolha de dados, sob a forma de questionário é constituído por várias escalas de medida, adaptados aos participantes e serão aplicados antes e após as intervenções e seis meses após.
Resultados (esperados):
Melhoria das variáveis selecionadas para todos os participantes, em meio desportivo.
Conclusão: Intervenções de promoção de saúde mental e literacia em saúde mental podem ter um impacto positivo no meio desportivo.
Objetivos Gerais:
• Promover a saúde mental, o bem estar e a regulação emocional de crianças e adolescentes atletas, em meio desportivo;
• Aumentar literacia em saúde mental de pais/encarregados de educação, treinadores e dirigentes desportivos;
Objetivos Específicos:
• Identificar as evidências científicas sobre as intervenções de promoção de saúde mental, bem estar e a regulação emocional em crianças e adolescentes em meio desportivo;
• Avaliar os indicadores de saúde mental, bem estar e as competências socioemocionais de crianças e adolescentes atletas, em meio desportivo;
• Analisar a efetividade do projeto de promoção de saúde mental, bem-estar e regulação emocional “Sports Mental Bag”;
• Identificar as evidências científicas sobre as intervenções de promoção da literacia em saúde mental para pais, encarregados de educação, familiares e treinadores e dirigentes desportivos;
• Avaliar a literacia em saúde mental de pais/encarregados de educação, treinadores e dirigentes desportivos;
• Avaliar a efetividade de uma intervenção de promoção de literacia em saúde mental dirigida a pais/encarregados de educação e a treinadores e dirigentes desportivos;
• Desenvolver proposta de ferramenta digital (App) de promoção de saúde mental e regulação emocional para múltiplos utilizadores (crianças e adolescentes atletas, pais e familiares e treinadores e dirigentes desportivos) em meio desportivo.
Esta revisão sistemática apresenta uma abordagem inovadora ao:
1. Focar especificamente no contexto desportivo coletivo extracurricular;
2. Relacionar diretamente os efeitos de programas de regulação emocional com múltiplos domínios do bem-estar;
3. Mapear não apenas a eficácia, mas também as características dos programas/intervenções eficazes — como duração, frequência, estratégias utilizadas, mediação (ex: treinadores, psicólogos), idade-alvo e tipo de desporto;
4. Integrar diferentes tipos de estudos (RCTs, quase-experimentais, observacionais);
5. Adotar uma metodologia robusta e transparente (JBI, PRISMA), com previsão de meta-análise e síntese narrativa.
Impacto para a Sociedade e o Cidadão
Este estudo tem potencial de impacto significativo em várias dimensões:
1. Promoção da saúde mental em idade escolar
2. Capacitação de treinadores e agentes educativos
3. Redução de comportamentos de risco e melhoria da convivência social
4. Contributo para políticas públicas e decisões baseadas em evidência
5. Acesso equitativo à promoção emocional
6. Valorização da voz da criança e do adolescente
Não aplicável- Bradley, J., Keane, F., & Crawford, S. (2013). School sport and academic achievement. Journal of School Health, 83(1), 8–13. https://doi.org/10.1111/j.1746-1561.2012.00741.x
- Carless, D., & Douglas, K. (2008). The role of sport and exercise in recovery from serious mental illness: Two case studies. International Journal of Men's Health, 7(2), 137–156. https://doi.org/10.3149/jmh.0702.137
- Las Hayas, C., Izco, I., Fullaondo, A., Gabrielli, S., Zwiefka, A., Hjemdal, O., Gudmundsdottir, D., Knoop, H., Olafsdottir, A., Donisi, V., Carbone, S., Rizzi, S., Mazur, I., Królicka, A., Morote Rios, R., Anyan, F., Ledertoug, M. M., Tange, N., Kaldalons, I., & Arnfjörð, U. (2019). UPRIGHT, a resilience-based intervention to promote mental well-being in schools: Study rationale and methodology for a European randomized controlled trial. BMC Public Health, 19, 1413. https://doi.org/10.1186/s12889-019-7759-0
- Dorsch, T. E., Smith, A. L., & Dotterer, A. M. (2016). Individual, relationship, and context factors associated with parent support and pressure in organized youth sport. Psychology of Sport and Exercise, 23, 132–141. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2015.12.003
- Fredricks, J., & Eccles, J. (2005). Family socialization, gender, and sport motivation and involvement. Journal of Sport & Exercise Psychology, 27(1), 3–31. https://doi.org/10.1123/jsep.27.1.3
- Gulliver, A., Griffiths, K., & Christensen, H. (2010). Perceived barriers and facilitators to mental health help-seeking in young people: A systematic review. BMC Psychiatry, 10, 113. https://doi.org/10.1186/1471-244X-10-113
- Liddle, S., Deane, F., & Vella, S. (2016). Addressing mental health through sport: A review of sporting organizations' websites. Early Intervention in Psychiatry, 11(1). https://doi.org/10.1111/eip.12337
- Rickwood, D., Deane, F., Wilson, C., & Ciarrochi, J. (2005). Young people’s help-seeking for mental health problems. Advances in Mental Health, 4(3), 218–251. https://doi.org/10.5172/jamh.4.3.218
- Vella, S. A., Cliff, D. P., Magee, C. A., & Okely, A. D. (2015). Associations between sports participation and psychological difficulties during childhood: A two-year follow up. Journal of Science and Medicine in Sport, 18(3), 304–309. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2014.05.006
01/04/2025
31/12/2026
MENTAL HEALTH EDUCATION AND SENSIBILIZATION: A SCHOOL-BASED INTERVENTION PROGRAM FOR ADOLESCENTS AND YOUNG PEOPLE
Well-being and Health Promotion